
Se você é gaúcho e vai votar nas eleições deste ano, precisa conhecer quais são os candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Nesta eleição, você tem 10 opções de candidato para votar.
Mas para descobrir qual merece o seu voto de confiança para governar o estado, é preciso pesquisar bastante sobre cada um deles. Além disso, também é necessário saber quais são as promessas e intenções de cada candidato.
Afinal, você deve votar em quem pretende oferecer as melhores alternativas para os problemas do seu estado, certo?
Até porque é um desses 10 candidatos que vai te representar nos próximos quatro anos de governo.
Mas quem são eles? Continue lendo este artigo para conhecer um pouco mais sobre os candidatos a governador do Rio Grande do Sul.
Conheça os 10 candidatos a governador do Rio Grande do Sul
Caso você ainda não conheça os candidatos a governador do Rio Grande do Sul, chegou o momento de saber quais são as opções que você tem de voto para o dia 02 de outubro.
Atenção: as informações dos candidatos foram retiradas do site da Agência Brasil.
Argenta, do PSC
O candidato Roberto Argenta, de 69 anos, já tem carreira política, ele já foi vereador e prefeito de Igrejinha (RS), além de deputado federal eleito pelo estado do Rio Grande do Sul. Além de também ser empresário.
Roberto Argenta é natural de Gramado e filho de pequenos agricultores. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ele é dono da Calçados Beira Rio S.A. em Igrejinha, nas margens do Rio Paranhana, que é o motivo que deu origem ao nome da empresa.
Roberto tem como candidata a vice a servidora pública municipal Nívea Rosa, de 46 anos.
Carlos Messalla, do PCB
O segundo candidato a governador do Rio Grande do Sul é o servidor público federal Carlos Messalla Lima da Rosa, de 46 anos, que trabalha nos Correios. Ele é de Gravataí (RS).
Para quem não o conhece, o candidato é ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, militante do PCB e da Unidade Classista.
Já foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020 pelo PCB. O candidato a vice na chapa é o servidor público aposentado Edson Canabravo, de 78 anos.
Edgar Pretto, do PT
O candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores será Edgar Pretto, de 51 anos. Ele já foi presidente da Assembleia Legislativa do estado e deputado no estado por três vezes.
O seu vice na chapa será Pedro Ruas, de 66 anos, que é vereador pelo PSOL.
Eduardo Leite, do PSDB
O atual governador do Estado do Rio Grande do Sul tenta o segundo mandato e busca a reeleição. Eduardo Leite foi eleito em 2018 e já foi: presidente da Câmara dos Vereadores e também prefeito de Pelotas.

Seu vice na chapa será o deputado Gabriel Souza, de 38 anos.
Luiz Carlos Heinze, do PP
Candidato do PP ao governo do RS, Heinze é produtor rural e engenheiro. Com 71 anos, ele está no seu quinto mandato como deputado federal e vai tentar ser governador com a sua vice sendo a psicóloga Tanise Sabino.
Onyx Lorenzoni, do PL
O ex-ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, também é um dos candidatos ao cargo de governador do Rio Grande do Sul. Ele já foi duas vezes deputado estadual e cinco vezes deputado federal, cargo ao qual ocupa atualmente.
Sua vice na chapa será Cláudia Jardim, de 40 anos.
Rejane de Oliveira, do PSTU
A candidata escolhida pelo PSTU para disputar o posto principal do governo do estado foi Rejane de Oliveira. Ela tem 61 anos, é professora e já foi presidente do sindicato da sua categoria.
Ela também está pela primeira vez concorrendo a um cargo eletivo. Sua vice será Vera Rosane, de 57 anos.
Ricardo Jobim, do Novo
O candidato do Novo será Ricardo Jovim. advogado tem diversas especialidades na sua área e já foi presidente da OAB de Santa Maria, cidade onde nasceu.Seu vice na chapa será o também advogado, Rafael Dresch, de 46 anos.
Vicente Bogo, do PSB
O candidato ao cargo de governador do Rio Grande do Sul será Vicente Bogo, de 65 anos. Ele acumula um currículo acadêmico vasto, com formação em Filosofia, Ciências e Letras, além de licenciatura em Matemática e mais de uma pós-graduação. A sua vice será a professora Josi Paz, de 43 anos.
Vieira da Cunha, do PDT
Também formado em Direito, o candidato do PDT para o governo do Rio Grande do Sul será o vereador Vieira da Cunha, de 62 anos. Ele já foi vereador de Porto Alegre, além de deputado estadual, deputado federal e presidente da Assembleia Legislativa.
Sua vice na chapa será a professora Regina Costa, de 39 anos.
Agora que você já conhece os candidatos, chegou o momento de escolher quem vai ter o seu voto. E não se esqueça de acompanhar o FinanceOne para ter mais informações sobre as eleições.
Leia também no FinanceOne: