Início Notícias Finanças Pessoais Empréstimo na conta de água: saiba o que é, como funciona e...

Empréstimo na conta de água: saiba o que é, como funciona e se vale a pena

12
4.6
(28)

Já ficou curioso para saber se o empréstimo na conta de água vale a pena? Apesar de pouco conhecida, essa alternativa para garantir um dinheiro extra na hora do aperto pode ajudar.

Mas para não meter os pés pelas mãos, é preciso entender como funciona esse recurso e quais são suas vantagens e desvantagens. Então, se você quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre o empréstimo na conta de água, continue lendo este artigo.

Basicamente, no empréstimo na conta de água o cliente solicita o empréstimo e as parcelas já vêm descontadas na fatura. A modalidade também se aplica a outras contas de insumos, como luz ou gás.

Essa é uma alternativa que pode ser considerada em um momento de necessidade, mas requer planejamento. Isso porque ao iniciar o pagamento do empréstimo será preciso arcar com as parcelas mais o valor pago mensalmente referente à conta de água.

+ 5 opções de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa – Confira!

O que considerar para saber se um empréstimo na conta de água vale a pena?

Quando se fala em empréstimo, a primeira avaliação a ser feita é em relação aos juros cobrados. No geral, o empréstimo na conta de água se destaca por oferecer taxas de juros mais baixas, se comparadas às de outras linhas de crédito pessoal.

Além disso, tem mais facilidade na aprovação e pode ser feito online, diminuindo as burocracias para o cliente. A Piki, por exemplo, é uma startup que oferece esse tipo de serviço online.

Para o credor o negócio também é vantajoso. A possibilidade das pessoas atrasarem o pagamento de contas de consumo básico é mais baixa.

Assim, ter o empréstimo vinculado à conta de água, por exemplo, é uma garantia a mais do recebimento das parcelas.

Para solicitar o empréstimo, primeiro é preciso verificar se a empresa que oferece o serviço de abastecimento em sua região permite esse tipo de negociação. Caso positivo, o segundo passo é procurar por empresas que trabalhem com essa linha de crédito.

É importante sempre avaliar bem as condições impostas por ambas instituições para a liberação do empréstimo antes de fechar o negócio. Outro ponto de atenção é se as taxas aplicadas estão sendo justas.

Além disso, como já especificado anteriormente, deve-se analisar se as parcelas do empréstimo mais a média de valor mensal da conta de água se adequa ao seu orçamento, para não correr o risco de fechar um mau negócio.

Mulher segura um boleto de energia em uma das mãos e verifica o bônus na conta de luz na tela do celular
Empréstimo na conta de água pode ter juros mais baixos

Quem pode solicitar o empréstimo?

Apenas o titular da conta de água pode fazer o requerimento de um empréstimo nessa modalidade. Além disso, é preciso ter mais de 21 anos, ter uma conta bancária e não estar inadimplente com a concessionária fornecedora de água.

Nesse ponto é importante destacar que a titularidade da conta bancária, assim como da conta de água, deve ser de quem solicita o empréstimo. Caso o contrário, há o risco do pedido não ser aceito.

Outros documentos que devem ser solicitados na negociação são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda — extrato bancário ou declaração do imposto de renda; e
  • Carteira de trabalho.

+ Empréstimo na conta de luz: saiba como funciona, se vale a pena e como solicitar

É seguro pedir empréstimo na conta de água?

Solicitar um empréstimo na conta de água é seguro, mas tudo vai depender da forma de contratação do serviço. Quem busca por essa alternativa deve pesquisar com cuidado a empresa credora e avaliar a confiabilidade da instituição.

Assim como em diversos outros mercados, podem existir empresas e grupos fraudulentos que se aproveitam para aplicar golpes. 

Por isso, o ideal é avaliar com cuidado as propostas, prestando atenção em todas as condições apresentadas. Além disso, desconfie de ofertas de dinheiro fácil e não faça qualquer pagamento de taxa antes de assinar um contrato com a empresa.

Uma boa dica é usar a internet a seu favor e buscar como está a avaliação da empresa credora na web. Sites, como o Reclame Aqui, podem ser boas fontes para entender a experiência de outros usuários com aquela companhia.

O empréstimo na conta de água vale a pena para quem precisa de dinheiro rápido, mas não quer passar pela burocracia de solicitar um empréstimo na modalidade tradicional. Mas, o negócio deve ser feito com segurança para não gerar futuras dores de cabeça.

+ 5 melhores tipos de empréstimos disponíveis no mercado e como funcionam

Já conhecia essa opção de empréstimo? Compartilhe com os amigos e deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

O que achou disso?

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 28

Seja o primeiro a avaliar este post.

12 COMENTÁRIOS

    • Oi, Manoela! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a sua instituição financeira e consulte a disponibilidade desse tipo de crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile