Unica: "Safra reduz preço do etanol, mas oferta é menor que número de carros flex" | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Unica: “Safra reduz preço do etanol, mas oferta é menor que número de carros flex”

A redução do preço do etanol nas usinas de São Paulo e nos distribuidores verificada nas últimas três semanas, como apontou o indicador semanal elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), já é resultado da entrada da safra de cana-de-açúcar, afirmou o representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) na cidade de Ribeirão Preto (SP), Sérgio Prado. Há uma expectativa de que os preços do etanol nas usinas continuem caindo, mas ainda não é possível fazer uma previsão de até quando isso vai ocorrer ou a qual valor poderá chegar.

Um dos problemas para atender a demanda, de acordo com Prado, é que existe um descompasso entre o setor sucroalcooleiro e a oferta de carros flex no mercado, o que pode implicar em dificuldades no abastecimento e, consequentemente, no preço do produto.
 
“Desde 2006 temos problemas de financiamento para ampliação da oferta. Com a crise de financiamento do setor, que foi agravada pela crise mundial de crédito, deixamos de ampliar e investir na lavoura e nas fábricas, e uma oferta mais confortável [do produto] não foi gerada por causa de uma questão econômica. O carro flex, por um lado, andou numa velocidade considerável e forte e a oferta não andou na mesma velocidade. Há um descompasso”, afirmou Prado, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, para evitar problemas como esse é necessário que a produção de cana-de-açúcar cresça, o que vai exigir mais investimento. “Temos que ter um ciclo de investimento que melhore a oferta nos próximos anos, melhore o canavial – que está envelhecido e perdeu produtividade, amplie as fábricas e crie novas unidades produtoras. Tudo isso precisa ser feito. Se há um mercado crescente de consumo e se tem uma necessidade de atender a essa demanda, precisa-se fabricar mais”, afirmou.

Um dos problemas que levou ao aumento do preço do etanol nas bombas e à falta do produto em alguns postos neste ano, segundo Prado, foi uma “situação atípica e complexa” que gerou perda na produção da safra 2009/2010. A principal razão, de acordo com ele, foi o clima.

“No ano passado e em 2009, tivemos problemas de perda na produção em função do clima. Deixamos de produzir 5 bilhões de litros [de etanol]. Isso é um volume considerável, levando em conta que, no ano passado, a gente teve um consumo médio mensal, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na faixa de 2 bilhões de litros. Perdeu-se, em dois anos, quase dois meses e meio de consumo, o que afetou o mercado”, explicou.

Prado ressaltou que o aumento no preço do produto não foi ocasionado apenas pelo período de entressafra, mas pelos problemas na produção provocada pelo clima e também pela falta de investimentos que impediram a existência de uma oferta extra de etanol no mercado.

“Não é uma questão localizada de entressafra. Nós tivemos problemas de oferta e, agora, circunstancialmente, temos um mercado mais equilibrado. A safra nova colocou produto novo no mercado e isso derrubou o preço”, afirmou.



Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
12/05/2011 10:19:25

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

12 de novembro de 2018
62% dos trabalhadores da indústria temem perder empregos para robôs

Uma pesquisa recente realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a organização Latinobarómetro mostrou que 62% dos brasileiros t...

9 de novembro de 2018
Natal deve movimentar R$53,5 bilhões, aponta pesquisa

Falta pouco mais de um mês para o Natal. E é nessa época que as pessoas começam a se preparar para comprar os presentes. A previsão é de que nes...

8 de novembro de 2018
Brasil sobe 16 posições em ranking de ambiente de negócios

O Brasil melhorou seu ambiente de negócios. É o que diz o diagnóstico feito pelo Banco Mundial. O país subiu 16 posições em ranking do relatóri...

15 de outubro de 2018
Os cargos que podem ter maiores aumentos salariais em 2019

A tendência é que em 2019 diversos setores se tornem mais interessantes financeiramente para os profissionais. Confira os maiores aumentos salariais em 2019.

9 de outubro de 2018
Alimentação é o principal gasto do brasileiro, diz estudo

Pesquisa da Multibenefícios mostrou que alimentação é o principal gasto do brasileiro, que considera o adiantamento do salário para isso.

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras