Início Notícias Mercado Cambial Entenda a variação do câmbio e como conseguir melhores preços

Entenda a variação do câmbio e como conseguir melhores preços

1
variação do câmbio
5
(1)

O câmbio tem sofrido bastante variações nos últimos meses, o motivo é a crise econômica e financeira causada pela pandemia do Covid-19. Mas você sabe como funciona a variação do câmbio e como conseguir melhores preços? 

Existem diversos fatores e até mesmo acontecimentos que fazem com que ocorra a variação do câmbio. Um desses fatores são a economia dos Estados Unidos, o cenário internacional, crises financeiras e até mesmo a política, que foi o que aconteceu no Brasil nas eleições de 2018.

E como as eleições podem influenciar na variação do câmbio? De acordo com o economista chefe do Grupo Confidence, Robério Costa explica que o principal canal de comunicação entre a taxa de câmbio e as eleições, em curto prazo, são as expectativas que são geradas em torno dos candidatos.

O especialista ainda complementou afirmando que nenhum movimento de câmbio que é gerado pelas expectativas de curto prazo, permanece a longo prazo. Por isso, a execução da política econômica no decorrer do tempo é que vai consolidar os fundamentos sobre o preço do dólar em período mais longo.

Variação do câmbio e fluxo internacional de capitais

Robério Costa comenta que existem diversos acontecimentos que possibilitam a variação do câmbio. Isso ocorre devido ao fluxo internacional de capitais ser o principal vetor das taxas de câmbio.

Além disso, os juros americanos em elevação, por exemplo, atraem recursos aos investimento dos Estados Unidos. E também valorizam o dólar, quando comparado com as demais moedas. A atratividade dos investimentos financeiros e/ou em ativos produtivos em um país também acabam fortalecendo a moeda.

notas de dólar
A variação do câmbio acontece por diversos motivos

“Instrumentos de mercado, como swaps cambiais, travas de câmbio e mercados futuros são capazes de influenciar a taxa de câmbio no curto prazo, porém não mudam o preço da moeda no longo prazo.”

Com a variação do câmbio acontecendo diariamente, fica difícil saber qual é o melhor momento para realizar a troca da moeda, certo? Algumas pessoas estão optando por realizar o procedimento por meio de plataformas online. Mas quais cuidados se deve ter ao fazer a troca dessa forma?

Para Juvenal Marcelo dos Santos, superintendente de varejo do Grupo Confidence, os cuidados são os mesmos que ao comprar moedas estrangeiras em lojas físicas. Ele acrescenta ainda que é necessário procurar instituições financeiras confiáveis e reconhecidas.

+ Saiba como escolher uma casa de câmbio

Também é indicado solicitar o contrato de câmbio da operação, acompanhar as cotações e verificar o melhor momento de realizar a transação, de acordo com os seus recursos. Esses são alguns dos métodos que podem ajudar a garantir uma melhor troca de moeda.

Como fazer a troca da moeda com a variação do câmbio

Para quem está com viagem marcada para o exterior e não sabe como realizar a troca da moeda com a variação do câmbio, Juvenal Marcelo explica que é necessário se planejar para comprar a moeda.

Isso porque é preciso realizar a compra aos poucos, de acordo com a sua disponibilidade de dinheiro, para que, na média das cotações, consiga um valor mais competitivo.

“Existem algumas modalidades para isto. Comprar moeda em espécie do destino e guardar ou fazer recargas em um cartão pré-pago. Este é considerado um produto seguro, prático e conveniente. Pode ser feita a recarga por aplicativo ou website. Além de permitir um maior controle de saldo e transações realizadas por aplicativo ou website também.”

Mas, se a sua viagem está próxima ou vai acontecer nos próximos dias, o único jeito é pesquisar bastante o preço. Além de procurar por instituições reconhecidas para realizar a transação.

Em relação às perspectivas para o futuro do mercado cambial, Robério Costa comenta que o mercado está aguardando o resultado das eleições. Elas poderão impactar diretamente nas expectativas em relação ao câmbio.

“Como os resultados ainda são incertos e a campanha pelo segundo turno acabou de começar, várias combinações podem ser imaginadas. Podemos ter cenários que apontam para estabilidade ou para a volatilidade. Precisamos acompanhar as próximas pesquisas.”

4 dicas para conseguir tentar fugir da variação do câmbio

Para que você possa conseguir o melhor câmbio na hora de comprar uma moeda é preciso ter a certeza de que está fazendo a escolha certa e de que conseguirá uma boa cotação.

Além disso, com a variação do câmbio você pode conseguir um valor de compra do dólar mais em conta. Por isso, separamos quatro dicas que são essenciais.

1. Verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central 

É muito comum ver encontrar pessoas que recomendam que você compre a moeda no país de destino. Porém, essa prática é considerada um erro, já que você pode acabar encontrando empresas ilegais e com práticas abusivas. 

+ Câmbio para viagem: 7 dicas para não perder dinheiro

Por isso, o mais indicado é que você compre o dólar no Brasil e procure as empresas que são autorizadas pelo Banco Central a operarem no mercado de câmbio.

2. Entenda o valor efetivo total

Instituições que oferecem remessas sem tarifas podem esconder custos na cotação da moeda. É o caso do spread cambial, que é a diferença entre a taxa de câmbio comercial e o valor efetivamente praticado pela instituição.

Quando iniciar a transação, solicite que o operador apresente o Valor Efetivo Total (VET), que inclui a taxa de câmbio, suas tarifas e impostos (IOF). Dessa forma, você evitará surpresas na hora de fechar a operação. 

3. Custos adicionais

Além das taxas, tarifas e impostos, outros custos podem ser cobrados e encarecer a sua compra. Como é o caso do  frete de entrega. Quem compra moeda estrangeira e opta por receber em casa, pode sofrer com esse tipo de cobrança.

4. Use a internet para encontrar o melhor câmbio para dólar

Com a internet ficou mais fácil acompanhar as variações das moedas internacionais. 

Aplicativos, plataformas, sites, entre outras ferramentas informam qual é o melhor câmbio para dólar, fazem comparativos e até permitem que o cliente faça a compra sem sair de casa. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja precisando saber mais sobre a variação do câmbio!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

1 COMENTÁRIO

  1. Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile