Início Notícias Finanças Pessoais Aplicativo de mobilidade InDriver chega a São Paulo

Aplicativo de mobilidade InDriver chega a São Paulo

0
5
(2)

O aplicativo russo de mobilidade urbana InDriver fez sua estreia em São Paulo. Ele aposta em um sistema de negociação direta entre motoristas e usuários.

O objetivo é ocupar uma fatia do mercado dominado localmente por Uber e 99.

A aposta é que os preços sejam até 25% menores que os praticados no mercado. Isso porque ele desafia o modelo dominante do setor, no qual o preço das corridas é determinado por algoritmos.

No entanto, os motoristas podem decidir se aceitam um chamado, consultando previamente o destino solicitado. Por um período inicial, a InDriver oferecerá isenção de taxas.

A ideia do aplicativo InDriver

O InDriver foi criado em 2012, em Yakutsk, Rússia. A cidade é conhecida como a cidade mais fria do mundo.

A ideia surgiu de um grupo de estudantes como alternativa aos altos valores cobrados por taxistas durante as festas de Natal. Sobretudo nos dias mais frios, quando a temperatura chega a – 45 graus Celsius.

O grupo criou numa rede social russa uma página de motoristas independentes. Nela, os participantes podiam pedir viagens e ofertar preços.

Portanto, os motoristas interessados entravam em contato diretamente com o passageiro para acertar a viagem.

A empresa diz ter hoje mais de 29 milhões de usuários em 200 cidades de 25 países.

O InDriver chegou ao Brasil em 2018 e afirma já operar em 24 cidades de 17 Estados. Incluindo Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

Na capital paulista, a operação está em testes com 20 mil motoristas.

Como funciona?

Em linhas gerais, o inDriver é um aplicativo similar ao Uber, ao 99 e ao Cabify. Os usuários podem contratar um motorista para levá-los de um ponto a outro da cidade.

No entanto, pagando valores mais acessíveis do que táxis ou outras alternativas de transporte.

A diferença está na forma como o preço é definido. Enquanto os demais serviços funcionam com uma espécie de “tarifa dinâmica”, o inDriver permite que o usuário defina o valor da corrida.

Ao inserir um endereço de origem e um endereço de destino você informa ao aplicativo quanto pretende pagar pela corrida. Se o seu valor for razoável e algum motorista topar fazer o trajeto pelo valor que você ofereceu, então ele poderá pegar a corrida.

Portanto, de nada adianta tentar oferecer um valor muito abaixo do que a média. Isso pode fazer com que ninguém se interesse pela sua proposta.

Contudo, os motoristas podem fazer uma contraproposta ao valor. A corrida é aceita somente se ambos concordarem.

Como baixar?

O aplicativo está disponível na Play Store. É só baixar e realizar seu cadastro.

É preciso informar dados como número de telefone, nome completo e CPF. Além disso, é preciso autorizar o app a ter acesso a sua localização.

Feito isso, basta inserir os dados de origem e destino. Se desejar, o usuário poderá informar a tarifa máxima que pretende pagar e aguardar até que os motoristas recebam a proposta.

Lembre-se que eles podem aceitá-la ou não, ou ainda fazer uma contraproposta.

Para que não haja risco dos valores ofertados serem muito baixos ou muito altos, o app indica um valor razoável.

No que diz respeito à forma de pagamento, ao menos por enquanto o único meio possível é o dinheiro. Cartões de crédito e débito ainda não são aceitos.

Para os motoristas, uma vantagem é que não há nenhuma comissão a ser paga ao aplicativo. Isso permite que eles possam ter mais liberdade para negociar as corridas enquanto cartões não são aceitos.

Por fim, antes de escolher um motorista é possível conferir mais informações sobre ele, como dados do veículo, nome completo e a avaliação média dos usuários.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile