Veja lista de bancos com maiores reclamações, segundo o Bacen

Escrito por: Tamires Silva em 11 de fevereiro de 2020

Na hora de escolher entre os bancos para abrir uma conta é importante considerar uma série de fatores. Entre eles as taxas, atendimento e disponibilidade de serviços.

Mas um critério que pode ser fundamental é a satisfação de outros clientes da instituição. Por isso, o Banco Central (Bacen) divulga trimestralmente um ranking de reclamações dos bancos no Brasil.

O cálculo leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes.

No último estudo publicado, que considera o quarto trimestre de 2019, os cinco tipos de críticas mais recebidas pelas maiores instituições financeiras (com mais de 4 milhões de clientes) foram:

  • Oferta ou prestação de informação de forma inadequada;
  • Irregularidades relativas a operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
  • Problemas relacionados à operações de crédito;
  • Irregularidades relativas a operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM;
  • Irregularidades das operações e serviços disponibilizados em internet banking.
Bacen divulga ranking de bancos com os maiores índices de reclamações
Bacen divulga ranking de bancos com os maiores índices de reclamações

Saiba os bancos com mais reclamações entre os maiores do Brasil

A pesquisa divulgada pelo Bacen é dividida em dois rankings. O primeiro considera somente as instituições que possuem mais de quatro milhões de clientes.

Nesta lista, quem lidera é o Banco Pan, com um índice de 126,47 reclamações no quarto trimestre de 2019. Em segundo lugar, o BMG com 68,66 pontos. E em terceiro, Banrisul, com 23,30.

Porém, se considerarmos somente as cinco maiores instituições financeiras do país (Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Santander), o ranking fica assim:

  • Santander (22,94);
  • Bradesco (19,36);
  • Banco do Brasil (19,06);
  • Caixa (17,19);
  • Itaú (16,85).

O BB e a Caixa, vale lembrar, são os dois principais bancos públicos do país. Confira a lista completa:

  1. PAN (conglomerado);
  2. BMG (conglomerado);
  3. BANRISUL (conglomerado);
  4. SANTANDER (conglomerado);
  5. BRADESCO (conglomerado);
  6. BB (conglomerado);
  7. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado);
  8. ITAÚ (conglomerado);
  9. VOTORANTIM (conglomerado);
  10. BANCO CSF S.A;
  11. OMNI (conglomerado);
  12. MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO;
  13. REALIZE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A;
  14. BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A;
  15. SICREDI (conglomerado).

Conheça o ranking das instituições de menor porte

Um segundo ranking divulgado pelo Bacen considera os bancos que possuem menos de 4 milhões de clientes. Neste, quem lidera a lista é a Facta Financeira, que possui um índice de reclamações de 1.310,55.

No segundo lugar, está o conglomerado banco Continental (998,61) e o banco Safra (629,65). Em quarto e quinto lugares ficam Industrial Brasil e BNP Paribas, com índices de 336,21 e 151,13, respectivamente.

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  1. FACTA FINANCEIRA S.A. – CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO;
  2. NOVO BANCO CONTINENTAL S.A. – BANCO MÚLTIPLO;
  3. SAFRA (conglomerado);
  4. INDUSTRIAL DO BRASIL (conglomerado);
  5. BNP PARIBAS (conglomerado);
  6. MODAL (conglomerado);
  7. INTER (conglomerado);
  8. ORIGINAL (conglomerado);
  9. BANCO A.J. RENNER S.A.;
  10. AGIBANK (conglomerado);
  11. GRUPO BONSUCESSO – BS2 (conglomerado);
  12. ALFA (conglomerado);
  13. DAYCOVAL (conglomerado);
  14. BRB (conglomerado);
  15. VOLKSWAGEN (conglomerado);
  16. BANCO DIGIO S.A.;
  17. C6 BANK (conglomerado);
  18. BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A.;
  19. MERCANTIL DO BRASIL (conglomerado);
  20. PERNAMBUCANAS FINANCIADORA S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO;
  21. PORTO SEGURO (conglomerado);
  22. CREFISA (conglomerado);
  23. BANESTES (conglomerado).

Lembre-se: na hora de escolher ou trocar de banco considere diversos aspectos, de acordo com as suas necessidades e expectativas em relação à conta.

O índice de reclamações deve ser considerado. Mas não é o único fator que vai te levar a um banco perfeito.

Antes de tomar qualquer decisão, faça uma pesquisa, compare e conheça os bancos. Depois é só abrir a conta se dirigindo à instituição escolhida com RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, se tiver.

Tamires Silva

Jornalista atuando como repórter e produtora de conteúdo. Produz conteúdo para internet desde 2015.

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