InícioNotíciasCarreirasMais de 70% das vagas formais no Brasil vêm do comércio local;...

Mais de 70% das vagas formais no Brasil vêm do comércio local; entenda

1
(1)

As pequenas e micro empresas são responsáveis pela criação de vagas formais no Brasil em 2021. Os pequenos negócios vêm apresentando uma diferença significativa com mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada, equivalente a 71% do total de vagas criadas no Brasil.

Essa conclusão consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. De acordo com a pasta, as micros abriram 1,2 milhão de postos de empregos. Esses números apresentados são quase 3x maior do que as médias e grandes empresas contrataram entre julho de 2020 e julho de 2021.

Apenas em setembro, por exemplo, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 72,5% das vagas formais no mês, com 227,9 mil de um total de 313,9 mil postos de trabalho criados no mês passado.

Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

+ Vagas de emprego abertas no Rio de Janeiro: confira as principais oportunidades!

Setor que apresentou maior número de vagas formais foi o de serviços

O setor que apresentou maior destaque foi de serviços, com a abertura de 100 mil vagas em micro e pequenas empresas, de acordo com a Caged.

De acordo com o Sebrae, o avanço da vacinação contra a covid-19 tem impulsionado a recuperação do segmento.

+ Saiba se vacinação pode ser requisito para vaga de trabalho

Já o segundo setor que liderou a criação de vagas formais foi o comércio, com 54,4 mil vagas abertas. Em seguida, vêm a indústria, que teve 37,6 mil vagas formais.

Economia do Brasil circula através do comércio local

Esses dados nos apresentam um bom motivo para apoiarmos e continuarmos comprando do pequeno comerciante. De acordo o especialista da Kick-Off Consultores, Cláudio Tieghi, quando falamos de pequenos negócios e comércio local, a primeira coisa que precisa ser considerada é: a economia do Brasil circula essencialmente através dos pequenos negócios.

O fato de comprar de negócios locais traz um aspecto de desenvolvimento da localidade, já que pessoas que fazem compras no exterior, ou mesmo que vão atrás de promoções em mega centros de vendas, ou hipermercados, acabam levando esses impostos que poderiam ficar para aquela região. Esses mesmos impostos acabam indo para grandes conglomerados econômicos e também saindo do país. É importante exercer o processo de compra na sua área justamente para fortalecer a identidade daquela comunidade, e fortalecer os vínculos também entre consumidor e fornecedor”, disse Tieghi.

mulher escrevendo em um caderno
Micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria das vagas formais no Brasil

Paper Pão é exemplo de negócios de micro franquias

Mesmo com a crise econômica que o país vem enfrentando, inclusive com a chegada da pandemia da Covid-19, em que muitos comerciantes foram afetados e tiveram que fechar as portas, um movimento de incentivo àqueles que mais foram afetados pelo lockdown surgiu.

Comprar do pequeno comerciante, do pequeno prestador de serviços, gera benefícios para todos nós, a geração de empregos é apenas um deles”, aponta Daniel Costa, CEO da rede de franquias Paper Pão.

A Paper Pão é uma rede de franquias de publicidade e propaganda em sacos de pão, e é um ótimo exemplo de modelo de negócios de pequenas empresas. Criada em 2016, a rede tem o objetivo de possibilitar que pequenas e microempresas tenham a possibilidade de competir com empresas maiores do mercado, utilizando a economia criativa

A marca agrega publicidade a um espaço de economia colaborativa e criativa em que várias marcas, em especial, pequenas e microempresas possam se unir para colocar em circulação propagandas regionais em um meio de alta circulação e entrar na casa das pessoas.

Conheça as técnicas para melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é algo cada vez mais cobrado pelas empresas. Aquelas que estabelecem uma cultura própria para seus empregados querem em troca resultados.

Já é comum, por exemplo, ver empresas de todos os portes, hoje, adotarem a chamada cultura organizacional, ou mesmo a cultura de empresa ou cultura de startup, em sua rotina.

Nada mais é do que uma rotina descontraída, em uma ambiente informal. Confira aqui as dicas com técnicas que separamos para você melhorar a sua produtividade no trabalho.

Gostou de saber sobre as vagas formais que foram abertas no Brasil? Então que tal saber quais são os 5 erros que você não deve cometer no currículo? Desta maneira, você consegue fazer uma revisão no seu documento antes de enviar para a vaga!

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui