Tempo de leitura: 5 minutos

Calculadora do Saldo do FGTS

FGTS: o que é e quem tem direito?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido pela sigla FGTS, é um dos principais direitos dos empregados, previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi criado em 1966 para proteger os profissionais brasileiros demitidos sem justa causa.

O valor do FGTS corresponde a 8% de cada salário recebido pelo trabalhador em todas as empresas que passou (como CLT). O depósito é feito pelo seu empregador e dentro do prazo de um ano, por exemplo, o valor depositado na conta de FGTS já corresponde a um salário inteiro.

É importante lembrar que essa conta é vinculada à Caixa Econômica Federal e podem existir contas ativas e contas inativas.

  • A conta ativa corresponde a seu emprego vigente. Se você possui mais de um emprego de carteira assinada, por exemplo, você possui duas contas ativas.
  • As contas inativas fazem jus aos empregos anteriores e são valores retidos. 

Atualmente, já existem maneiras de ter acesso às contas inativas como o saque aniversário, o saque emergencial do FGTS que ocorreu diante da pandemia da Covid-19 e outras possibilidades que são periodicamente concedidas pelo Governo Federal.

O FGTS também é um valor que pode ser utilizado para a oportunidade de adquirir um patrimônio, como o financiamento de uma casa própria. De acordo com o site do FGTS, hoje, o benefício é uma das formas mais importantes de financiamento habitacional.

Ou seja, o FGTS possui um valor muito importante na vida de cada brasileiro.

Como saber o saldo do FGTS?

Para ter acesso ao saldo de seu FGTS, é preciso realizar a consulta diretamente com a Caixa Econômica. 

Existem duas maneiras de ter acesso ao valor disponível em suas contas: através do app FGTS ou ainda por meio de consulta online através do Site da Caixa

Para ambos, você precisa informar o número do seu CPF, NIS ou e-mail cadastrado e uma senha de acesso. Ao logar, a Caixa fará a confirmação de algumas informações suas como locais que você trabalhou e outros dados pertinentes para confirmar se é você, de fato, que está acessando o saldo do FGTS.

Existe a possibilidade de receber um SMS da Caixa para receber atualizações mensais sobre a regularidade de depósito do FGTS. Mas, para isso, é necessário realizar a solicitação em uma das duas vias informadas acima: via app ou site.

Quanto a empresa paga de FGTS?

Por Lei, a empresa deve depositar um valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. 

Descontos do FGTS no salário do trabalhador

Vale destacar que o FGTS não possui desconto no salário do funcionário, pois essa é uma obrigação da empresa para com o colaborador.

FGTS: como funciona o saque?

Para realizar o saque rescisório do seu FGTS integralmente, você precisa ser demitido do trabalho sem justa causa. Para isso, o seu empregador fornecerá documentos para essa solicitação junto à Caixa Econômica Federal.

Para outras modalidades, como o acordo de desligamento e demissão pelo funcionário, também é possível retirar uma parte do FGTS, mas não em sua totalidade.

Há ainda o saque aniversário do FGTS, onde o trabalhador pode retirar uma parte do FGTS no mês de seu aniversário. Para essa opção, é necessário solicitar junto a Caixa, já que existem algumas consequências para essa modalidade.

O que é o FGTS inativo?

O FGTS inativo diz respeito às contas de locais anteriores de trabalho as quais você não realizou a retirada do dinheiro. Como o saque do FGTS é uma opção “nova” no mercado de trabalho, existem muitos trabalhadores com anos de experiência que possuem valores em contas inativas da Caixa.

Como calcular a multa do FGTS?

A multa do FGTS é um direito garantido ao trabalhador demitido sem justa causa, onde ele recebe o valor de uma multa sobre 40% do valor disponível em seu FGTS. Ou seja, ao ser demitido sem justa causa, você recebe o valor integral do seu FGTS + multa rescisória.

Para chegar ao valor, basta calcular quanto é 40% do valor disponível em sua conta do FGTS. Para isso, multiplique por 40 o valor disponível e depois, divida por 100.

Como é feito o cálculo de rescisão do trabalho intermitente? 

De acordo com a Portaria nº 439 do Ministério do Trabalho:

Art. 5º As verbas rescisórias e o aviso prévio serão calculados com base na média dos valores recebidos pelo empregado no curso do contrato de trabalho intermitente.

Parágrafo único. No cálculo da média a que se refere o caput, serão considerados apenas os meses durante os quais o empregado tenha recebido parcelas remuneratórias no intervalo dos últimos doze meses ou o período de vigência do contrato de trabalho intermitente, se este for inferior.

Como calcular minha rescisão do FGTS?

Para realizar o cálculo de rescisão do FGTS, conte com o FinanceOne. Use a Calculadora de Saldo do FGTS. É muito simples, fácil e rápido!

  • Primeiro, informe o seu salário bruto.
  • Depois, insira o saldo anterior. Ou seja, o valor total disponível em seu FGTS tirando o valor da atual empresa.
  • Em seguida, informe a data inicial na empresa.
  • Informe também a data de saída.
  • Por fim, clique em calcular.

Pronto! Viu como é fácil? Agora você já tem o Cálculo de Saldo do FGTS sem precisar ficar quebrando a cabeça!

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?