Litecoin hoje - Valor e Cotação

BRL
USD
EUR
litecoinLitecoin (LTC)
R$792,45
litecoinLitecoin (LTC)
$ 156.74
litecoinLitecoin (LTC)
130,58

Tempo de leitura: 4 minutos

Litecoin, Bitcoin, Ethereum… Com o mercado de criptomoedas crescendo a cada dia, às vezes fica confuso saber em qual investir e a diferença entre cada uma delas. Na prática, todas têm características distintas e que se destacam. 

Neste texto, falaremos sobre a criptomoeda Litecoin. O que é? Quais são as vantagens? Quais as diferenças para Bitcoin? Essas são algumas dúvidas serão respondidas a seguir. Boa leitura!

O que é a Litecoin?

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda descentralizada, que compartilha do mesmo código do Bitcoin, porém com algumas diferenças. Enquanto muitos chamam o Bitcoin de ouro digital, a Litecoin (LTC) é descrita por boa parte dos entusiastas como a prata digital. 

Ela foi criada em 2011 pelo ex-funcionário do Google, Charlie Lee, e tem muitas características semelhantes ao Bitcoin.

Sua função principal é fazer pagamentos, mas, como as outras criptomoedas, também serve para especular. E sim, ela é uma criptomoeda segura! 

Como falamos acima, a Litecoin é uma moeda digital descentralizada. Isso significa que empresas e governos, por exemplo, não serão capazes de congelar seu saldo. A Litecoin é uma das quatro criptomoedas mais seguras do mercado financeiro. 

Outro fator é que a Litecoin compartilha do mesmo código do Bitcoin. Ou seja, as atualizações feitas no Bitcoin também podem ser feitas na LTC. 

Diferenças entre Litecoin e Bitcoin

A Litecoin foi criada para ser uma “atualização do Bitcoin”, por isso tem diferentes pontos que podem ser considerados “superiores” pelos seus adeptos, mas que geram um pouco de debate entre alguns investidores.

A seguir, veja algumas diferenças entre as duas criptomoedas:

Capitalização de Mercado

A primeira diferença está no preço da criptomoeda e consequentemente na sua capitalização de mercado (valor total das moedas disponíveis). 

O Bitcoin, por exemplo, possui uma capitalização de mercado de $422 bilhões, sendo a maior moeda do criptomercado sem disputa, de acordo com dados extraídos em dezembro de 2020. 

Do outro lado, temos a Litecoin com  US$ 6 bilhões em sua capitalização total de mercado. Isso não quer dizer, porém, que um é melhor ou pior do que o outro. Mas apenas que existem valorizações diferentes, já que são dois mercados completamente separados.

Justamente por ter um valor bem menor do que o BTC, muitos acreditam que a Litecoin é uma boa oportunidade para investir, já que o investimento é “menor” e talvez tenha uma boa oportunidade de lucro a longo prazo.

Distribuição das criptomoedas

Outra diferença entre as duas moedas está no suprimento total oferecido ao mercado e sua distribuição. O BTC tem um limite de oferta de moedas de 21 milhões, com previsão que a última criptomoeda seja minerada em 2140. 

Já quando falamos da Litecoin, o número de moedas é um pouco maior, mas ainda há um limite máximo. A LTC terá até 84 milhões em sua rede. Esse aumento foi realizado por vários motivos, mas principalmente por causa da mineração mais rápida do que na rede do Bitcoin.

Velocidade da transição

Essa também é uma distinção muito importante entre as duas moedas e a velocidade de transação é um aspecto central da Litecoin. O Bitcoin, apesar de todas as suas vantagens, é considerado uma criptomoeda demorada, com confirmações de transação em nove minutos, dependendo do tráfego na rede. Enquanto isso, a criptomoeda Litecoin garante a confirmação de um pagamento de dois minutos, em média.

Como comprar a Litecoin, onde guardar e como é feita a cotação?

Por trabalhar com uma estrutura descentralizada, não há uma entidade central que determine como as Litecoins em circulação podem ser negociadas. No entanto, para usufruir de todas essas vantagens, você pode comprar Litecoin em corretoras.

Assim como o BTC, a cotação da Litecoin é determinada única e exclusivamente pela oferta e demanda em cada local de negociação. A Litecoin é negociada simultaneamente em diferentes países, portanto, é normal que existam distinções. 

Isso significa que sua cotação pode variar de acordo com a oferta e demanda do mercado. No entanto, cerca de 80% do seu volume global é negociado em dólares, embora existam exchanges negociando em moeda local no Reino Unido e em outros países, por exemplo.  

Além disso,  a Litecoin é uma das poucas moedas digitais que você pode comprar em reais. A maneira mais segura de armazenar criptomoedas, como a Litecoin e Bitcoin, é utilizando uma carteira.

Tempo de leitura: 4 minutos

Últimos Artigos sobre Criptomoedas

Real Digital: o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

O Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira, conhecida como Real Digital. A instituição divulgou, no dia 24 de maio, os critérios...

Com as inovações do setor bancário, como fica o mercado de câmbio?

O setor bancário tem inovado bastante nos últimos anos, tanto na segurança quanto na melhoria de experiências do cliente com o setor financeiro e...

Mercado cambial: conheça os conceitos básicos

Sempre que vamos viajar para outro país é preciso fazer uma operação de câmbio. Em termos simples, é a compra de moeda de outro...

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Você já realizou compras internacionais com o cartão de crédito, seja pela internet ou durante uma viagem? Se a resposta foi sim, pode ser...

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui