
As eleições deste ano serão no dia 02 de outubro e falta pouco mais de um mês para você escolher entre os 10 candidatos a governador de Minas Gerais. Você já conhece quem está concorrendo ao governo do estado?
Para quem já decidiu o voto ou ainda está em dúvida de quem pode ser o melhor representante para o estado de Minas Gerais, conhecer bem cada um deles é fundamental.
E quando falamos em conhecer, não é somente o nome e a vida do candidato, mas também as propostas que ele tem para as principais secretarias do estado, como Saúde, Educação, Transporte e Segurança.
Além disso, você também pode avaliar outros fatores que considera importantes nos candidatos a governador de Minas Gerais.
Mas quem são eles? Para conhecer melhor cada um dos candidatos a governador de Minas Gerais continue lendo este artigo!
Quem são os 10 candidatos a governador de Minas Gerais?
Caso você conheça somente algumas opções de candidatos ao governo do estado de Minas Gerais, chegou o momento de acabar com isso. Nós iremos te apresentar agora aos 10 candidatos a governador de Minas Gerais.
Importante: as informações sobre os candidatos foram retiradas do site da Agência Brasil.
Cabo Tristão, do Partido da Mulher Brasileira (PMB)
O candidato Paulo Tristão Pinto, tem 36 anos e é policial militar e analista de sistemas. Além disso, ele é pós-graduado em gestão pública.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez do Cabo Tristão concorrendo a um cargo público. Em 2018, ele se candidatou a deputado federal.
O seu candidato a vice é o agente postal Antonio Otavio, do mesmo partido e que tem 54 anos.
Carlos Viana, do PL
O candidato Carlos Viana é atualmente senador, que foi eleito em 2018. Ele é jornalista e especialista em estratégia de marketing pela CEPEAD/UFMG. Além de ser professor universitário com passagem pela PUC-MG, UNI-BH e Centro Universitário Newton Paiva.
Carlos Viana tem 59 anos e está concorrendo ao governo de Minas Gerais pela coligação do PL, Republicanos e PRTB.
O candidato a vice é o militar reformado, o coronel Wanderley, também do PL, de 56 anos.

Indira Xavier, do Partido UP
A candidata Indira Xavier será a candidata do Unidade Popular para concorrer ao Governo de Minas Gerais. Ela é natural de Maceió, onde começou a militar no movimento estudantil.
A sua vice na chapa será Edna Gonçalves, de 53 anos.
Alexandre Kalil, do partido PSD
Kalil também disputará o posto de governador de Minas Gerais. Ele era prefeito de Belo Horizonte, mas deixou o cargo para concorrer ao governo pelo PSD. Ele tem 63 anos e já foi dirigente do Clube Atlético Mineiro, além de ter concorrido a deputado federal.
Na sua chapa, Kalil terá como vice o deputado estadual André Quintão, de 58 anos.
Lorene Figueiredo, do PSOL
Pelo Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL), Lorene Figueiredo foi a escolhida para disputar o posto de governador de Minas Gerais. Ela tem 56 anos e atualmente é professora na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Lorene tem mestrado e doutorado, em Educação e Políticas Públicas, respectivamente. Ela já disputou como deputada federal e a prefeita de Juiz de Fora. Sua vice na chapa será Ana Azevedo, de 41 anos.
Lourdes Francisco, do PCO
Já pelo Partido da Causa Operária (PCO), Lourdes Francisco será quem vai disputar o posto mais cobiçado do estado. Ela é professora aposentada e tem 60 anos.
A sua vice na chapa será Sebastião Pessoa, de 56 anos.
Marcus Pestana, do PSDB
Com um currículo vasto na política, Marcus Pestana é o candidato do PSDB para concorrer ao governo de Minas Gerais. Ele já foi vereador em Juiz de Fora, além de deputado estadual, deputado federal e secretário estadual de Planejamento e de Saúde de Minas Gerais.
O seu vice na chapa será Paulo Brant, de 70 anos. Paulo, que atualmente é vice-governador do atual governo de Romeu Zema.
Renata Regina, do PCB
Quem concorre pelo PCB é Renata Regina, de 35 anos. Ela é fotógrafa e já disputou como deputada estadual e deputada federal, mas é a primeira vez que concorre ao posto de governadora.
A sua vice na chapa do partido será a professora Tuani Guimarães, de 32 anos.
Romeu Zema, do Partido Novo
O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vai concorrer à reeleição. Ele tem 57 anos e é formado em Administração de Empresas pela FGV. Zema declarou um patrimônio de quase R$130 milhões contra R$69 milhões de 2018, quando foi eleito.
Em 2018, Zema derrotou Antonio Anastasia (PSDB) no 2º turno e assumiu o lugar que era de Fernando Pimentel.
Em 2022, o seu vice na chapa será o professor Mateus, também do Noov, de 41 anos, que é advogado e vereador de BH.
Quer saber mais sobre as eleições de 2022? O FinanceOne está fazendo um especial Eleições 2022. Fique ligado para acompanhar tudo.
Leia também no FinanceOne: