Como calcular a dívida de aluguel?
É muito simples, rápido e intuitivo. Utilize a Calculadora de Dívida de Aluguel do Financeone para te ajudar nesse momento. Vale lembrar que a calculadora se divide em duas etapas, então é muito importante seguir este passo a passo. Para a primeira etapa:
- Primeiro, você precisa informar a data do primeiro aluguel em atraso.
- Depois, informe a data do último aluguel em atraso.
Em ambos, você precisa informar a mesma data de vencimento, tudo bem? Para a segunda etapa:
- Informe o valor dos aluguéis em atraso
- Em seguida, informe a data em que você deseja realizar a atualização.
- Depois, informe o índice utilizado para o seu aluguel. Os mais comuns são o IGP-M e o IPCA. Caso seu contrato não utilize esse índice, deixe em branco.
- Informe o percentual de multa.
- Depois, informe o valor da taxa de juros e se ela é diária, mensal ou anual.
- Selecione o tipo de juros para o cálculo: se é simples ou composto.
- Por fim, informe o cálculo de juros por dia fracionado.
Pronto! Agora é só clicar em Continuar que a calculadora dará a você o valor exato para o pagamento dos aluguéis em atraso!
Anúncios
Dívida de aluguel pode ser parcelada?
De acordo com a Lei, o locatário não é obrigado a receber a dívida de forma parcelada. Mas, nada impede que você, inquilino, tente negociar de forma amigável o parcelamento da dívida. Portanto, essa é uma opção que fica a cargo do locatário.
Quanto tempo prescreve dívida de aluguel?
De acordo com o Código Civil (art. 206, § 3º, I) a dívida de aluguel prescreve em três anos. Ou seja, caso não seja realizado o pagamento dessa dívida dentro desse prazo, ela não pode ser mais cobrada. Isso significa que, caso haja uma cobrança que seja realizada a mais tempo que isso, ela não poderá ser cobrada. E ainda cabe um processo, já que por respaldo da lei, você não deve realizar o pagamento após este prazo determinado.
Qual a multa por atraso de aluguel?
A multa por atraso de aluguel vai depender sempre do contrato que você possui. Muitas pessoas ainda negociam direto com o proprietário, então é importante analisar o seu contrato e entender qual é a sua multa, de fato. O Código de Defesa do Consumidor estabelece uma multa máxima de 2%. Porém não pode ser considerada para aluguéis pois a relação de entre Proprietários e Inquilinos não é considerada como de consumo. Então, o teto para a multa de mora em um contrato de aluguel é de 10% a 20% do montante do aluguel mais o juros de mora, de 1%. Além disso, o pagamento da multa deve ser realizado junto ao pagamento do aluguel.
Como evitar atraso de aluguel?
Para evitar que isso aconteça, a dica é fazer um planejamento financeiro. Você pode contar com a ajuda de planilhas, aplicativos para celular ou até mesmo de um caderno. Anote todos os seus gastos fixos, como água, luz, telefone e o aluguel. Além das despesas variáveis, como alimentação e lazer. Também é importante saber quais erros evitar em um planejamento. Dessa forma, ficará mais fácil enxergar em quais situações seu orçamento está fugindo do controle. Após uma primeira análise, corte despesas e gastos supérfluos. Ao invés de comer em um restaurante, por exemplo, opte por fazer sua própria comida ou levar marmita para o trabalho. Economize água e luz. Essas pequenas atitudes diárias podem representar grandes economias para seu bolso. Assim, você terá uma vida financeira mais equilibrada e não precisará passar por sufocos com dívida de aluguel. Ter as contas no azul pode trazer uma série de benefícios, como concessão de crédito, abertura de contas e de cartões. Se tiver com o nome no vermelho por conta das dívidas não quitadas, veja formas de tirar o nome do SPC e Serasa.
Como utilizar a calculadora de atualização de dívida de aluguel?
Para calcular a atualização da dívida de aluguel e conseguir o valor exato, você terá que inserir os seguintes dados:
- Valores dos aluguéis em atraso;
- Data que deseja atualizar os valores dos aluguéis em atraso;
- Índice de atualização dos aluguéis em atraso;
- Multa sobre os aluguéis em atraso;
- Juros sobre os aluguéis em atraso.
De forma gratuita e em poucos segundos, a calculadora do FinanceOne te mostrará o valor da dívida a ser quitada.