Início Notícias Finanças Pessoais Pagar com carteiras digitais é seguro? Confira

Pagar com carteiras digitais é seguro? Confira

0
Ilustração de pessoa segurando celular, cartão de crédito e carteira marrom cheia de dinheiro
0
(0)

A pandemia do novo coronavírus popularizou as carteiras digitais. Pesquisa feita pela Toluna mostra que 89% dos internautas brasileiros passaram a usar o serviço durante o isolamento.

De acordo com o estudo, as carteiras digitais mais utilizadas pelos internautas foram:

  • Paypal – 68%,
  • PicPay – 42%,
  • Mercado Pago – 41%,
  • Ame Digital – 15%.

Contudo, a tendência é de crescimento. Segundo um estudo da Bain & Company, globalmente, até 2022 as carteiras digitais devem representar 28% de todos os pagamentos feitos em pontos de venda e 47% dos realizados no e-commerce.

As mais conhecidas no Brasil são: PagSeguro, Samsung Pay, Google Pay, PayPal, Mercado Pago, Apple Pay e Pic Pay.

O que é uma carteira digital?

Você ainda não tem uma Carteira digital? O sistema nada mais é do que um aplicativo que armazena com segurança as informações dos seus cartões físicos e virtuais.

Com as e-wallets é possível fazer pagamentos por aproximação usando o celular em compras presenciais e também autenticar as transações online em poucos cliques.

Dessa forma, não é mais preciso se preocupar com a carteira física, porque tudo o que você precisa estará na palma das suas mãos. E seus dados, em hipótese alguma, são compartilhados com nenhuma loja ou qualquer outro sistema.

+ Conta Superdigital: saiba o que é e quem tem direito

Tipos

De acordo com seu respectivo modo de usar, as carteiras digitais podem ser classificadas, em:

Móvel – São as carteiras digitais que podem ser baixadas no smartphone ou em outro aparelho móvel na forma de um aplicativo. Elas são ideais para armazenar pequenas quantias de crédito e efetuar pagamentos menores em grande quantidade.

Desktop – Precursoras no mercado, são aquelas que podem ser baixadas e utilizadas no computador tradicional – também por meio do download de um aplicativo.

Hardware – Trata-se de um pen-drive diferenciado que armazena bitcoins e outras moedas criptografadas; seguro porém de valor alto.

Online – São como contas bancárias que ficam armazenadas online e que permitem uma série de operações financeiras.

Papel – É um papel impresso que representa e armazena as chaves de acesso da carteira digital.

Carteiras Digitais oferecem segurança, sigilo e agilidade para seus usuários

Como são realizados os pagamentos?

Usar uma carteira digital no dia a dia é muito simples. Basta abrir conta na empresa que desejar, o cliente baixa o aplicativo em seu smartphone, tablet ou computador.

Depois, quando for fazer uma compra via computador, a carteira digital possibilita a transferência direta do dinheiro sem precisar fornecer seus dados pessoais e bancários.

Já os dispositivos móveis aplicam as carteiras digitais em locais físicos de duas formas:

  • NFC – um sistema que permite a transferência de crédito por aproximação,
  • QR Code – posicionando o aparelho para “ler” o código em questão.

Quais são as vantagens?

Existem muitas vantagens em ter uma carteira digital, tanto para as empresas, quanto para o usuário. Confira as principais:

1 – Comodidade

A grande vantagem da carteira digital é a comodidade. Com ela, você não precisa sacar dinheiro, ou sequer se preocupar com o troco na hora de pagar uma conta. Todo o pagamento é feito virtualmente, por meio do seu aplicativo.

2 – Segurança

Outra vantagem importante é a segurança em que os dados bancários e financeiros são armazenados. Transitar com dinheiro físico no Brasil é sempre algo complicado e o uso de aplicativos de pagamento podem te ajudar a reduzir esse risco.

3 – Facilidade de uso

Usar um aplicativo de pagamento está se tornando cada vez mais simples. Com todos os dados registrados, em apenas um toque, você consegue fazer todas as compras que precisa em supermercados, aplicativos de transporte, roupas, e muito mais.

4 – Diminuição de desperdícios e burocracias

Para as empresas, adotar um método de pagamento on-line também é uma vantagem. É possível automatizar toda a operação financeira e diminuir a emissão de papel, formulários, entre outros elementos que apenas dificultam as transações e prejudicam o meio ambiente.

Gostou do artigo? Veja como funciona o pagamento por aproximação

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui