Início Notícias Finanças Pessoais Teve o CPF clonado? Saiba o que fazer e como evitar

Teve o CPF clonado? Saiba o que fazer e como evitar

12
celular com tela aberta no aplicativo da Receita Federal
4
(73)

Em 2021, um brasileiro sofre ao menos uma tentativa de fraude em apenas 8 segundos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela empresa de dados de crédito Serasa Experian. E você sabe o que fazer se tiver o CPF clonado?

De acordo com o levantamento, intitulado de Indicador de Tentativas de Fraude, isso representa quase 2 milhões de tentativas no período, uma alta de 15,6% em relação aos seis primeiros meses de 2020. Além disso, o número é o mais alto já registrado desde 2011.

A maioria das fraudes destacadas pelo estudo acontece a partir do uso de documentos falsos, os quais podem ser clonados de pessoas que realmente existem ou os que são roubados.

E é a partir disso que os criminosos compram celulares, automóveis, abrem conta no banco, emitem cartão de crédito (gastam em nome da vítima) e até podem abrir empresas para ajudar em outros golpes.

Por isso, saber o que fazer caso seu CPF seja clonado é extremamente importante! A seguir, separamos dicas do que deve ser feito! Continue a leitura para saber mais.

O que fazer se você tiver o CPF clonado?

Se aconteceu de você ser vítima de CPF clonado, ou outro tipo de fraude, é indispensável fazer um boletim de ocorrência. Agora, se você perdeu ou teve seus documentos roubados ou extraviados, pode (e deve) notificar a ocorrência também no sistema do SPC Brasil.

O SPC Brasil indica utilizar o serviço “SPC Alerta de Documentos”. Pelo sistema, quando um lojista consultar seu nome nos produtos SPC para vendas a prazo, conseguirá ver que os documentos foram furtados.

Assim, é possível detectar caso alguém esteja querendo se passar pela pessoa, evitando fraudes.

Depois de registrar a ocorrência, as vítimas de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, devem comparecer até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o B.O. em mãos.

Se você teve o CPf clonado, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência junto a polícia

Assim, o risco de fraudes é reduzido, uma vez que os estabelecimentos comerciais são informados do problema.

+ Entenda como o cartão de crédito é clonado e o que fazer

O serviço ainda explica o caso de ter um registro irregular em seu nome. Nesse caso, a responsabilidade pela realização e cancelamento é do credor. Ele o efetua direta e eletronicamente no sistema.

Se houver uma irregularidade de qualquer registro de inadimplência, o consumidor pode procurar o credor ou o SPC Brasil da sua localidade para solicitar a correção.

O consumidor deverá apresentar documentos que comprovem sua legitimidade e irregularidade da informação. Isso inclui:

  • RGs e CPFs do consumidor e procurador;
  • procuração hábil;
  • documentos comprobatórios da irregularidade, nos termos solicitados pelo SPC Brasil da localidade.

Saiba onde o seu CPF pode ser clonado

Para proteger e evitar que você tenha o CPF clonado em alguma situação, é necessário saber onde isso pode acabar acontecendo, correto?

Separamos algumas situações que você pode passar no dia a dia, que pode acabar fazendo com que o seu documento seja copiado. Confira! 

  • Tirar uma cópia de documento em local público;
  • No aeroporto as pessoas podem se passar por funcionários e solicitar seu documento para verificação;
  • Baixar um aplicativo no seu celular;
  • Realizar cadastro em sites de compras falsos.

Existem, no entanto, outras situações que você pode acabar tendo o CPF clonado. Por isso, é importante que você cuide sempre dos seus documentos e esteja sempre de olho quando for necessário entregar a outras pessoas.

+ Identidade Digital RJ: veja como habilitar o documento e quem pode obter!

5 dicas para evitar que você tenha o CPF clonado

1. Deixe os documentos sempre próximos

É importante que você não permita que pessoas estranhas levem cartões e documentos para longe de você. Isso porque é nesse momento que eles aproveitam para clonar o seu CPF e cartão de crédito. 

Outra dica é não andar com muitos documentos originais, prefira ter cópias da identidade e CPF, por exemplo. 

2. Tome cuidado com compras feitas pela internet

Você costuma ou gosta de fazer compras pela internet? É importante estar atento na hora de realizar cadastro em sites de e-commerce. Opte por lojas conhecidas, com a verificação de segurança.

3. Cuidado ao jogar documentos fora

Como você costuma jogar documentos antigos fora? Joga no lixo sem se preocupar? Essa é mais uma forma que você pode ter os documentos clonados. Por isso, fique atento na hora de jogá-los fora.

Corte os cartões de crédito antes de jogar no lixo. Outra dica é também cortar o chip ao meio. Já os documentos, contas e cartas devem ser todas picadas.

4. Evite passar seus dados por telefone

Essa é uma das formas mais fáceis de ter os documentos clonados. Isso porque você recebe uma ligação na qual a pessoa pode se passar por um funcionário do seu banco e solicitar algumas informações.

Por isso, evite passar os dados solicitados por telefone. Estava na dúvida se o telefonema é seguro? Desligue e ligue novamente para o número que você já tem da instituição financeira ou de qualquer outra empresa. 

5. Tenha atenção ao seu e-mail

Os fraudadores costumam mandar e-mails falsos solicitando informações da pessoa e também podem mandar vírus junto com esses e-mails. Por isso, não abra e-mails de destinatários desconhecidos e sempre desconfie de links.

Uma consulta ao SPC e Serasa permite saber se o seu CPF está com alguma restrição. Agora, é possível realizar a consulta até pelo celular.

Se por algum motivo seu nome está com algum impedimento, saiba como limpá-lo. Acompanhe nosso noticiário e fique por dentro do mundo das finanças para você.

Este conteúdo te ajudou a saber como o CPF é clonado? Se você gostou, compartilhe nas redes sociais para que possa ajudar outras pessoas.

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 73

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

12 COMENTÁRIOS

    • Eu perdi a minha bolsa com meus documentos fiz um Bo
      Em 2014 mas agora que estão usando
      Eles fizera o Cnpj em meu nome agora2021
      O que eu faço a onde eu vou eu peço para troca o número do CPF

  1. recebi uma ligação ou duas de lojas confirmando se fiz a e compra que não efetuei dizendo que está em meu nome e meu CPF vou abrir um boletim de ocorrência hoje e esperar para ver o que acontece

  2. Acabei de vítima de um estelionato onde meu CPF foi clonado registrei ocorrência mas preciso cancelar meu CPF ,,, oq faço?

    • Oi, Wagner! Tudo bem?
      Além do boletim de ocorrência, se você perdeu ou teve seus documentos roubados ou extraviados, deve notificar a ocorrência também no sistema do SPC Brasil. Um CPF só costuma ser cancelado por decisão judicial e/ou administrativa.

  3. Fizeram uma compra no cartão de crédito no meu nome .e eu nem tenho cartão de crédito nunca tive .e hj chegou uma conta de 607 reais .pago ou n pago .ou devo fazer o BO

    • Olá, Rosilet! Tudo bem?
      Sugerimos que registre o boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição financeira que emitiu a fatura para esclarecer a situação.

  4. Olá boa noite,meu marido teve o cpf clonado o que eu devo fazer pra denunciar o bandido que clonou o cpf do meu marido?

    • Oi, Karla! Tudo bem?
      Ele deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia. Além disso, notificar a ocorrência no sistema do SPC Brasil, conforme detalhado no artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui