Início Notícias Carreiras Como conseguir o primeiro emprego: veja 7 dicas para se inserir no...

Como conseguir o primeiro emprego: veja 7 dicas para se inserir no mercado

0
0
(0)


Está querendo se inserir no mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar? FinanceOne te ajuda com algumas dicas para conseguir o primeiro emprego.

Esse é um desafio pelo qual todos os profissionais já passaram um dia, mas poucos falam realmente como fizeram. Afinal, o que é preciso para conquistar uma vaga sem experiência?

Se você tem indicações, isso vai ficar bem mais fácil. Mas se não é o seu caso, saiba que nem tudo está perdido. Saiba como a seguir!

Como conseguir o primeiro emprego?

Se você quer conseguir o primeiro emprego, precisa saber que não basta mandar currículo. Isso mesmo, existem alguns passos que você precisa dar para ser mais chances de sucesso.

A seguir, listamos 7 dicas para conquistar sua primeira vaga!

1. Faça networking

Sim, mesmo se você nunca trabalhou ou teve contato com o mercado de trabalho, pode e deve fazer networking. Seja na faculdade, conversando com outros amigos que já trabalham ou participando de eventos da sua área de interesse.

O Networking pode ser uma ferramenta poderosa para a inserção no mercado. Por meio dele, você pode não só conseguir indicações, como também se apresentar e colocar a disposição para possíveis oportunidades.

2. Seja assertivo na busca por vagas

Se você nunca trabalhou, não adianta mandar currículo para vagas que exigem experiência. Comece de baixo!

Sim, as vagas que não requerem experiência são mais raras e, geralmente, pagam menos.

Mas lembre-se que você só está começando. Esse é apenas o primeiro rumo ao seu sucesso profissional.

Então procure vaga de primeiro emprego que estão dentro do seu perfil. Além de ter mais chances de ser contratado assim, vai evitar o desgaste de ser recusado inúmeras vezes por não corresponder ao que a empresa quer.

Menina sorri em frente e um computador
Conseguir o primeiro emprego requer preparação

3. Busque experiências

Uma das principais queixas de quem quer conseguir o primeiro emprego é que a maior parte das vagas exige experiência. Mas o que muitos não se tocam é: nem sempre a empresa requer experiência profissional.

Talvez você nunca tenha trabalhado de forma remunerada e registrada antes, mas outras atividades podem contar:

  • atividades extracurriculares
  • trabalho voluntário
  • participação em eventos
  • bicos

Todas essas são oportunidades para você adquirir experiência na área em que deseja trabalhar. Mesmo que não seja pago, poderá fazer uma grande diferença no seu currículo.

4. Crie oportunidades para o seu primeiro emprego

Já pensou em adotar uma postura menos passiva na busca pelo seu primeiro emprego? Não? Então FinanceOne explica!

Ao invés de esperar que surjam vagas no seu perfil, faça uma autoanálise e identifique: com o que eu poderia trabalhar? O que eu sei fazer de melhor? Como posso ajudar outras pessoas?

Feito isso, encontre empresas (as pequenas podem te dar mais fácil acesso) que tenham interesse nesse serviço. Vá até elas e ofereça o seu trabalho.

Por exemplo: imagine uma pessoa que é ótima com diagramação. Mesmo que ela nunca tenha trabalho com isso, pode se oferecer para fazer os banners e divulgação do mercadinho de seu bairro, por exemplo.

Ou uma dona de casa que sabe tudo sobre limpeza doméstica. Ela pode oferecer seus serviços a uma amiga que já trabalha fora e não está conseguindo dar conta de tudo sozinha.

5. Prepare-se para a entrevista de primeiro emprego

Muitos pesquisam tudo sobre como montar um currículo, mas esquecem de se preparar também para a entrevista do primeiro emprego. Mas fique atento, pois esse é um momento crucial.

É na entrevista que o recrutador vai decidir se te dará a oportunidade ou não. Mesmo que tenha feito muitos trabalhos voluntários, vários cursos e tenha ótimos diplomas, precisa se sair bem nessa etapa.

Faça simulações de entrevista de emprego com algum colega que tenha experiência nisso. Ou, se possível, busque um orientador de carreira que possa avaliar seu estilo de comunicação e sinalizar possíveis erros na sua postura.

Todas essas dicas farão a diferença. Mas todas elas se resumem em uma frase: prepare-se da forma que puder! Seja praticando, estudando, conhecendo pessoas.

Você pode começar a colocá-las em prática hoje mesmo!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que também estão em busca de uma vaga!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile