
A Páscoa acontece no próximo domingo, 9, e como de costume, os supermercados e lojas de chocolate ficam repletos de chocolate. Por isso, o Inmetro trouxe dicas de segurança para os consumidores que vão às compras na Páscoa e à caça aos ovos.
Quando o assunto é sobre medição, por exemplo, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Moraes, disse que os consumidores devem ter atenção para o peso dos produtos já embalados, como ovo de chocolate e peixe congelado. A informação foi tirada do site Agência Brasil.
Moraes frisou que “o consumidor tem que observar a indicação do peso líquido do que está comprando. Ele tem que ver se o peso está indicado”, afirmou.
Confira as dicas do Inmetro para o domingo de Páscoa. Boa leitura!
+ Por que o Ovo de Páscoa é mais caro que a barra de chocolate?
+ Veja qual o preço médio dos ovos de páscoa em 2023
Compras na Páscoa 2023: atenção aos produtos congelados
Em produtos congelados que estejam pré-embalados, como bacalhau, Moraes chamou a atenção também para o peso líquido, que deve estar indicado, de forma clara, no rótulo da embalagem.
Segundo ele, a marcação não deve considerar o peso da embalagem, nem a camada de glaciamento, que é uma fina camada externa de gelo para proteger o produto.
Tem dúvida em relação ao peso indicado na embalagem? Você precisa comunicar à Ouvidoria do Inmetro!
“Se a gente encontrar alguma irregularidade, vai tomar as providências cabíveis com aquele produtor, importador ou vendedor, exatamente para que o consumidor não tenha problemas”, explicou.
+ Bacalhau salgado demais: preços variam mais de 390%. Veja como economizar
Se você preferir fazer as compras de Páscoa comprando um produto que seja pesado na hora, a orientação do Inmetro é sempre verificar se a balança tem a etiqueta da instituição, onde esteja a frase “verificado até 2023” ou “ate 2024”.
Brinquedos no ovo de Páscoa
Vai comprar ovos de Páscoa? Atenção também! Caso o ovo tenha brinquedo como brinde, a embalagem deve ter a seguinte frase: “contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.
Além disso, nas compras de Páscoa o ovo deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro.
Outro fator importante é sobre a faixa etária do brinde. Moraes informa que os responsáveis devem verificar se a embalagem do ovo informa a faixa etária do brinquedo.
Segundo o Inmetro, nunca deve ser oferecido um brinquedo para crianças que estejam na faixa etária inferior à recomendada pelo fornecedor.
Além disso, também é necessário ter atenção para as embalagens e acessórios nas compras de Páscoa.
Pais e responsáveis, por exemplo, devem ter cuidado na hora de passar para as crianças embalagens dos ovos, pois podem oferecer riscos por meio de arames, grampos, barbantes etc.
Pronto! Agora você já sabe quais são as dicas de segurança do Inmetro para as compras de Páscoa, não é?
Conta pra gente: como estão os seus planos para esse ano? Já comprou os ovos de Páscoa? Fará um almoço no domingo de Páscoa? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco, e com os demais leitores, sobre o assunto!