Bitcoin hoje - Valor e Cotação

BRL
USD
EUR
bitcoinBitcoin (BTC)
R$183.879,34
bitcoinBitcoin (BTC)
$ 36,370.00
bitcoinBitcoin (BTC)
30.300,76

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está minimamente inteirado sobre o mundo dos investimentos, certamente ouviu falar sobre Bitcoin e pesquisou sobre sua cotação. Ela é uma criptomoeda que tem apresentado saltos de preços elevados.

Com a possibilidade de grandes rendimentos, investir em Bitcoin está se tornando uma prática comum desde sua criação, em 2008.

Mas afinal, o que é essa criptomoeda, como funciona sua cotação e como comprar? As respostas para essas perguntas você confere a seguir!

O que é Bitcoin?

Como já mencionado, Bitcoin é uma das principais criptomoedas do mercado. Ela é uma moeda usada somente para transações virtuais.

Sem necessidade de intermediação de bancos, o investidor compra e as armazena em uma carteira virtual. Esses Bitcoins podem ser transferidos de forma anônima e irreversível para outras carteiras, de pessoas físicas ou jurídicas.

notebook com tela dourada e imagem do bitcoin
Moeda Bitcoin, uma criptomoeda que tem apresentado saltos de preços elevados

Tudo isso é feito por meio de um sistema conhecido como Blockchain. As transferências possuem uma assinatura exclusiva que garante a segurança da operação.

Como funciona a cotação do Bitcoin?

A cotação do Bitcoin, assim como a do dólar, funciona com base na lei da oferta e da demanda. Se a quantidade da moeda no mercado é pequena em relação à procura ela se valoriza.

Por outro lado, se muitas pessoas resolvem vender, a quantidade aumenta e o preço diminui.

Isso, somado ao fato de que o Bitcoin não é regulamentado por nenhum órgão e não é lastreado a nenhum outro ativo. O que a torna um investimento exposto fortemente à especulação.

Como comprar Bitcoins

Para comprar Bitcoins é preciso fazer o cadastro em uma exchange, que são as plataformas onde se realizam essas operações. Antes, porém, pesquise sobre o assunto para entender o investimento e o momento do mercado.

Com o cadastro realizado o investidor deve realizar uma transferência bancária para a empresa e pode comprar quantas criptomoedas quiser ou frações dela.

Para vender as Bitcoins a operação também é feita por meio de uma exchange. Mas atenção: o preço da moeda pode sofrer altas variações em questões de minutos. Por isso é importante entender o que está fazendo.

Como surgiram as Bitcoins

O Bitcoin foi criado em 2008, época de uma das maiores crises econômicas do mundo. Em janeiro de 2009, as primeiras transações começaram a ser feitas com a primeira versão da moeda, Bitcoin 0.1. No final do mesmo ano, surgiu a segunda versão, Bitcoin 0.2.

Nas primeiras transações o valor da taxa de câmbio entre o Bitcoin e o dólar foi estabelecido pelo New Liberty Standard.

A primeira transação dessa moeda digital foi efetuada por Satoshi Nakamoto, programador, e Hal Finney, ativista criptográfico. Em 2010, a criptomoeda começou a crescer, com o lançamento da versão 3.0.

Em novembro desse ano, o valor total negociado ultrapassou 1 milhão de dólares. Em dezembro foi lançado o primeiro aplicativo para transações em mobile chamado Bitcoind.

Três anos depois, em 2013, começou um grande crescimento com o lançamento da versão 0.8. Em 2019, o valor do mercado ultrapassou 1 bilhão de dólares.

Tem interesse por mais conteúdos sobre Bitcoin? Então confira o que o FinanceOne separou para você:

Últimos Artigos sobre Criptomoedas

Real Digital: o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

O Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira, conhecida como Real Digital. A instituição divulgou, no dia 24 de maio, os critérios...

Com as inovações do setor bancário, como fica o mercado de câmbio?

O setor bancário tem inovado bastante nos últimos anos, tanto na segurança quanto na melhoria de experiências do cliente com o setor financeiro e...

Mercado cambial: conheça os conceitos básicos

Sempre que vamos viajar para outro país é preciso fazer uma operação de câmbio. Em termos simples, é a compra de moeda de outro...

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Você já realizou compras internacionais com o cartão de crédito, seja pela internet ou durante uma viagem? Se a resposta foi sim, pode ser...

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui