
O que acontece se uma pessoa contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e, antes de terminar de pagar as parcelas, o benefício for cancelado? Neste caso, o beneficiário terá que continuar pagando mesmo assim?
Esta é uma pergunta à qual muitos ainda não se atentaram, mas é fundamental entender o mecanismo do empréstimo nesse tipo de situação. Afinal, o consignado é descontado diretamente do benefício e, se este for cancelado, como fica?
E se o beneficiário não tiver outra fonte de renda para continuar pagando o empréstimo? O que acontece? Será que é possível negociar?
Continue lendo este artigo para entender!
Peguei o consignado e perdi o Auxílio Brasil: o que fazer?
Quem contrata o empréstimo consignado do Auxílio Brasil assume um compromisso com o banco. Nenhuma responsabilidade quanto à quitação do crédito cabe ao governo federal, embora este realize o desconto automático no benefício.
Na prática, isso significa que se uma pessoa contratar o consignado e tiver o auxílio cancelado, mesmo assim terá que continuar pagando. As parcelas deixarão de ser descontadas do auxílio, mas ainda serão cobradas do cliente.
A dívida não passa para o governo.
A forma como o pagamento se dará caso o Auxílio Brasil seja cancelado, vai depender do acordo feito com o banco na hora da contratação. Mas ainda será necessário respeitar os pagamentos, seguindo os prazos estabelecidos em contrato.
No caso da Caixa Econômica, por exemplo, o procedimento adotado nesses casos é desconto em débito automático direto na conta do cliente (mesmo que o saldo não seja do Auxílio Brasil).
Se não houver saldo ou se não existir autorização para isso, a 2ª via do boleto com o valor atualizado da parcela deverá ser emitida pelo cliente no site da Caixa para o pagamento.
Outros bancos podem adotar outros procedimentos e acordos. Por isso, é importante discutir essas condições antes de fazer a contratação.
Se não pagar o restante das parcelas, o ex-beneficiário ficará devendo ao banco e pode ficar com nome sujo. Além disso, o valor devido aumentará com juros e multa.
Inclusive, esta é uma pergunta importante para você fazer ao banco se decidir contratar o consignado: o juros do empréstimo é de até 3,5% ao mês. Mas em caso de cancelamento do benefício, se o pagamento de alguma parcela atrasar, quais são os juros por atraso?

Será possível negociar o consignado?
Enquanto o beneficiário ainda recebe o Auxílio Brasil, não há muita margem para negociação do empréstimo. Isso porque o valor será descontado do benefício de forma automática conforme definido em contrato (desde que não passe de 40% do benefício).
Se, ao longo do pagamento das parcelas, o beneficiário quiser reajustar a parte consignada, ou seja, diminuir a parcela, ele pode contatar o banco onde fez a contratação. Mas por ser um crédito consignado, provavelmente não será possível e essa é uma das desvantagens desse crédito.
Agora, se o Auxílio Brasil for cancelado, a negociação para quitar o restante das parcelas tem mais margem para ser discutida. Cada banco adotará seus critérios, por isso é importante conversar com seu gerente.
Se seu benefício for cancelado e você não tiver como pagar o consignado, é recomendável entrar em contato com o banco o mais rápido possível. Dessa forma, pode tentar algum tipo de negociação para diminuir o impacto da dúvida.
+ Ministério Público pede suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
É possível cancelar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Quem contratou o crédito pela Caixa Econômica, consegue cancelar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil em até 7 dias após o dinheiro ser disponibilizado. É necessário ter o valor do saldo total na conta.
Para fazer o cancelamento, basta solicitar pelo mesmo canal que você fez o pedido. Se a contratação foi pelo Caixa Tem, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o menu “Consignado Auxílio”
- Selecione a opção “Meus Contratos” e escolha o contrato desejado
- Procure por “Informações do Contrato” e clique em “Solicitar Cancelamento”
Se o empréstimo foi contratado em lotérica ou correspondentes, procure uma agência física da Caixa para cancelar. Não será cobrado nenhum valor pelo cancelamento.
O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros amigos e leita também: 14 perguntas e respostas sobre o consignado!