Início Notícias Finanças Pessoais Saiba quais fatores avaliar antes de comprar um carro usado

Saiba quais fatores avaliar antes de comprar um carro usado

0
0
(0)

Comprar carro usado tem sido uma opção para muitos brasileiros que não querem investir alto em um zero quilômetro. E por conta da pandemia da Covid-19, o número de vendas desse tipo aumentou e, consequentemente, o valor dos veículos também.

De acordo com a Fenauto, a média diária de vendas de veículos usados, incluindo os pesados e motos, totalizou 59.037 transações, no primeiro semestre de 2021. O que é um aumento de 7,8% em relação às 54.768 do primeiro semestre de 2019, ano em que ainda não havia a pandemia da Covid-19.

É claro que com esse aumento na procura é preciso estar ainda mais atento na hora de comprar carro usado. Até porque você não quer comprar um carro que esteja com problemas, certo?

Por isso, é muito importante fazer uma avaliação do veículo antes de fechar a compra de fato. E se a compra for pela internet os cuidados com a avaliação precisam ser ainda maiores. 

+ Quer vender carro usado? Saiba como não perder dinheiro

Só assim será possível evitar aquele famoso ditado “o barato sai caro”. Mas como não cair em ciladas e o que precisa ser avaliado antes de comprar um veículo? É o que você vai descobrir lendo este artigo!

6 fatores para você avaliar antes de comprar carro usado

Se você está pensando em comprar um veículo usado mas ainda não sabe o que deve avaliar, confira essa lista que preparamos para você!

Fique atento ao chassi

É muito importante estar atento a qualquer tipo de adulteração nos códigos do chassi, do motor, do câmbio e dos vidros, assim como a ausência ou rasura de identificação. Isso é um alerta para você não comprar o veículo.

+ Pensando em comprar automóvel? Confira os carros mais econômicos do Brasil

Adulterar o chassi de um veículo é crime, além disso ao verificar que o carro está com a numeração adulterada pode ser que tenham outros problemas como roubo, furto ou clonagem do veículo. 

carro branco com uma mão segurando a chave do carro
Antes de comprar carro usado é importante realizar uma avaliação dele

Olho na pintura

De longe pode ser que ninguém perceba, mas e de perto? É sempre bom conferir toda a pintura do carro para saber se não tem nada fora do lugar. Por exemplo, desgaste e possíveis arranhões.

Se o carro é azul, não podem existir riscos brancos de outro veículo nele. Provavelmente foi batido e não teve todo o polimento necessário. Fique de olho em todos os detalhes na pintura.

Peça ajuda de quem entende

Se você tem um mecânico de confiança ou até mesmo um conhecido que entende mais de carros do que você, leve-o na hora de adquirir o seu carro usado. É muito importante estar acompanhado de uma pessoa que entenda.

+ Carro usado: saiba como garantir uma boa compra

Essa dica vale, principalmente, para o interno do carro. Por dentro ele pode estar lindo, mas depois que abrir o capô dele, é possível identificar problemas – que talvez você não será capaz de identificar.

Má conservação

Embora seja usado, o carro que você vai adquirir precisa estar bem conservado, né? E isso é muito fácil de se perceber, principalmente nos bancos e estofados. Se encontrar manchas, rasgos, algo fora do lugar, é sinal de que o antigo dono não foi tão cuidadoso assim.

A conservação externa também é importante, como o estado dos parachoques, limpadores e retrovisores.

Excesso de customização

Às vezes o gosto do outro não é o mesmo que o seu, e tem muita gente que gosta de customizar o veículo. Isso pode ser tanto com adesivos na parte externa, como acessórios na parte interna.

+ Financiamento de carro sem entrada: veja como conseguir

Analise se tais customizações em excesso não podem ter atrapalhado o uso do carro ou danificado a lataria. É importante verificar também se cada recurso original está no lugar ou foi alterado para essa personalização.

Procedência

Esse fator é fundamental. Pesquise a procedência do veículo para saber se ele não tem nenhum histórico de venda irregular ou passagem por leilão. Isso porque adulterar o odômetro está cada vez mais comum.

Para isso, veja o estado de conservação de todos os itens do veículo e faça uma busca também na internet. Em alguns sites, pela placa do carro é possível descobrir se há alguma procedência de venda irregular ou leiloada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar seus amigos que desejam comprar carro usado e ainda estão na dúvida.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile