Início Notícias Finanças Pessoais Saiba se vale a pena colocar as contas em débito automático

Saiba se vale a pena colocar as contas em débito automático

0
Homem passando cartão de crédito em uma máquina de cartão
4.8
(12)

Todo consumidor que possui conta em banco tem a possibilidade de escolher a melhor forma para efetuar o pagamento de seus boletos. Além das formas mais tradicionais, como o pagamento pela internet e na agência bancária, existe a opção de contas em débito automático.

Mas, será que vale a pena mesmo colocar as contas para serem pagas nesta função? Você considera válido essa ferramenta que os bancos disponibilizam?

Os mais esquecidos certamente dirão que sim, já que não é tão legal deixar de pagar uma conta por simplesmente esquecer de pagar aquela conta no dia de vencimento.

Contas atrasadas são, de fato, um problema para as suas finanças. Com as suas contas conectadas ao débito automático é bem melhor controlar os seus rendimentos sem a preocupação de faltar algo.

A contratação é muito simples. Você precisa apenas entrar em contato com o seu banco e solicitar esse serviço. Pode ser feito também através do computador ou aplicativo de seu banco.

Diante disso, é só solicitar a mudança para débito automático. Se houver a necessidade de cancelar após algum tempo, o procedimento a ser feito é exatamente o mesmo.

8 vantagens das contas em débito automático

Quer saber se cadastras as contas em débito automático é uma vantagem para você? Confira esse top 8 de lados bons que o FinanceOne separou para você.

  1. O débito automático é gratuito e você não precisa pagar nenhuma tarifa a mais quando for optar por ele.
  2. Suas faturas serão pagas na data do vencimento. Sendo assim, pagar juros nunca mais.
  3. Se por algum motivo houver um atraso do seu boleto ou extravio, você não precisará passar por momentos burocráticos que muitas vezes são a solicitação de uma segunda via e ainda assim não ultrapassará a data do vencimento.
  4. Esquecimento? Nunca mais.
  5. Existem empresas que oferecem descontos para quem utiliza o débito em conta, ou seja, o valor das suas faturas ainda pode diminuir.
  6. Possibilidade de isenção da taxa adicional do boleto bancário.
  7. Enfrentar filas não será mais um martírio mensal.
  8. Dependendo da política do seu banco, você poderá ganhar pontos de relacionamento ao optar pelo débito automático.

Vale ou não a pena colocar as contas em débito automático?

Para aqueles que não possuem controle financeiro, o débito automático pode se tornar uma desvantagem. 

Os pagamentos são realizados de forma automática e, por isso, é preciso conhecer seu saldo bancário para não correr o risco de cair no cheque especial e acabar tendo que pagar juros altos de empréstimo, mesmo sem ter feito um requerimento.

Outro tópico importante a considerar é a atenção nas cobranças. Saiba sempre o que e quanto você está pagando.

Pois, se houver uma cobrança indevida no meio das faturas habituais, você pagará sem nem ao menos perceber. Por esse motivo, mantenha sua atenção redobrada.

Com base no que foi esclarecido acima, se você é atencioso e está em busca de praticidade e menos preocupações, o débito automático é a opção ideal.  

Fique tranquilo, você não vai precisar pensar duas vezes para passar as suas contas para o débito automático. E principalmente, terá menos chances de ter o seu nome negativado pelo SPC ou Serasa.

Contudo, se o controle financeiro não é um dos seus fortes, pense melhor antes de tomar essa decisão. O conforto é uma ótima vantagem, mas você precisa reconhecer os seus limites. 

A busca pelo controle acontece de forma gradativa e é importantíssima.

Você precisa ter muito cuidado para que sempre tenha saldo suficiente que possa efetuar o pagamento das suas cobranças sem a temida dor de cabeça.

Dicas para organizar as finanças pessoais

A organização é primordial para que suas finanças sejam controladas e você se livre de dívidas. Somente uma pessoa organizada consegue manter as suas contas em débito automático sem cair em ciladas bancárias.

Ter um bom planejamento financeiro é saudável para a sua mente e para o seu bolso. Além disso, pode trazer ótimas consequências, principalmente no quesito poupar dinheiro.

Veja algumas dicas para organizar as suas finanças pessoais:

– Crie um orçamento: tenha em mente o valor da sua renda mensal e o quanto geralmente você gasta por mês.

– Defina suas prioridades: todas as dívidas devem ser sanadas, no entanto, saiba separá-las conforme os seus níveis de  prioridade. Utilize qualquer economia para que o ciclo vicioso da dívida possa findar.

– Corte gastos supérfluos: reveja seus hábitos de consumo, evite fazer compras desnecessárias ou adquirir um serviço que não é a sua prioridade no momento.

– Reserva de emergência: mantenha reservas de emergência, ela certamente o ajudará em momentos propícios. Além da segurança, você estará longe de fazer a contratação de um empréstimo.

Esse conteúdo te ajudou? Você agora já decidiu se quer ou não cadastrar suas contas em débito automático? Então comente aqui a sua opinião e se você já utiliza essa ferramenta!

O que achou disso?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui