O que é a Economia Prateada e por que precisamos falar sobre ela?

0
685
casal de idosos se abraçando
5
(1)

A Economia Prateada é o termo utilizado para designar toda a atividade econômica que gira em torno dos  produtos e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais,  também conhecidos como geração prateada. 

Em outras palavras, é o mercado que busca atender as necessidades e demandas dos idosos (ou quase idosos). Daí o termo prateado, inspirado pelo tom grisalho dos cabelos das pessoas mais velhas.

Também conhecida como economia da longevidade, esse segmento está entre as fatias do mercado mais promissoras em termos de lucratividade e crescimento para os próximos anos. 

E isso tem um motivo muito simples: o número de idosos está crescendo e tende a crescer mais ainda. Se, por um lado, isso gera uma preocupação com o sistema previdenciário brasileiro, por exemplo, por outro há uma perspectiva positiva para esse nicho de negócios. 

No Brasil, de acordo com a consultoria Data8, a economia prateada movimenta em torno de R$2 trilhões por ano.

Enquanto isso, globalmente estima-se que o mercado prateado gire em torno de US$15 trilhões por ano, valor superior ao PIB da China. O dado é de um artigo publicado pela Georgetown Business Magazine, da Universidade Georgetown (EUA), em 2020. 

Mas, afinal, como se dá esse mercado efetivamente e como aproveitar essa oportunidade para lucrar? É o que vamos discutir ao longo deste artigo!

Por que este mercado pode ser uma oportunidade?

A Economia Prateada é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que se trata de um mercado consumidor em expansão. Além disso, ele é formado por pessoas, de modo geral, com poder de compra e tempo disponível. 

De acordo com um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), o poder aquisitivo de pessoas com mais de 65 anos no Brasil também tem aumentado. 

Os idosos correspondem a 17% da parcela dos 5% mais ricos. Enquanto isso, apenas 4% da parcela dos 40% mais pobres possuem esta faixa etária.

Além disso, a parcela da população com 50 anos ou mais — que hoje corresponde a 16,7% do total de brasileiros — tem aumentado e deve dobrar até 2060, conforme o censo demográfico de 2022 (IBGE).

O fato de as pessoas com mais de 65 anos serem mais numerosas do que as crianças de até cinco anos, desde 2018, chama atenção para a necessidade de se atender às necessidades e demandas dessa população.

Por isso a Economia Prateada, mais que importante para o país como um todo, representa uma oportunidade para novos negócios e investimentos em setores relacionados, como saúde, turismo, lazer, tecnologia assistiva e produtos e serviços voltados para o envelhecimento. 

casal de idosos fazendo contas
Economia Prateada é oportunidade de negócio para os próximos anos

Como ganhar dinheiro com a Economia Prateada?

Com o aumento da população idosa, empreender na Economia Prateada é uma excelente oportunidade. Há demanda por soluções inovadoras em vários nichos, desde saúde e finanças até lazer e entretenimento. 

Empreendedores podem identificar as necessidades específicas dos idosos e desenvolver soluções que possam melhorar sua qualidade de vida.

Cabe destacar aqui que não necessariamente você precisa ser um grande empresário para começar a pensar em oportunidades. Um estudante que busca fazer renda extra, por exemplo, pode prestar serviços de tecnologia simples para idosos da sua rua ou bairro. 

Sabe aquele senhor que não sabe como imprimir um boleto na internet? Ou a senhora que precisa de ajuda para recuperar uma senha? Esses são apenas alguns exemplos.

A formação especializada para trabalhadores que atuam nesse setor é também uma possibilidade a ser explorada. Ou seja, promover o mercado acadêmico para cuidadores de idosos, enfermeiros especializados na terceira idade, etc.

+ Saiba quais são as 27 profissões em alta no Brasil para os próximos anos

A criatividade é fundamental para identificar oportunidades que ainda não estão disponíveis no mercado, mas que podem ser exploradas, como soluções tecnológicas voltadas para a população idosa, por exemplo.

Além disso, investir em empresas da Economia Prateada pode ser uma opção interessante, tanto para investidores anjos quanto para acionistas. 

Há uma grande demanda por empresas que oferecem soluções inovadoras para os idosos, e essas empresas têm potencial para crescer rapidamente e se tornarem líderes de mercado. 

Por isso, investir nelas pode ser uma maneira de obter bons retornos financeiros e, ao mesmo tempo, ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Mas, é claro, sempre pesquise antes!

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e veja mais dicas de empreendedorismo no Instagram do FinanceOne: @financeonebr.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui