Ripple XRP hoje - Valor e Cotação

BRL
USD
EUR
xrpXRP (XRP)
R$4,03
xrpXRP (XRP)
$ 0.796542
xrpXRP (XRP)
0,663619

Tempo de leitura: 5 minutos
Você já escutou falar na Ripple? Essa é mais uma opção de investimento em criptomoeda para quem gosta do assunto. A moeda Ripple (XRP) também é chamada de XRP Ledger e, apesar de não ser tão conhecida quanto o Bitcoin, já funciona em larga escala. A Ripple também facilita a transferência entre as mais diferentes moedas fiduciárias, isso acontece por meio de uma rede global de parceiros, chamada de RippleNet. Mas o que é e como funciona essa criptomoeda? Ela é segura? Essas são perguntas muito comuns quando o assunto é a Ripple. Quer conhecer um pouco mais sobre a moeda virtual? Continue lendo este texto!

O que é a Ripple?

Para quem não conhece, a Ripple é um sistema de pagamento distribuído, que tem código aberto. Existe um protocolo que utiliza uma tecnologia de infraestrutura básica para transações interbancárias.   Sendo assim, o protocolo Ripple permite realizar pagamentos de baixo custo, seguros e de alta velocidade entre as pessoas e instituições financeiras. Dessa forma, é possível que os bancos e empresas financeiras incorporem o protocolo Ripple nos sistemas, fazendo com que os clientes também utilizem esse serviço. E como surgiu essa criptomoeda? A empresa Ripple Labs, nasceu em 2012, de um trabalho anterior de Ryan Fugger que já havia criado em 2004 a RipplePay, buscando uma rede de pagamentos ponto-a-ponto. Porém, foi a nova tecnologia criada por Jed McCaleb em 2011 que deu início à tecnologia da XRP. E essa equipe integrou a de Chris Larsen, David Schwartz e Arthur Britto, inicialmente. Vale ressaltar que a Ripple Labs é uma empresa de investimento com capital de risco.

Conheça as vantagens e desvantagens da Ripple

Quais são as vantagens desse tipo de moeda virtual? Além da integração com os sistemas financeiros tradicionais, esse sistema oferece a segurança necessária para realizar as transações em segundos.  A Ripple também é considerada um padrão-aberto, ou open source. Dessa forma, é possível realizar uma conexão mais simples com as redes de pagamentos. E sobre a regulamentação dessa criptomoeda, a Ripple conta com a BitLicense desde 2016. Para quem não sabe, essa é a autorização do  Departamento Financeiro do Estado de Nova Iorque. Mas como nem tudo são flores, a Ripple também possui suas desvantagens. Uma delas é que ela não requer mineração e os incentivos para este trabalho de validação das transações é menor. 

Como comprar e onde guardar a Ripple?

Você sabe como adquirir a Ripple? Você precisa saber, inicialmente, que os tokens XRP são negociados em corretoras ou exchanges de criptomoedas.  Além disso, vale destacar também que a cotação da XRP é determinada única e exclusivamente pela oferta e demanda em cada local de negociação. A Ripple (XRP) é negociada simultaneamente em diferentes países e moedas. E são as corretoras de criptomoedas que intermediam a compra e venda entre usuários. Elas cobram uma taxa para cada negociação realizada, com variações de preço entre si devido a cada uma delas ter um perfil e quantidade diferente de clientes. Há, também, muitas dúvidas sobre onde guardar a Ripple que é adquirida com essas corretoras de criptomoedas. É recomendado que os clientes armazenem suas criptomoedas em carteiras próprias, pois isso assegura um maior conforto e inviabiliza o acesso a estes valores por quem quer que seja. São vários os tipos de carteiras, por exemplo:

  • online, que armazenam os dados na nuvem;
  • mobile (apps) para celulares;
  • software (desktop) para computadores;
  • hardware (offline) usualmente em dispositivos USB;
  • papel (paper) usualmente impressas em placas de metal.

Qual é a diferença entre Ripple e Bitcoin?

Quando se fala em moeda digital é muito comum lembrar do Bitcoin. Mas, como o assunto aqui é a Ripple, que tal conhecer algumas diferenças entre essas duas opções de investimento no mercado financeiro? Diferentemente do Bitcoin, que é mais destinado como meio de pagamentos de bens e serviços, a Ripple pode ser classificada como um sistema de liquidação, troca de moeda e remessa de pagamento. Este, destinado aos bancos e redes de pagamentos. Além disso, a Ripple não usa o blockchain, enquanto o Bitcoin é baseado nesta tecnologia. O que a Ripple usa é um livro de consenso distribuído. E a rede de servidores de validação dos tokens criptografados XRP tem nome, conhecida como XRP Ledger. Outra diferença é nos prazos para confirmar uma transação. No Bitcoin, o tempo para confirmação é de dez minutos, enquanto na Ripple é de quatro segundos. Com isso, sua capacidade computacional é bem maior.

A Ripple é segura?

A resposta é sim. E muito. Ela é conhecida por ser uma solução para pagamentos globais com a segurança blockchain, com propostas de aumentar a velocidade e reduzir custos de transação.  Como todos sabem, a blockchain é uma rede de negócios altamente segura, inteligente e transparente. Dessa forma, torna a Ripple também um investimento completamente seguro.

 

Últimos Artigos sobre Criptomoedas

Real Digital: o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

O Banco Central está trabalhando na criação de uma moeda digital brasileira, conhecida como Real Digital. A instituição divulgou, no dia 24 de maio, os critérios...

Com as inovações do setor bancário, como fica o mercado de câmbio?

O setor bancário tem inovado bastante nos últimos anos, tanto na segurança quanto na melhoria de experiências do cliente com o setor financeiro e...

Mercado cambial: conheça os conceitos básicos

Sempre que vamos viajar para outro país é preciso fazer uma operação de câmbio. Em termos simples, é a compra de moeda de outro...

Como é calculada a cotação do dólar na fatura do cartão?

Você já realizou compras internacionais com o cartão de crédito, seja pela internet ou durante uma viagem? Se a resposta foi sim, pode ser...

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui