O que são contratos futuros na Bolsa de Valores? Entenda como operar!

0
175
homem investindo com prédios no fundo
0
(0)

Investir é uma atividade que abrange diversos tipos de modalidades, em que uma delas será ideal para o seu perfil. Conheça, aqui no FinanceOne, os contratos futuros na Bolsa de Valores e veja como eles funcionam!

Basicamente, trata-se de um investimento de renda variável em que as negociações, como o nome entrega, acontecem em uma data futura.

Trata-se de uma excelente opção para investidores que querem operar no mercado futuro e garantir novas perspectivas, proteção e novas oportunidades. Será que esse é o tipo de investimento ideal para você? Vamos entender!

+ O que é e para que serve uma Hard Wallet? Entenda como funciona!

O que são contratos futuros na Bolsa de Valores?

Em primeiro lugar, vale dizer que os contratos futuros são derivativos. Sendo assim, tratam-se de contratos de operação que é baseado no mercado futuro, de modo que investidores executem operações de compras ou vendas de seus respectivos produtos ou moedas. Nesse sentido, também é regulado pela Bolsa de Valores brasileira, a B3.

A grande particularidade dos contratos futuros na Bolsa de Valores é que as operações são executadas em datas porvir, de acordo com valores pré-estabelecidos no momento da negociação.

pessoas conversando sobre investimento
Já pensou em operar no futuro? Entenda como!

Ou seja, amenizando um pouco o peso da volatilidade que os investimentos em renda variável apresentam, nesse tipo de investimento será pago o preço acordado no momento da negociação, independente do valor futuro.

É por essa razão que muitos investidores buscam essa alternativa, de modo que consigam fazer operações rentáveis apesar da oscilação dos preços dos ativos, afirmando uma prática que é conhecida como hedge. Isso significa que é uma espécie de abordagem que busca preservar o valor de um ativo.

Vale ressaltar também que esse tipo de investimento é bidirecional, ou seja, você pode operar tanto com negociações de compras ou vendas de ativos.

O que é o mercado do futuro?

O mercado do futuro é o ambiente em que acontecem as negociações dos contratos futuros na Bolsa de Valores. Ele abrange uma série de investimentos de contratos padronizados de derivativos de commodities, índices (como o Índice Bovespa), moedas (como o Dólar) e taxas de juros.

Além disso, o mercado do futuro apresenta o histórico de valores de determinado ativo e todo dia é atualizado com novos padrões. Dessa forma, um investidor consegue acompanhar as oscilações no preço de um ativo e tomar decisões conscientes de compra ou venda.

Assim como qualquer investimento em renda fixa, os contratos futuros na Bolsa de Valores apresentam seus riscos, mesmo que seja um investimento utilizado, muitas vezes, como estratégia de proteção.

Isso porque é totalmente possível, por exemplo, que se faça a compra de um contrato que pode perder o valor. Outro cenário é vender um contrato promissor que poderá valorizar muito após sair do seu domínio.

Mas as vantagens também são interessantes, visto que é possível fazer uma boa alavancagem com esse tipo de investimento. Mas em um balanço geral, será que é prudente investir?

+ Rating: o que é e como usar nos investimentos?

Vale a pena investir em contratos futuros na Bolsa de Valores?

Os contratos futuros na Bolsa de Valores são um investimento de alto risco, justamente por se tratarem de uma modalidade da renda variável, apresentando volatilidade.

Ou seja, mesmo após análises bem produzidas, não é possível garantir que os preços se comportarão da maneira esperada. Existem muitas intervenções que podem impactar os padrões, desde políticas econômicas, ambientais e até mesmo questões climáticas.

Sendo assim, são ideais para investidores agressivos, que já detêm um certo tipo de conhecimento em investimentos. Além disso, é importante ter uma carteira diversificada e lucros consolidados para poder lidar possíveis oscilações negativas.

Gostou de saber um pouco mais sobre contratos futuros na Bolsa de Valores? Continue navegando no FinanceOne para mais conteúdos sobre investimentos. Veja também: Ministério da Economia lança portal único sobre investimentos: saiba como funciona!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui