Ao fechar uma compra, você tem dúvidas entre pagar à vista ou parcelado? Pois é, esse dilema está presente no dia a dia dos brasileiros. Para te ajudar a solucionar essa dúvida e encontrar a melhor forma de pagamento, o FinanceOne tem a calculadora de Comparativo entre compra a prazo X compra à vista.
A utilização é bem simples. É necessário apenas inserir os seguintes valores:
- Valor do produto à vista;
- Número de parcelas;
- Valor da parcela.
Pronto! Em poucos segundos, o sistema indicará a opção com menor valor presente da compra. Assim, você poderá escolher qual a melhor alternativa de pagamento. Por isso, salve este link para sempre usar a Calculadora do FinanceOne na hora de fechar as compras. De forma a facilitar e otimizar suas decisões.
À vista ou parcelado? Avalie os fatores
A decisão sobre fechar uma compra à vista ou parcelada deve levar em consideração alguns fatores. O principal deles é a cobrança de juros.
O pagamento a prazo desencadeia na cobrança de juros, que é muito alta no Brasil. Esses encargos podem impactar a capacidade de pagamento dos parcelamentos assumidos. Portanto, a dica é: se você tiver dinheiro na conta ou em espécie, prefira pagar à vista. É possível ainda conquistar bons descontos com a barganha.
Caso você tenha dinheiro para comprar algo, mas está aplicado em investimentos, será necessário fazer contas. Talvez seja preciso considerar questões como os impostos cobrados e o prazo de carência do seu investimento.
Algumas aplicações possibilitam que o dinheiro seja resgatado antes do prazo, porém outros, não. Por exemplo, a previdência privada. Ela possui impostos que podem fazer com que o pagamento à vista não seja lucrativo no final das contas.
E quando não se tem dinheiro?
No caso de não ter dinheiro na conta ou em espécie, o recomendado é evitar as compras. Só abra uma exceção se for urgente. Nas situações em que não é possível deixar de comprar um item, evite o parcelamento com juros e organize bem seu planejamento financeiro.
Veja sempre suas possibilidades de pagamento das faturas do cartão de crédito. Se o pagamento for à vista com o cartão de crédito, você garante que no próximo mês o seu limite estará livre. Para quem participa de programas de fidelidade, como troca de pontos por milhas ou pontos que rendem presentes, cada compra conta. Nesse contexto, sempre vale a pena comprar com o cartão. À vista ou parcelado.
Enquanto para aqueles que não participam desses programas, pagar as contas com o cartão é uma maneira de facilidade e benefício de pagar com até 40 dias. Mas, sempre é importante ter cuidado. Lembre-se que se você não tiver como pagar, as taxas são altíssimas.
Portanto, avalie com cautela as opções e escolha a que melhor se encaixar no seu orçamento, sem te deixar no aperto.