Comparativo de compra a prazo x compra à vista

Compara o parcelamento oferecido na aquisição de um bem com o seu pagamento à vista.


Compra à vista:

Compra a prazo:

Como utilizar?

Para utilizar o Comparativo de compra à prazo ou à vista, é bem simples e fácil. Basta seguir o passo a passo:

  • Primeiro, informe o valor do bem que você deseja adquirir à vista;
  • Em seguida, insira o número de parcelas;
  • Depois, informe a porcentagem dos juros ao mês;
  • Por fim, clique no calcular.

Pronto! Agora você já sabe se a compra parcelada vale a pena ou não para o seu bolso.

O que é melhor, comprar à vista ou parcelado?

De início, esse questionamento pode parecer simples, mas essa é uma das principais dúvidas que surgem na hora de realizar a aquisição de um bem um pouco mais caro.

Por mais que uma compra à vista pareça uma boa opção, muitas vezes, uma compra à prazo também pode ser vantajosa. Principalmente porque não vai comprometer todo o seu orçamento. 

No entanto, é preciso permanecer atento aos juros que certas compras parceladas exigem. Alguns são abusivos e fazem com que você pague até o dobro do valor proposto na compra à vista.

Por isso, ao surgir essa dúvida, consulte o Simulador de compra à prazo ou à vista do FinanceOne e veja o que é melhor para o seu orçamento financeiro.

Na sequência, saiba as vantagens e desvantagens de cada uma.

Vantagens de uma compra à vista

Talvez, a principal vantagem da compra à vista é a não permanência de uma dívida a longo prazo. Ao realizar uma compra dessa forma, você possui um gasto único. 

Ou seja, se você possui o valor para comprar à vista e tem a certeza de que esse dinheiro não fará falta no caso de um imprevisto, invista nesse tipo de compra.

E quando uma compra apresentar um bom desconto à vista, também seria vantajoso o investimento.

Há ainda outros casos em que uma compra à vista é um bom negócio. São esses:

  • Bens de consumo linha branca;
  • IPVA e IPTU;
  • Compra de carro zero.

Desvantagem de uma compra à vista

A desvantagem está justamente na parte que se refere ao futuro. Imprevistos acontecem com frequência, portanto, ao realizar uma compra à vista, certifique-se de que ainda restou uma reserva financeira para essas situações imprevisíveis.

Vantagens de uma compra à prazo

A compra parcelada é um hábito bem brasileiro e apresenta muitas vantagens!

Ao realizar uma compra parcelada, você está comprometendo um pequeno valor para pagar mensalmente. Isso faz com que você possa utilizar o seu dinheiro com mais sabedoria e se programar para pagar aquele valor durante a quantidade de meses determinada.

Mulher em uma loja com cartão na mão e sacolas coloridas no braço
Compra à prazo pode ser uma boa alternativa quando não se tem dinheiro no momento

Além disso, a compra à prazo é vantajosa quando não há a incidência de juros. A aplicação de juros em uma compra vai depender do local onde você está adquirindo, entretanto, é preciso ficar de olho em quanto é esse valor. 

Às vezes, uma compra possui a aplicação de juros, mas eles não são altos. Então, se os juros couberem no seu orçamento, pode ser uma boa opção adquirir esse bem.

Por isso, saiba utilizar o seu cartão de crédito com cautela.

Desvantagem das compras à prazo

Uma compra à prazo pode possuir muitas desvantagens, por isso, é muito importante estar atento aos valores e condições que essa compra exige.

Entre as desvantagens estão o comprometimento que essa compra causará ao limite do seu cartão de crédito. Ao realizar uma aquisição que chegue próximo ao seu limite, significa que você terá aquele valor comprometido pelos próximos meses.

Por isso, se certifique sempre de possuir uma reserva financeira para conseguir arcar com “surpresas” que apareçam futuramente.

Outra desvantagem se refere justamente aos juros que uma compra parcelada em várias vezes pode apresentar. 

Pagamentos recorrentes

São aqueles cobrados com frequência por meio de assinaturas ou mensalidades. Um exemplo clássico de pagamentos recorrentes são os serviços de assinatura como Netflix, Spotify e outros streamings que você tenha assinado.

Para esse tipo de cobrança, muitos cidadãos utilizam o cartão de crédito para que o valor seja pago. Mas, você também pode optar pelo pagamento em boletos ou até mesmo em débito automático, caso não queira utilizar seu cartão.

Pagamento em cheques

Por mais que esteja em desuso, o pagamento em cheque ainda é aceito em muitos estabelecimentos pelo Brasil.

Portanto, não caia na ideia de realizar o pagamento por meio de cheques sem possuir esse dinheiro em conta, já que os cheques funcionam de forma parecida com o cartão de débito.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?