Início Notícias Empreendedorismo Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil? Como identificar?

Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil? Como identificar?

0
duas pessoas de terno se cumprimentando
0
(0)

Você sabe quais são os tipos de empresas que existem no Brasil? Se você deseja ter um negócio, é importante conhecer quais são os tipos possíveis para que você possa escolher o mais adequado à realidade da sua nova empresa. 

Vale lembrar que cada uma delas apresenta suas peculiaridades, exigências, vantagens e desvantagens. 

Se você deseja abrir um negócio mas ainda não conhece os tipos de empresas existentes, então está no lugar certo! Neste texto, vamos falar sobre cada um dos tipos, mostrando as vantagens e desvantagens. Continue a leitura para saber mais!

+ Como as empresas podem economizar na conta de luz? Veja dicas!

Quais são os tipos de empresa no Brasil?

Atualmente, os tipos de empresas mais usadas no mercado são:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Sociedade Anônima (S/A), Simples, Empresária Limitada (LTDA) ou Limitada Unipessoal;
  • Empresa Individual.

Agora que você já sabe quais são os tipos, conheça cada um deles:

Microempreendedor Individual

microempreendedor foi criado para facilitar a formalização de quem possui um pequeno negócio. Ou seja, como o próprio sugere, são para pequenos empreendedores.

Além disso, vale lembrar que o faturamento desses empreendedores deve respeitar o limite de R$81 mil por ano, de janeiro a dezembro, para não ser desenquadrado.

Há, também, um ponto importante nesses tipos de empresas. Muitos MEIs, por exemplo, acabam trabalhando em outras empresas como regime CLT. Contudo, o limite de faturamento não inclui o salário recebido em regime celetista, apenas os pagamentos feitos pelos trabalhos como microempreendedor.

+ Confira quais direitos da CLT é possível perder ao se tornar MEI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada são parecidas com as empresas limitadas, com a diferença de que, neste caso, há apenas um sócio.

Por isso, para abrir uma Eireli é necessário ter capital de, pelo menos, 100 salários mínimos. Além disso, esse valor precisa estar totalmente investido na empresa.

Sociedade Anônima (S/A)

Em geral, as Sociedades Anônimas são tipos de empresas em que o capital social é dividido em ações. No entanto, ainda que seja comum que as grandes empresas presentes na bolsa de valores sejam S/As, nem toda Sociedade Anônima possui capital aberto.

Há também as empresas em que o capital foi dividido entre os sócios, ainda que em ações. Essas, no entanto, não são oferecidas no mercado financeiro.

Sociedade Simples

Já as Sociedades Simples, em contrapartida, são empresas criadas com a finalidade de reunir profissionais que desenvolverão atividades intelectuais.

De uma forma geral, normalmente são negócios que prestam serviços.

Empreendedorismo social busca resolver ou minimizar problemas sociais

Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

Há também a Sociedade Empresária Limitada, mais conhecida como LTDA. Neste caso, é possível a atuação coletiva entre dois ou mais sócios, sendo sua responsabilidade limitada ao capital social.

Portanto, na Sociedade Empresária Limitada, os sócios são os responsáveis pelo negócio apenas com referência ao valor que investiram nele.

Sociedade Empresária Limitada Unipessoal

Sociedade Empresária Unipessoal (SLU) é um dos tipos de empresas mais recentes na legislação brasileira.

Isso porque ela passou a existir com a MP da Liberdade Econômica, projeto que foi implementado no Brasil em 2019.

A SLU é parecida com à Eireli, pois é necessário apenas um empreendedor para fundá-la. Além disso, não há necessidade de ter um capital social tão alto para investir.

Empresa Individual

Nas Empresas Individuais, o empresário é visto como dono do negócio.

Por isso, mesmo que a empresa tenha seu próprio capital, em caso de dívidas, o empresário individual é responsável financeiramente pela empresa.

Tipos de empresas: qual é o melhor para abrir?

Talvez você esteja na dúvida se há algum tipo de empresa que seja melhor. Vamos lá: a resposta para essa pergunta depende de diversos fatores!

Em primeiro lugar, é necessário relembrar que não existe um tipo de empresa que seja melhor do que a outra, pois tudo vai depender das características do seu negócio.

Se você é um comerciante, por exemplo, e fatura R$81 mil no ano, você poderá abrir sua empresa como um microempreendedor.

No entanto, se sua renda bruta for maior que esse valor ou se a atividade do seu negócio não for permitida como MEI, há outras alternativas que poderão se encaixar de acordo com a empresa.

Por isso, não existe uma resposta definitiva para saber se entre os tipos de empresa para abrir existe um que seja melhor.

Neste caso, é super importante que você entenda todos detalhes e características do negócio para abrir o tipo de empresa correta.

Gostou deste texto? Então continue aprendendo sobre o assunto e continue navegando em nosso site. Leia agora mesmo: “como escolher um bom contador para sua empresa: veja 7 dicas!“.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui