Início Notícias Empreendedorismo O que é um ativo imobilizado? Qual deve ser o valor? Entenda!

O que é um ativo imobilizado? Qual deve ser o valor? Entenda!

0
0
(0)

Quem tem uma empresa precisa saber o que é um ativo imobilizado. Caso você não saiba, este é um documento que traz transparência e confiabilidade para possíveis investidores interessados na sua empresa. E isso é possível por meio do balanço patrimonial.

Para quem está começando um negócio, saber o que é um ativo imobilizado é fundamental logo no início da empresa. Isso porque evita de você cometer erros a longo prazo.

De imediato nós já vamos te falar que com o documento é possível ver todos os dados financeiros, como ativos passivos. É dessa forma que consegue saber como anda a situação financeira do seu negócio.

Mas como funciona um ativo imobilizado? E qual a importância deste documento? É o que você vai descobrir durante este artigo!

O que é um ativo imobilizado?

Se você ainda não sabe o que é um ativo imobilizado, ele nada mais é do que um conjunto de bens que são importantes e necessários para o funcionamento e manutenção do seu negócio.

E isso vale tanto para as atividades de produção, quanto as administrativas. No caso, é para manter o funcionamento pleno de qualquer área da empresa.

mulheres em reunião de trabalho
O ativo imobilizado é o bem de valor que uma empresa possui

Porém, é importante ressaltar que os bens precisam ser físicos, como loja, terrenos, automóvel, equipamentos, entre outros. Mas é importante destacar ainda que nem todos os bens físicos podem ser considerados um ativo imobilizado.

Qual o valor mínimo de um ativo imobilizado?

É preciso que esses bens tenham vida útil maior ou igual a um ano. Além disso, o custo deve ser passível de mensuração. Caso o equipamento tenha menos de 12 meses, ele precisa valer mais de R$1.200.

Agora vamos a alguns exemplos de ativo imobilizado, veja abaixo!

  • Edificações;
  • Móveis e utensílios;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Ferramentas;
  • Computadores;
  • Consórcios em andamento;
  • Florestamento e Reflorestamento.

É importante ressaltar ainda que essa é uma maneira dos investidores saberem qual é a situação monetária da empresa. Também é importante para eles avaliarem bem como anda os seus ativos.

Outro ponto que costuma ser avaliado pelos investidores é se o negócio investe mais em ativo imobilizado do que nos ativos circulantes. 

Como funciona o cálculo de um ativo imobilizado?

Em tese, o cálculo de um ativo imobilizado ocorre em três etapas, sendo elas:

  1. Reconhecimento;
  2. Mensuração; e
  3. Depreciação.

Na parte de mensuração, são levados em conta diversos fatores, como o preço da compra, considerando as taxas legais e de corretagem, além de tributos. Também são avaliados os custos para por o ativo no local, principalmente em condições necessárias para que atue pela empresa de maneira coesa.

Por fim, considera-se ainda a estimativa dos cursos, tanto de desmontagem quanto de remoção, bem como o de recuperação do local onde o item ficou, se necessário. 

Este conteúdo lhe foi útil? Continue a sua leitura aqui no FinanceOne e confira também:

+ Conheça 3 erros financeiros que podem levar sua empresa à falência
+ Conheça 4 meios de pagamentos mais seguros para a sua empresa
+ Empresas com dívidas na Receita Federal: como renegociar o valor?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile