Cardano hoje - Valor e Cotação

BRL
USD
EUR
cardanoCardano (ADA)
R$7,13
cardanoCardano (ADA)
$ 1.41
cardanoCardano (ADA)
1,17

Tempo de leitura: 5 minutos
A Cardano é um projeto que vem prometendo inovações para o mundo das criptomoedas. Ele é formado por uma plataforma com a finalidade de executar diversos aplicativos financeiros descentralizados, com o objetivo de facilitar processos e ações financeiras para pessoas físicas, empresas e governos. Mas afinal, o que é a Cardano e como funciona sua cotação? As respostas para essas dúvidas você confere a seguir!

O que é Cardano?

Cardano é um projeto de blockchain de código aberto. Ele tem autoria conjunta da Fundação Cardano, IOHK e Emurgo. O projeto pode ser usado para enviar e receber moedas digitais, além de ser possível realizar transferências P2P rápidas e criptograficamente seguras. O projeto da Cardano é caracterizado pelo desenvolvimento em camadas, o qual permite que a equipe de programadores e engenheiros dedicados mantenha e atualize facilmente a rede por meio de soft forks. Charles Hoskinson, o fundador do projeto Cardano, também foi cofundador da rede Ethereum.

Como funciona o projeto Cardano?

A criptomoeda Cardado segue uma forma diferente se comparada a outras blockchains. Isso porque possui duas camadas: liquidação e computacional.  A primeira camada permite que os consumidores enviem e recebam tokens Cardano (ADA), sendo de uma carteira para outra. É usado um método semelhante que é aplicado pelo Ether. A segunda camada tem como objetivo permitir que os usuários iniciem e se inscrevam em contratos inteligentes. No entanto, embora possa parecer semelhante ao Ethereum, o projeto Cardano tem algumas vantagens sobre ele. Como um dos objetivos da Cardano é oferecer um sistema descentralizado e de baixo custo, o projeto pretende fazer isso de três formas:

  • Através do protocolo de consenso de Prova de Participação da ADA;
  • Através de sua segunda camada de escalabilidade infinita, conhecida como Hydra;
  • E, por último, por meio de seu Hard Fork Combinator, que limita a interrupção da rede em caso de hard fork.

Quais são as principais diferenças entre Cardano e Bitcoin?

Existem algumas características diferentes entre Cardano e Bitcoin. A primeira diferença, por exemplo, é o funcionamento de Proof of Stake da Cardano, enquanto o Bitcoin utiliza o Proof of Word. Essas características, inclusive, influenciam sobre a “emissão” das unidades das moedas. No caso do Bitcoin, que utiliza a Proof of Work, existe o processo que é conhecido como mineração.  Já com a Cardano, a maneira é diferente: com a Proof of Stake, a Cardano pretende criar um sistema que autoriza a votação de toda a comunidade em possíveis forks ou atualizações do protocolo. Outra diferença diz respeito à estrutura e ao desenvolvimento do blockchain Cardano. A ideia desta criptomoeda ter sido estruturada em duas camadas separadas, a de liquidez e a computacional, possibilita as mudanças simultâneas sem interferência na qualidade ou rapidez das transações. Além disso, há também a diferença acerca da Oferta inicial das moedas (ICO). A Cardano, por exemplo, acredita que o modelo atual de ICO utilizado não é o mais eficiente, uma vez que o dinheiro é coletado de uma vez.  No caso do projeto Cardano, a ideia é lançar os tokens com contratos inteligentes, sendo uma parte percentual das taxas de transação ficando armazenada em um cofre.

Quais são os principais benefícios da Cardano? 

Ter blockchain em camadas

A Cardano tem duas camadas de blocos separados para processar o token e contratos inteligentes. O que significa que pode atualizar a blockchain com soft forks sem criar dispersão para a outra parte.

É mais adaptável

Se comparado a outras criptomoedas, a Cardano é muito mais adaptável. É possível, por exemplo, que um único contrato seja modificado para atender diferentes usuários.

Maior liberdade financeira

O objetivo do projeto Cardano é combinar a conveniência do usuário e a conformidade regulamentar com uma solução para dar a milhões de pessoas acesso à liberdade financeira.

Como funciona a cotação da Cardano e como comprar?

A cotação da Cardano (ADA) é negociada em Reais (BRL), por isso, sua cotação pode variar de acordo com a oferta e demanda do mercado. O preço da Cardano (ADA) já valorizou mais de 540% somente em 2021. A moeda pode ser comprada de três maneiras. São elas:

  • Através da Corretora: Nesta opção, a corretora faz todo o processo de intermediação das transações entre as partes envolvidas, além de disponibilizar sua própria carteira virtual para armazenamento das suas criptomoedas.
  • Por meio de P2P: A segunda forma é através do processo P2P (peer-to-peer). Nesta opção, as transações são feitas diretamente com a outra parte envolvida. Ou seja, não se faz o uso de um intermediário, como uma corretora.
  • Extração de tokens: Nesta terceira opção, através do Proof of

Stake, o usuário é recompensado com unidades ADA. É similiar ao que ocorre no processo de mineração de outras criptomoedas, mas de forma mais simplificada. Quer saber mais sobre o mundo das criptomoedas? Então continue navegando em nosso site:

Últimos Artigos sobre Criptomoedas

Real Digital: o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

O Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira, conhecida como Real Digital. A instituição divulgou, no dia 24 de maio, os critérios...

Com as inovações do setor bancário, como fica o mercado de câmbio?

O setor bancário tem inovado bastante nos últimos anos, tanto na segurança quanto na melhoria de experiências do cliente com o setor financeiro e...

Mercado cambial: conheça os conceitos básicos

Sempre que vamos viajar para outro país é preciso fazer uma operação de câmbio. Em termos simples, é a compra de moeda de outro...

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Você já realizou compras internacionais com o cartão de crédito, seja pela internet ou durante uma viagem? Se a resposta foi sim, pode ser...

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui