Tether (USDT) hoje - Valor e Cotação
Gráfico de cotações do Tether
O Tether ou USDT é a maior stablecoin quando comparada com outros ativos digitais. Além disso, também conta com a maior capitalização de mercado, em comparação a outras criptomoedas, de acordo com o CoinMarketCap.
Essa moeda digital também é considerada estável no mercado.O que significa ser uma boa opção para quem quer investir, porém não gosta de se arriscar nas aplicações.
Mas o que é e como funciona o Tether? Essa é uma criptomoeda segura? Todas essas perguntas devem ser realizadas antes de aplicar o seu dinheiro. Você também precisa avaliar se ela se encaixa no seu perfil de investidor.
O que é Tether (USDT)?
No mercado digital, o Tether é mais conhecido como USDT. E para quem não conhece esse stablecoin é um token criado pela empresa Tether. O USDT é um token estável que está atrelado ao dólar americano.
Anúncios
Sendo assim, um USDT é equivalente a um dólar. Vale ressaltar que a emissão e a negociação dessa moeda digital é baseada no protocolo Omni, conhecido como protocolo Mastercoin, operando no Blockchain 2.0.
E como foi criada essa stablecoin? Ela foi lançada, de início, como RealCoin na metade do ano de 2014. E todo o projeto foi desenvolvido pelo Brock Pierce Reeve Collins e Craig Sellars.
Uma curiosidade é que essa moeda foi lançada, primeiramente, como blockchain do Bitcoin, porém em novembro de 2014 o projeto mudou de nome e surgiu para Tether, por meio do Tether Ltd.
E essa companhia é a responsável por manter as reservas de moeda fiduciária para o lastro do USDT. É importante ressaltar ainda que a negociação do Tether teve início em fevereiro de 2015.
Principais características do USDT
Algumas pessoas ainda não sabem, mas o USD Tether, ou dólar Tether é uma moeda digital com colaterização em moedas fiduciárias, que também são chamadas de moedas IOU (“Eu Te Devo”).
Mas o que isso significa? Que toda colaterização do USDT vem exclusivamente das reservas da companhia.
Então, para cada USDT criado, a empresa da Tether precisa ter um dólar em suas reservas bancárias. Assim, é possível garantir que existam os recursos necessários para os investidores da moeda.
E o principal objetivo do USDT é funcionar como uma ponte entre o setor financeiro tradicional e o mercado de criptomoedas.
Isso porque ele é muito utilizado para facilitar as transações entre grandes empresas, além de tornar mais simples a compra do dólar por varejistas.
Como funciona a cotação do Tether?
Assim como outras criptomoedas, a cotação do Tether funciona com base na Lei da Oferta e da Procura. Esse instrumento diz que “quanto maior a procura, maior o seu valor” e “quanto menor a procura, mais baixo o valor”.
Essa lei também leva em consideração a quantidade disponível para a aquisição, a exclusividade e outras informações que possam ser relevantes para chegar até o seu valor de mercado.
A Tether, por exemplo, é uma criptomoeda completamente atrelada ao valor do Dólar Americano, a moeda mais utilizada do mundo para transações comerciais. Isso faz com que a moeda seja estável, então seu valor de mercado é muito semelhante.
Ou seja, sua estabilidade é muito valorizada, o que faz com que ela seja a terceira moeda mais valorizada do mercado de criptoativos.
Como comprar Tether (USDT)?
Quer saber como adquirir Tether (USDT)? Então fique ligado porque é da forma mais comum, porém com algumas ressalvas.
É possível comprar por meio de uma exchange (corretora). Para isso, o processo é bem simples e basta você realizar um depósito em reais e realizar a ordem na corretora.
Além disso, o USDT ainda pode ser adquirido através do mercado P2P (peer-to-peer), ou seja, de outras pessoas que possuem a moeda em suas carteiras.
Por a USDT ser uma das melhores criptomoedas para se investir, existem atualmente muitas corretoras que vendem o Tether em território brasileiro.
Entre as principais exchanges e mais confiáveis temos a Binance, NovaDAX e Foxbit. Existem também outras exchanges que negociam Tether, mas lembre-se de verificar sua reputação primeiro em sites de satisfação como o Reclame Aqui.
Além disso, para transações peer-to-peer, verifique a confiabilidade da pessoa que você está negociando. Essa não é uma transação indicada para quem está iniciando no mercado.
Onde armazenar Tether?
Ao adquirir USDT, você precisará de um local seguro para deixar suas criptomoedas armazenadas. Para isso, existem as carteiras (wallets) que dão mais segurança.
Algumas exchanges possuem sua própria carteira, como a Binance com a Trust Wallet que possui a capacidade de armazenar várias criptomoedas diferentes, o que se torna uma ótima opção para quem deseja diversificar a carteira de investimentos.
É importante lembrar que para armazenar as criptomoedas, existem diferentes opções de carteiras. Entre elas estão as de hardware, as de software e as de papel.
As melhores opções para armazenar Tether dentro de cada categoria são:
- Carteiras de hardware: a Ledger Nano S é, sem dúvida, uma das carteiras mais queridas por quem prefere as carteiras frias. Ela funciona como uma espécie de pen-drive em que você consegue armazenar vários tipos de criptomoedas. Uma ótima opção para quem não deseja armazenar em dispositivos móveis ou em computadores.
- Carteiras de software: nesse modelo de carteira, existem as versões para desktop e para mobile. As principais são a Tether Wallet, carteira oficial da criptomoeda USDT. Também temos a Exodus e a Coinomi, duas wallets com versão mobile, para guardar seu Tether na palma da mão.
- Carteiras de papel: as paper wallets são carteiras frias em que você imprime as chaves públicas e privadas de suas criptomoedas. Uma opção segura para quem não deseja sofrer uma invasão por hackers, por exemplo.
Vantagens e desvantagens do Tether (USDT)
Quer saber se o USDT tem vantagens? Então vamos a uma análise do que ele pode oferecer de favorecimento para quem investir.
As vantagens do Tether USDT são ligadas com a sua facilidade para quem costuma investir em dólar – mas não quer taxas e nem demora para comprar moeda.
O USDT te proporciona uma facilidade bem grande para você conseguir comprar dólar, além de ter uma grande facilidade para a conversão para o real. Ele ainda facilita a transação internacional de valores – uma vez que pode ser feita com bem mais velocidade.
Ele ainda apresenta menos taxas e menos complicações do que se fosse feito pelo sistema financeiro tradicional. O Tether USDT tem outro ponto favorável que é ajudar na hora da comprar e negociação de Bitcoin junto com o dólar.
Quais os riscos de investir em Tether? é seguro?
Se há vantagens, há riscos. E é preciso ficar atento a todos os detalhes na hora de investir para saber os limites e pontos desfavoráveis que podem te trazer um possível prejuízo.
No USDT, apesar de muitas vantagens, também são muitos os riscos envolvidos quando o assunto é operar no mercado de ativos digitais. Vale mencionar que o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia.
Dito isso, há a possibilidade de que compre uma moeda por um preço e, por um evento no outro lado do mundo, seu preço caia consideravelmente no mesmo dia.
Tais oscilações, porém, são bem comuns e referentes à volatilidade dos ativos. O Tether é mais estável nesse sentido, mas não deixa de ser importante ter em mente que esse tipo de investimento ainda é de alto risco.
Ótima explicação
Que bom que gostou, Valdecir! Tem muito mais em nosso site!
Olá colegas eu posso comprar e colocar em um HD externo pará eu ter o controle de quanto eu tenho e se alguém quiser comprar eu possa vendar por favor