
Os investidores que buscam ter rentabilidade constantemente podem apostar em aplicações de empresas que pagam por dividendos. E uma boa opção simples é o DIVO11. Você já escutou falar e sabe o que é?
Para quem não sabe, vamos dar um spoiler do que é um DIVO11: ele nada mais é do que um investimento em Fundos de Índice (ETFs). Mas além disso, este tipo de aplicação também está presente nas instituições em que ocorrem pagamento de dividendos.
Mas, afinal, o que esse ETF e como ele funciona? Quais são as vantagens e desvantagens de investir nele? Para descobrir continue lendo este artigo!
O que é o DIVO11?
Caso você não saiba o que significa o DIVO11, ou It Now IDIV Fundo de Índice, saiba que ele é uma aplicação de ETF que reflete o desempenho das empresas que ajudam a compor o grupo das melhores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores.
Vale ressaltar, ainda, que ele é um fundo passivo de investimento Mas o que isso significa? Que ele tem a performance atrelada ao desempenho de um pacote de ações das instituições que mais pagam dividendos na B3.
+ Como as eleições afetam os investimentos? Entenda o impacto na Bolsa e na carteira
Além disso, o DIVO11 tem como característica acompanhar a oscilação de um determinado índice. E qual seria ele? Os mais variados, podendo ser de ações ou de títulos.
É importante ressaltar que este fundo ETF é recente. Ele foi criado em 2012 e quem o administra é o banco Itaú.
E como o DIVO11 é um fundo passivo, ele terá 95% da carteira composta de ações pertencentes ao índice IDIV. Já os outros 5% poderão ser compostos por ações e outros ativos.
Mas isso, sempre levando em consideração os limites e requisitos previstos no Regulamento do Fundo.
O DIVO11 paga dividendos?
Embora muita gente confunda e ache que o ETF DIVO11 paga dividendos, essa informação não procede.
Essa dúvida é comum já que o DIVO11 segue as maiores empresas pagadoras de dividendos, por isso a associação.

Mas, o que acontece no DIVO11 é que os dividendos, em vez de distribuídos, são automaticamente reinvestidos no próprio fundo. Dessa forma, não há necessidade de se preocupar com isso e ainda dá para aproveitar os benefícios e rendimentos dos juros, principalmente compostos.
Ou seja, o principal foco deve ser em uma estratégia de médio a longo prazo, e não pensando em pagamento de dividendos como recompensa, o que seria algo periódico, mas não necessário.
Por que investir em DIVO11?
Mas, por que será que as pessoas escolhem investir neste ETF DIVO11? Um dos principais motivos é o seu fator praticidade e facilidade, principalmente para quem deseja aderir.
O DIVO11 é uma opção bastante recomendada é vantajosa, principalmente, para quem não tem tempo suficiente para acompanhar o rendimento e desempenho do mercado, ou não consegue escolher cada ativo da carteira.
Dentre as principais características que o tornam vantajoso, dá para listar:
- A diversidade: possui diversas opções diferentes;
- A ausência de taxas: sem cobrança de IOF e sem come-cotas;
- Liquidez: além de ser fácil e prático, tem uma boa liquidez e permite tanto comprar ou vender quantas cotas desejar, sem burocracia.
Embora haja ausência de algumas taxas, o DIVO11 conta com um percentual de 0,50% como taxa de administração, que é descontada direto no valor da cota. Além disso, há uma tributação de 15% de Imposto de Renda sobre o ganho.
Este conteúdo lhe foi útil? Continue acompanhando o FinanceOne e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o mercado financeiro e de investimentos.
Leia também no FinanceOne: