Início Notícias Viagem Aluguel de temporada no fim de ano: confira dicas para um bom...

Aluguel de temporada no fim de ano: confira dicas para um bom negócio

0
5
(2)

Final do ano está chegando e muitas pessoas gostam de viajar nessa época. Algumas preferem contratar o aluguel de temporada no fim do ano, para se sentirem mais à vontade do que em um hotel ou pousada. Mas como fazer um bom negócio nessa hora?

É importante lembrar que o aluguel de temporada no fim do ano costuma ser um pouco mais caro, devido à grande procura na alta temporada. Por isso, quanto antes você fechar o negócio, melhor, pois assim poderá conseguir um preço mais em conta do que as pessoas que deixam para a última hora.

Ao escolher qual casa alugar, muitas pessoas procuram na internet o melhor local para acomodar toda a família que viaja junto. Além disso, também pesquisam pelo melhor preço e se a casa tem espaço suficiente. Entre outros quesitos que podem influenciar na hora de fechar o aluguel de temporada no fim de ano.

Dicas para fechar o aluguel de temporada no fim do ano

Para você que está pensando em viajar e contratar o aluguel de temporada, confira algumas dicas que listamos a seguir. As orientações são do site OLX, para aqueles que têm interesse em viajar não só no final do ano, mas também em outras épocas.

Pesquise bastante antes de fechar contrato

É importante pesquisar antes de fechar contrato de aluguel de temporada no fim de ano, fique atento se achar preços menores que o mercado. Por isso, procure os valores da região, em pousadas, hotéis e até mesmo em outros imóveis.

Ter uma noção dos valores que são cobrados em diárias no local que você pretende viajar vai te ajudar a não cair em armadilhas. Desconfie de ofertas com preços muito abaixo da média.

Prefira anúncios com muitas informações

Caso você veja algum anúncio na internet, verifique e avalie todas as informações que estão disponíveis. Além disso, procure por imóveis que tenham um maior número de informações no anúncio, com maiores descrições e muitas fotos.

Esses tipos de anúncios passam mais credibilidade, além de serem mais confiáveis. Outra dica é salvar os sites onde você viu o imóvel para caso ocorra algum imprevisto, possa comprovar o que realmente foi contratado para o  aluguel de temporada no fim de ano.

Sempre desconfie

Encontrou um anúncio que não parece real? A primeira coisa a ser feita é desconfiar desse tipo de imóvel, isso porque existem pessoas que colocam fotos que não condizem com a descrição ou localização do imóvel.

Por isso, tente obter referências sobre o imóvel. Se você não teve nenhuma indicação da casa para aluguel de temporada no fim de ano, peça ao dono o contato de outras pessoas que já se hospedaram lá.

Tire todas as suas dúvidas sobre o imóvel

É comum surgir dúvidas quando se tem interesse em um aluguel de temporada no fim de ano. Caso elas surjam, não hesite em entrar em contato com o dono do imóvel. Você pode utilizar o chat das plataformas dos anúncios.

Outra forma de tirar as dúvidas é ligando para o proprietário da casa no número informado no anúncio. É importante entrar em contato para que você possa tirar todas as dúvidas, faça muitas perguntas. Além disso, você também terá a chance de sentir se o proprietário passa credibilidade e confiança.

Entre em contato com os imóveis vizinhos

Quer saber como é a vizinhança ou o condomínio? A melhor forma é entrando em contato com eles, ligando ou mandando mensagens. Mas para isso, procure o telefone na internet e não se esqueça de confirmar a existência da casa e da locação.

Ao decidir contratar um aluguel de temporada é preciso estar atento para não cair em fraudes

Além disso, existem diversas ferramentas e aplicativos de localização que te ajudam a checar a veracidade do imóvel. Você também poderá verificar no mapa se as informações estão de acordo com o que foi explicado pelo proprietário do imóvel. Uma outra dica é visitar o imóvel, se for possível.

Formalize um contrato de aluguel

É importante formalizar um contrato na hora de alugar um imóvel, e não se esqueça de verificar se os dados estão condizentes com o que foi negociado. Além disso, lembre-se de discriminar o tipo e o número de cômodos, garagem, entre outros detalhes da casa.

Caso o imóvel esteja mobiliado, inclua no contrato toda a descrição da mobília, a relação de móveis, utensílios e o estado de conservação. Também acrescente outras características que achar necessário no contrato de aluguel de temporada no fim de ano.

Leia as cláusulas do contrato

Antes de assinar o contrato, é importante que você leia as cláusulas. Além disso, verifique se as cláusulas buscam assegurar que nenhuma das partes seja prejudicada. Sendo assim, elas devem incluir os valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis, como o RG e CPF.

Verifique se os dados do contrato conferem com os do proprietário do imóvel. Você também pode solicitar uma cópia e/ou foto da escritura ou do IPTU que auxilie na comprovação.

Visite o imóvel, se possível

Se você tiver tempo, solicite a visita ao imóvel com o responsável do anúncio e/ou proprietário. Anote todos os móveis e utensílios e faça uma vistoria na casa. Outra dica importante é evitar fazer depósitos antes de verificar a veracidade dos dados e de confirmar a existência do imóvel.

Lembre-se que você também tem o direito de exigir um recibo discriminado de todas as quantias que já foram pagas.

Atenção ao prazo e pagamento

É importante estar atento ao prazo do contrato de aluguel de temporada no fim de ano, porque ele não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação, é permitido que o proprietário cobre antecipado o pagamento do aluguel, além dos encargos.

Porém, para evitar dores de cabeça, o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. O mais indicado é que você pague antes só 50% do valor combinado com o proprietário do imóvel.

Tem animais de estimação? Veja se eles são aceitos

Alguns proprietários de imóveis para locação não permitem a presença de animais de estimação e, este direito deve ser respeitado pelo locador. Por isso, é importante estar atento as especificações antes de fechar o aluguel.

Porém, essa informação deve estar claro e devidamente expresso na oferta do serviço e também no contrato assinado, em respeito ao princípio da informação, constante do Código de Defesa do Consumidor.

Se atente ao número de hóspedes

Uma questão que pode gerar problemas nas locações de temporada é o número de hóspedes. Ele deve constar tanto no anúncio quanto no contrato, a quantidade máxima de pessoas que irão utilizar o imóvel

Os inquilinos podem ser barrados pelo proprietário caso vá um número maior de pessoas para o imóvel.

Viagem de natal e ano novo: já começou a planejar?

Já decidiu o destino da viagem de Natal e Ano Novo? Será uma eurotrip, um mochilão ou uma viagem de carro para um destino perto da sua casa? Independentemente do destino, sua viagem precisa de um planejamento.

A primeira coisa que você deve observar antes da viagem de Natal e Ano Novo é a data. O ideal é viajar nos fins de semana para esticar os feriados.

O segundo passo é montar um bom planejamento financeiro desde já. Comece anotando toda a renda mensal da casa, bem como os seus gastos mais habituais. Saiba como se planejar sua viagem de natal e ano novo.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile