DAI hoje - Valor e Cotação

BRL
USD
EUR
daiDai (DAI)
R$5,31
daiDai (DAI)
$ 1.01
daiDai (DAI)
0,850383
Tempo de leitura: 4 minutos

A DAI é uma criptomoeda disponível no mercado financeiro para que os investidores possam aplicar o dinheiro. Diferentemente dos outros criptoativos, a DAI não sofre oscilações em seu preço de negociação.

Essa moeda digital tem como objetivo ter um valor fixo. Por esse motivo, ela é conhecida como stablecoin e é ideal para quem quer fortalecer a carteira de investimentos em dólar.

Porém, assim como todo investimento, também contém riscos, mesmo que a volatilidade não seja um problema.

Antes de começar a investir na criptomoeda é muito importante que você conheça a DAI, saiba como funciona e as vantagens e desvantagens dela.

O que é DAI?

Você já sabe que a DAI é uma criptomoeda, chamada de stablecoin, que significa ser uma moeda digital que mantém o preço constante. Sendo assim, ela não costuma sofrer variações ao longo dos anos.

E para quem não sabe, a DAI é uma moeda digital descentralizada que tem como principal objetivo manter o seu preço de negociação no valor de um dólar americano.

Além disso, essa moeda digital foi construída tendo como base a tecnologia blockchain da plataforma Ethereum. Por esse motivo a DAI é chamada de segunda geração.

Outra informação importante é que a DAI é a sigla do código para a moeda que é conhecida como MakerDao.

Como funciona a cotação da criptomoeda DAI?

Para quem tem curiosidade para saber como funciona a DAI, ela tem governança da plataforma Maker, que como já foi dito acima é descentralizada e utiliza a tecnologia e os princípios do blockchain.

Mas o que isso significa? Na prática, faz uso de mecanismos de regulação de preço. Para que, dessa forma, seja possível manter a cotação de um dólar.

E o melhor é que a moeda digital pode ser utilizada de diversas formas. A DAI ainda é aceita em pagamentos digitais, pode ser adotada em transferências ponto a ponto (P2P) ou até mesmo para a substituição às remessas de câmbio.

Agora, para usar a DAI é preciso oferecer uma espécie de margem de garantia, que costuma ser de 150% do montante da criptomoeda que você deseja usar. E como isso é realizado? Por meio de contratos inteligentes, que usam a estrutura da Ethereum.

Diferentemente das outras moedas digitais, o processo de mineração da DAI não está previsto. Mas ela pode passar pela liquidity mining, em que os operadores que trazem liquidez ao mercado são recompensados com unidades da moeda.

Mesmo com o valor de mercado estável, próximo a um dólar, a capitalização varia.

Quais as vantagens e desvantagens da moeda DAI?

Assim como toda moeda digital, a DAI conta com muitas vantagens, que podem favorecer sua aquisição. Um dos principais pontos favoráveis é com relação ao dólar, que, graças à sua manutenção, permite protegê-la contra a desvalorização do real.

Além disso, ela conta com uma excelente transparência e acessibilidade, ainda tem uma governança que é fortalecida pelo envolvimento dos detentores dos tokens. Logo, acaba que a participação de todos é potencializada.

O seu crescimento também é um ponto muito favorável. Isso porque à medida que sua adesão cresce mais carteiras e outras ferramentas passam a aderir.

Também vale ressaltar a chance de obter moedas pelo staking. Isso funciona pela manutenção das moedas DAI na carteira, com remuneração de taxa dada pela própria comunidade.

Quais são os riscos de investir em DAI? É seguro?

Além de vantagens, é preciso saber e compreender se a DAI tem riscos a serem analisados e avaliados como uma forma de cautela. Esses riscos podem se tornar desvantagens, mas ao mesmo tempo um alerta.

+ Criptomoedas para iniciantes: como funcionam as moedas digitais

E como você já pôde ver, a DAI tem menos riscos quanto à volatilidade – diferentemente das outras moedas mais conhecidas. Isso ocorre já que o preço de comercialização tende a se manter.

Mas, se pela volatilidade ela não aparenta riscos, não se pode dizer o mesmo no que envolve a liquidação. Afinal, já que o funcionamento exige o pagamento de uma margem de garantia, os valores podem ser utilizados em caso de recessão de mercado.

Tem também o fato que caso você fique abaixo do limite obrigatório, pode ter que pagar uma multa.

Últimos Artigos sobre Criptomoedas

Entenda a variação do câmbio e como conseguir melhores preços

A variação do câmbio ocorre por diversos motivos, mas você sabe quais são eles? Entenda, para conseguir melhores preços.

Dólar abaixo de R$5: cenário passageiro ou tendência para 2021?

Investidores que acompanham o mercado cambial se depararam com uma ótima notícia essa semana: a queda do dólar. Em vários dias, o dólar chegou...

Como comprar dólar com cartão de crédito

Vai viajar para o exterior? Quer comprar dólar com cartão de crédito? Acha que isso não é possível? As casas de câmbio permitem que...

Real Digital: o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

O Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira, conhecida como Real Digital. A instituição divulgou, no dia 24 de maio, os critérios...

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui