Como saber se o cartão está desmagnetizado? Veja o que significa

0
803
Mulher de avental em uma lanchonete segurando uma máquina de cartão de crédito
0
(0)

Imagina se a situação a seguir acontece com você: foi realizar uma compra no cartão de crédito e a maquininha apontou um erro, mas não há nada de errado com o seu limite. Contudo, você sabia que o seu cartão pode estar desmagnetizado? É isso o que vamos ver hoje aqui no FinanceOne.

Atualmente, existem dois tipos de cartões hoje: os que são compostos por um chip e os que são compostos por uma fita magnética.

Essas duas opções possuem o mesmo objetivo: arquivar as informações pessoais do titular. Ou seja, é no chip ou na fita magnética em que estão os seus dados.

Nesse segundo tipo de recurso, alguns fatores podem interferir em sua funcionalidade e te gerar um cartão desmagnetizado. Mas por que isso acontece? Vamos conferir!

+ Bandeira de cartão: qual é a melhor entre Visa e Mastercard?

Por que o meu cartão está desmagnetizado?

Para entender a resposta dessa pergunta, é preciso ter em mente como é que, de fato, essa fita magnética funciona.

Em primeiro lugar, vale dizer que ela é composta por diversas partículas de ferro, de tamanho microscópico, que remontam um padrão único.

Logo, ao passar por alguns ambientes ou sofrer danos, o material da fita pode se misturar e fazer com que ela perca aquele padrão que antes era reconhecido nas operações em que se usava o cartão.

Sendo assim, caso o cartão entre em contato com algum imã – ou seja, um ambiente magnético – ou seja danificado com água ou até mesmo quebras e qualquer tipo de impacto que gere algum problema na fita, pode ficar desmagnetizado.

pessoa inserindo cartão no caixa eletrônico
O cartão desmagnetizado fica inviável para uso

Com o cartão dessa forma, você provavelmente não conseguirá fazer suas compras normalmente, uma vez que a fita magnética funciona como um banco de dados, em que o leitor da maquininha consegue reter todas as informações do cartão por meio dela.

Dessa forma, com o padrão desorganizado, as informações também se apresentarão de forma desconexa, configurando o erro que você verá no visor do aparelho em que passar seu cartão.

+ Limite do crediário do cartão: entenda como usar de forma fácil

Evite que o seu cartão seja desmagnetizado

Para evitar que seu cartão seja desmagnetizado, é preciso protegê-lo de possíveis danos. Se for possível, mantenha-o na sua carteira, longe de fatores que possam prejudicar o seu funcionamento.

Também é importante evitar deixá-los em superfícies que possam arranhá-lo, por isso a preferência é que esteja guardado na carteira.

Além disso, tenha cuidado com os itens que possuem imãs dentro da sua bolsa ou de suas roupas, pois eles acabam impactando o funcionamento da fita magnética.

Vale ressaltar também a importância de manter os cartões longe da água. Por isso, ao lavar suas roupas, bolsas e afins, verifique bem o que pode haver nos bolsos para que não acabe levando seu cartão à máquina de lavar.

Esses são exemplos de cuidados em situações básicas que podem ajudar a prolongar a vida útil do seu cartão e evitar que você pague uma 2° via para obter um novo porque o seu foi desmagnetizado.

+ É permitido passar meu cartão na própria maquininha? Confira!

Como resolver esse problema?

Para resolver o problema do cartão desmagnetizado, é preciso ligar para a instituição que emitiu e solicitar um novo. Isso significa que é esse é um processo de dano que inviabiliza totalmente a saúde do seu dinheiro de plástico.

Como dissemos anteriormente, ao sofrer um dano ou entrar em contato com um campo magnético, os padrões se desorganizam. Como se trata de uma série de partículas de tamanhos microscópicos, é mais fácil trocá-lo que consertá-lo, por assim dizer.

Então, caso isso aconteça com algum de seus cartões, tenha em mente que é necessário descartá-los de forma correta caso aconteça a troca. Dessa maneira, corte-os e envolva-os em um papel plástico, leve até o seu banco que eles cuidarão daquela coleta.

E aí, gostou de saber mais sobre o cartão desmagnetizado? Continue navegando no FinanceOne e confira mais dicas úteis sobre suas finanças e assuntos relacionados!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui