Tempo de leitura: 2 minutos

Financiamento de bem durável

Calcula o valor presente do financiamento de um bem durável, como por exemplo: móveis e eletrodomésticos, e a taxa de financiamento da compra.


Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser usados várias vezes e durante um longo período, como geladeiras, fogões, computador, entre outros. E você sabia que é possível fazer um financiamento deles? O financiamento de bem durável é, na maioria das vezes, realizado por meio da loja onde é feita a compra. A loja faz intermediação entre o consumidor e banco. Há, no entanto, lojas que têm sua própria financeira, como é o caso das Casas Bahia e Magalu.

Qual o tipo de financiamento pode ser feito?

A única opção de financiamento para um bem durável é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Nesse caso, a loja vendedora dá ao banco a garantia de que o cliente irá pagar o financiamento. As taxas de juros podem variar de acordo com a loja. No entanto, elas são fixadas na hora da compra e não sofrem alterações ao longo das prestações. Além disso, no CDC também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os comerciantes podem oferecer como forma de pagamento do financiamento as opções de boleto bancário, parcelamento com cheque e cartão da própria loja. E para não ser surpreendido na hora de fazer o seu financiamento de bens duráveis, a dica é utilizar a calculadora do FinanceOne. Usando a nossa calculadora você consegue consultar quais as variáveis do financiamento. Informe as seguintes informações:

  • valor do bem;
  • número de parcelas;
  • valor da parcela;
  • data da primeira parcela.

E se as prestações atrasarem?

Quando o consumidor deixa de pagar as prestações antes de o financiamento terminar, o nome dele poderá entrar no cadastro de inadimplentes, como o SPC e Serasa.  Se isso acontecer, ele não vai poder realizar outros financiamentos. Em caso de atrasos, os clientes devem ficar atentos às multas e juros cobrados:

  • Os juros por mês não podem ultrapassar 1% do total da dívida;
  • A multa paga não pode ser maior que 2% em relação ao total da dívida.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?