Comparativo de compra a prazo

Compara os parcelamentos de compra oferecidos na aquisição de um bem por lojas concorrentes.

Informações das lojas:

Nome da loja Nº de parcelas Valor do bem Juros ao mês Valor do frete Adicionar Remover

Como usar o comparativo de compra à prazo?

Para calcular sua compra à prazo com o FinanceOne é muito simples, fácil e gratuito!

  • Primeiro, informe o nome do bem de consumo que você deseja adquirir;
  • Em seguida, acrescente o nome da loja que você está pesquisando;
  • Depois, informe o valor do bem e a porcentagem de juros ao mês;
  • Agora, insira o valor de frete da compra, caso haja esse tipo de cobrança;
  • Clique no + se quiser acrescentar outras lojas no comparativo.
  • Por fim, pressione o continuar.

O melhor é que a ferramenta dá a possibilidade de você comparar várias lojas e assim, ter uma dimensão de qual o seu bem custará menos.

Como calcular juros de compra parcelada?

O jeito mais prático de calcular o valor pago de juros numa compra é multiplicando o valor pago em cada parcela pela quantidade de parcelas. Depois do resultado, realize a diferença entre o valor da compra à prazo e o valor à vista.

O valor final dessa operação será a quantidade de juros pagos por essa compra.

O que é compra à prazo?

Nada mais é do que aquele produto ou serviço que adquirimos dentro da modalidade parcelada. 

Entretanto, esse é um tipo de aquisição em que é preciso estar atento. Isso porque existem lojas e comércios que cobram um valor a mais para quem deseja parcelar a sua compra.

Por isso, sempre que você for realizar uma compra e optar pela modalidade à prazo, escolha o melhor valor e, de preferência, sem juros.

Mas, como nem tudo é do jeito que a gente quer, vão ter horas que não haverá formas de fugir. Então, entenda a melhor maneira de como fazer uma compra à prazo.

O que vale mais a pena: pagamento à vista ou parcelado?

Já parou para pensar no que é melhor para o seu bolso? E quando optar pela compra à vista ou pela parcelada?

Nesse sentido, é sempre bom analisar o que vai ser melhor para o seu bolso.

Compra à vista

Uma compra à vista sempre vai valer a pena se você estiver com a quantia em mãos e não possuir outras contas pendentes. Ainda assim, se você não quiser gastar todo o seu dinheiro de uma vez, veja se a aquisição possui desconto se for à vista.

Se houver alguma condição diferente, ou ainda um desconto que faça a diferença no seu bolso, invista na compra à vista. 

Compra parcelada

Agora, se o bem ou serviço que você está adquirindo é indispensável e não possui um desconto para a compra à vista, opte pela compra à prazo.

Um bom jeito de avaliar a melhor forma de fazer uma compra é pensando se é bem momentâneo ou de longo prazo. Caso seja algo momentâneo, como uma as compras do mês ou um calçado, por exemplo, opte por comprar à vista.

Caso a compra seja de um bem de longo prazo, como um eletrodoméstico, compre à prazo, sem juros.

Em última circunstância, opte por uma compra à prazo com juros. Muitos locais possuem juros abusivos e às vezes, dependendo da quantidade de parcelas, você acaba pagando o dobro do que aquele bem ou serviço custaria numa compra à vista.

Se ainda estiver com dúvidas sobre a melhor forma de pagamento, a nossa ferramenta Comparativo de compra à vista e à prazo poderá ajudar nessa questão.

Como funciona uma compra parcelada com juros?

Desconfie toda vez que você ver uma loja que oferece compras em muitas parcelas. Afinal, empresas de varejo tentam de toda maneira convencer de que com muitas parcelas, o valor fica acessível.

É nessa vulnerabilidade que essas empresas aplicam os juros e outras taxas. Os juros, por exemplo, nunca vão aparecer de fato para você. Isso porque, muitas vezes ele já estará embutido no valor final do produto. 

Mas quando você possui ciência o quanto esse valor representa de aumento no seu produto, aí sim as coisas ficam mais esclarecidas.

Mulher jovem com cartão de crédito e celular na mão ao lado de sacolas de compras coloridas
Compras parceladas podem tornar a renda mensal comprometida

Não existe um valor fixo para o acréscimo de juros. Ou seja, é o comércio quem decide o quanto de juros quer aplicar por uma compra parcelada.

Por isso, quando não houver escolha e der apenas para adquirir um bem à prazo, com juros, opte pelo que possui a menor taxa.

É possível adquirir algo acima do limite do cartão parcelado?

Somente se o seu cartão de crédito permitir. Mas, para evitar transtornos, a melhor opção é checar com a administradora do seu cartão.

Compras parceladas influenciam no limite do cartão de crédito?

Sim, influenciam. Afinal, o limite é um valor estipulado de quanto você pode gastar em determinada compra com o seu cartão de crédito.

Atualmente, a maioria dos cartões desconta o valor total do seu limite, mesmo que você tenha adquirido um bem com prestações bem menores do que o valor total da aquisição.

No entanto, existem cartões que descontam do limite somente o valor da parcela que você está pagando. De todo modo, a melhor maneira é checar com a seguradora do cartão.

Tem como parcelar compras com cartão de débito?

Não é possível realizar uma compra à prazo num cartão de débito. Afinal, esse tipo de cartão desconta diretamente do valor que está disponível em sua conta.

Então, o cartão de débito só pode ser utilizado para compras à vista. Mas não caia na bobeira de comprar no débito sem ter dinheiro em conta. Todo valor gasto que não está disponível em sua conta cai em Cheque Especial, um dos tipos de empréstimo mais perigosos do mercado financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?