Tempo de leitura: 5 minutos

Cálculo de Índices

Os índices financeiros são métricas utilizadas por vários órgãos para controlar demandas do universo econômico brasileiro.

Por meio desses indicadores é possível entender como anda a economia doméstica, as exportações, investimentos, a inflação no país e os valores dos produtos que chegam até o consumidor. 

Índices Financeiros são tão importantes que passaram a compor o crescimento de várias outras demandas na economia. Afinal, eles passaram a ser indexadores. 

Ou seja, o aumento ou diminuição de preços de diversos produtos e serviços são baseados no comportamento desses indicadores ao longo de um período.

Uma dificuldade encontrada por quem utiliza diretamente os indicadores financeiros é a forma como eles são calculados. Isso porque muitos deles levam em consideração o comportamento de outros mercados para chegar a seu valor final.

Por isso, é essencial aguardar o fechamento de cada prazo determinado pelo órgão responsável e não sair se aventurando sozinho por aí, fazendo as contas por conta própria.

Para entender melhor quais são esses Índices Financeiros, apresentamos a vocês a Calculadora de Índices Financeiros do FinanceOne. Todos os indicadores listados abaixo estão disponíveis para consulta. 

Assim, você realiza os cálculos de reajuste baseados nos valores oficiais dos órgãos responsáveis por cada Indicador ou Taxa.

Para você, que ainda não entende a importância de cada um desses indicadores, confira um resumo sobre cada um deles e para que são utilizados como reajuste.

IGP-DI:

O Índice Geral de Preços – Distribuição Interna é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia. Seu cálculo é feito através da verificação de toda a sua cadeia produtiva: o preço das matérias-primas agrícolas e industriais, o preço de produtos intermediários, bem como bens e serviços finais feitos pelo Brasil. Ou seja, o IGP-DI não considera as importações feitas para o solo brasileiro.

IGP-M:

O Índice Geral de Preços – Mercado também é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia. É um indicador que mostra a variação de preços em produtos, utilizando a inflação brasileira como base. É bastante reconhecido no mercado como a “inflação do aluguel”, por ser o principal indexador de renovação de contrato de locações comerciais e residenciais.

INCC:

O Índice Nacional de Custos de Construção é realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia. Sua função é monitorar o aumento de serviços e materiais usados em construções habitacionais. E é utilizado também como indexador para o reajuste de parcelas de construções habitacionais que ainda estão na planta.

Chaveiro com formato de casa na cor bege
INPC monitora aumento de serviços e materiais usados em construções habitacionais

IPCA:

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Atualmente, o IPCA é o índice oficial utilizado para calcular a inflação brasileira. É um indexador muito importante para a economia, afinal, é através dele que é possível gerar a Taxa Selic, que determina o rendimento de aplicações mais conservadoras como a poupança e investimentos de renda fixa.

IPC-Br:

O Índice de Preços ao Consumidor é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia. Esse indicador calcula um conjunto fixo de bens e serviços para a população situada entre um e 33 salários mínimos. É um outro instrumento utilizado para avaliar a inflação no Brasil.

IPC-Fipe:

O Índice de Preços ao Consumidor é realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Diferentemente do IPC-Br, o IPC-Fipe é regional e calcula o custo de vida e famílias entre um e 10 salários mínimos na capital de São Paulo. Utilizado como um termômetro de como a economia se comporta na maior capital do país.

Tabela Fipe:

A Tabela Fipe é calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Atualmente, essa tabela é utilizada como parâmetro para o preço de venda de automóveis no geral, como carros, motocicletas e caminhões. Com essa tabela, você pode saber qual o valor de venda atual de um veículo a partir da marca, ano e modelo.

INPC:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é um indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Essa é uma ferramenta utilizada para mensurar o poder de compra de famílias entre um e cinco salários mínimos das principais capitais brasileiras.

É usado como indexador para metas de fundos de pensão e verifica como a inflação afeta pessoas em maior situação de vulnerabilidade.

Como calcular os índices financeiros?

São tantos índices que dá até para se perder, não acha? Pois é. Agora você não precisa mais ficar se preocupando em fazer cálculos por conta própria e ficar quebrando a cabeça por aí.

Use as Calculadoras de Reajuste do FinanceOne para ganhar tempo! Nossas calculadoras possuem os valores corretos e atualizados.

Basta selecionar o Índice no Menu Principal da página e procurar pelo indexador correto.

Ah, não se esqueça que não dá para ver períodos à frente, até porque, a maioria desses Indicadores são calculados mensalmente. Isso significa que se você quiser saber o valor de um indicador de julho, por exemplo, só será possível saber no início do mês de agosto.

Bons cálculos!

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?