Início Notícias Investimentos Entenda o que são Títulos do Tesouro pré-fixados e como funcionam

Entenda o que são Títulos do Tesouro pré-fixados e como funcionam

0
logomarca do tesouro direto
5
(3)

Para aqueles que possuem um perfil de investidor mais voltado para o conservadorismo, os Títulos do Tesouro pré-fixados surgem como uma ótima alternativa de aplicação.

Isso porque, mesmo em uma aplicação de renda fixa, é possível investir o seu dinheiro mesmo sem saber o quanto você receberá de retorno financeiro. Por exemplo, podemos citar o Tesouro Selic, que utiliza a taxa básica de juros como um referencial.

Mesmo utilizando um indexador importante, não é possível saber ao certo o quanto você ganhará com aquela aplicação. Afinal, a taxa Selic muda a cada 45 dias, podendo subir ou descer de acordo com o cenário econômico do Brasil.

Já os títulos de tesouro pré-fixados atuam como o seu nome já sugere. No momento da aplicação, é possível determinar ou pelo menos saber o quanto aquele investimento vai render ao longo do tempo que ele permanecer no Tesouro Direto.

E é exatamente por esse motivo que os títulos pré-fixados são ideais para perfis conservadores. Por conta da previsibilidade, é possível entender de fato se aquele é um bom investimento ou não, de acordo com a sua escolha.

Ficou curioso para entender um pouco mais sobre esse assunto? Então continue a leitura! Vamos falar um pouco mais sobre o funcionamento dos títulos do tesouro pré-fixados. Assim, você pode conhecer e entender se esse é o investimento ideal. Confira!

O Tesouro Direto é programa do Tesouro Nacional desenvolvido para venda de títulos públicos federais de forma online

Quais são os tipos de títulos do tesouro pré-fixados existentes?

Como mencionado anteriormente, o que diferencia os títulos do tesouro pré-fixados dos demais títulos ofertados é a ausência de um indexador. Isso não significa que esse investimento não se baseie em um dado para render, só quer dizer que ele se diferencia de outros títulos que utilizam dados como referência.

O Tesouro Nacional, por exemplo, possui outros dois títulos além dos pré-fixados: um que é indexado a taxa Selic e outro que é indexado ao IPCA.

Voltando aos títulos pré-fixados, existem dois tipos: os pré-fixados comuns e o pré-fixados com juros semestrais. Veja as diferenças abaixo!

Tesouro pré-fixado: conhecido também como Letra do Tesouro Nacional ou LTN. Esse é um título que possui 100% da sua rentabilidade pré-fixada e determinada no momento do investimento. Atualmente existe dois títulos em negociação:

  • O Tesouro prefixado 2023;
  • E o Tesouro prefixado 2026.

Tesouro pré-fixado com juros semestrais: já esse outro tipo de ativo também é chamado de Nota do Tesouro Nacional Série F, ou NTN-F. Ele possui rentabilidade definida no momento da compra, mas com uma diferença relevante sobre a forma como se dá o pagamento. A cada seis meses, o investidor vai receber o pagamento dos juros. Existe um título em negociação atualmente:

  • Tesouro prefixado com juros semestrais 2031.

Como investir nesse tipo de aplicação?

Esses títulos são exclusivos do Tesouro Direto, programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma online.

Lançado em 2002, o Tesouro Direto surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.

Nesse sentido, aqueles que possuem interesse em aplicar em títulos do tesouro podem fazer esse investimento através do site ou através do aplicativo, tudo de forma fácil e descomplicada.

Além disso, em caso de dificuldades, é possível assistir a tutoriais na internet e no próprio site que podem ajudar um investidor iniciante a escolher o tipo correto de título.

Por fim, vale lembrar que os títulos do Tesouro Direto, independente de ser pré-fixado ou não, são investimentos muito seguros. Por serem emitidos pelo Governo Federal, esse tipo de aplicação pode ser considerada a mais segura do mercado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os títulos do tesouro pré-fixados, que tal conhecer também qual a melhor opção para você no Tesouro Direto.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui