Início Criptomoeda Bill Gates revela que não investe em criptomoedas. Descubra o motivo!

Bill Gates revela que não investe em criptomoedas. Descubra o motivo!

0
Ilustração de uma criptomoeda de Bitcoin com uma seta em um gráfico apontando para baixo
0
(0)

Bill Gates não é fã de criptomoedas. Se antes a sua posição em relação a esses ativos digitais era neutra, no último dia 19 de maio ele deixou bem claro que não aposta e não recomenda a aplicação.

Tudo aconteceu enquanto o bilionário fazia um evento de perguntas e respostas na rede social Reddit. Depois que o cofundador da Microsoft já havia dito que não tem Bitcoin, um usuário questionou: “O que você pensa sobre Bitcoin e criptomoedas?”

Em resposta, Gates disse que gosta de apostar em investimentos que entregam valor real à sociedade, o que não é o caso do BTC e outras criptos, na visão do empresário. 

Gosto de investir em coisas que têm resultado valioso. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos. Já o valor da criptomoeda é apenas o que outra pessoa decide que pagará por isso, o que não agrega (valor) à sociedade como outros investimentos.

O cofundador da Microsoft, é o quarto homem mais rico do mundo atualmente e está sempre aparecendo entre os top 5 mais ricos. Segundo dados da revista Forbes, ele tem um patrimônio líquido de US$125 bilhões.

Para Bill Gates, “pessoas comuns” devem ser cautelosas com criptomoedas

Não é novidade que os ativos digitais são altamente voláteis e investimentos de alto risco. Vale a pena apostar nessas moedas, desde que esteja disposto a correr esses riscos, tenha uma carteira diversificada e entenda do assunto. 

Porém, uma declaração de Bill Gates sobre a criptomoedas foi bem taxativa a respeito do assunto:

Se você tem menos dinheiro do que Elon (Musk), provavelmente deveria tomar cuidado.

A fala foi dita durante uma entrevista à Bloomberg, em fevereiro. Na ocasião, ele reforçou a necessidade de cautela e atenção de pessoas comuns, ou seja, investidores menores ou inexperientes, que foram “sugados pelo frenesi do Bitcoin”.

Naquela época, no entanto, o bilionário tinha uma opinião mais neutra sobre os ativos. Em entrevista à CNBC no mesmo mês, ele disse “não possuo Bitcoin e nem aposto contra”.

Muitos especialistas concordam com o ponto de Gates. Mesmo os mais arrojados e incentivadores das criptos, ressaltam que são investimentos rentáveis, porém com certa complexidade. 

Na prática, o que acontece é que o Bitcoin não possui uma garantia a não ser a crença que os detentores têm na moeda.

Gates também já criticou os altos gastos de energia elétrica para a fabricação de criptomoedas e o fato de que as transações de BTC são irreversíveis.

Bill Gates é um exemplo de liderança

Mercado de criptomoedas está em queda

A declaração de Bill Gates sobre criptomoedas vem justamente em um momento de queda para esse mercado. O colapso da stablecoin Terr a (LUNA) na semana passada, arrastou outras criptos para baixo. 

O projeto da Terralabs, criptomoeda LUNA, teve uma desvalorização de 99,99% e muitos especialistas acreditam que ela jamais vai se recuperar. 

Esse problema refletiu no preço do Bitcoin – que caiu 27% este mês –, do Ethereum – que recuou 36% – e também nas altcoins mais recentes e de menor adoção.

Porém, especialistas alertam que não é o fim do mercado cripto, o BTC não morreu. O colunista do FinanceOne, Renato Carvalho, explica que a dificuldade momentânea se deve também a acontecimentos globais, mas que o ativo não mudou seus fundamentos.

“Não importa se está valendo 1 centavo de dólar ou 65 mil dólares, o Bitcoin é dado como morto por algum especialista ou guru do mercado quase todos os meses. A história do Bitcoin não pode ser contada sem a inclusão de seus crentes e descrentes mais fortes.”

Renato ainda destaca que um bom investidor deve aproveitar momentos de baixa para estudar os fundamentos do Bitcoin e entender quais qualidades o ativo tem ou não. Assim, poderá decidir se é um ativo que deve ou não fazer parte de sua carteira de investimentos.

Gostou do conteúdo? O que você acha da fala de Bill Gates sobre criptomoedas e o Bitcoin? Entenda melhor sobre a situação desse mercado lendo: Por que o projeto Terra (LUNA) falhou? É o fim do mercado cripto e do Bitcoin?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui