
As provas do Enem 2023 já têm datas confirmadas e os locais para consulta serão divulgados nas semanas que antecedem o exame. As inscriçõara para participar da nova edição vão abrir em junho.
O cronograma para o Enem de 2023 foi disponibilizado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
As provas estão marcadas para novembro e as inscrições serão aceitas no mês de junho. Veja a seguir o cronograma anunciado:
- Inscrições para o Enem: de 5 a 16 de junho;
- Aplicação: 12 e 13 de dezembro;
- Gabaritos: 27 de dezembro; e
- Resultados: 16 de janeiro de 2024.
Inicialmente, o Inep previa a abertura das inscrições entre os dias 8 e 19 de maio. Mas, o prazo foi adiado e será como informado no cronograma acima.
Inep abre período para isenção no Enem 2023
Já está aberto o prazo para pedidos de isenção para o Enem 2023. Ele vai até 28 de abril e quem desejar ficar livre da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e/ou justificar ausência na edição de 2022 deve acessar a Página do Participante
A justificativa de ausência é para caso o candidato tenha faltado os dois dias de aplicação do ano anterior.
Para solicitar a isenção do Enem 2023, o canidato deve:
- Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- -Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Vale ressaltar que o envio da solicitação de isenção não garante a inscrição no exame. Isentos ou não devem realizar a inscrição na Página do Participante, no período mencionado acima (5 a 16 de junho).

Como consultar o local de prova do Enem 2023?
Assim que dor liberado pelo Inep, o local de prova do Enem 2023 ficará disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado pela Página do Participante.
Para fazer login, basta usar o CPF e a mesma senha do Gov.br, onde estão concentrados todos os serviços digitais do governo federal (a mesma usada na inscrição no exame).
Siga o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante e faça o login
- Clique em “Aplicação” e depois em “Local de Prova”
- Um personagem interativo irá te enviar um botão escrito “Local de Prova”, clique para acessar o Cartão.
Caso tenha esquecido a senha, clique em “recuperar senha” ou “esqueci minha senha” logo abaixo do campo de login.
Além do local em que o estudante fará a prova, o documento contém o número de inscrição, data e hora da prova, idioma da prova estrangeira. Se a pessoa precisa de algum atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, isso também estará indicado no Cartão.
Não é obrigatório imprimir este documento. Porém, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame para consultar e tirar eventuais dúvidas sobre endereços e salas de prova.
Provas serão aplicadas em novembro
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. A princípio, deve ser mantida a mesma estrutura do ano anterior, cujos portões ficaram abertos das 12h às 13h e o início do exame foi às 13h30.
No primeiro dia (5), os estudantes farão a redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
No segundo dia (12), serão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada área de conhecimento terá um total de 45 questões.
Todas as orientações para os exames poderão ser consultadas na Página do Participante.
+ Como estudar de graça para o Enem? Conheça 5 sites que podem ajudar
No sábado, a prova tem meia hora a mais de aplicação por causa da redação. Serão cinco horas de 30 minutos de duração no primeiro dia e cinco horas, no segundo.
Vale destacar que no Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.
O Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, como presos e quem cumpre medida socioeducativa, será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, um mês mais tarde.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 10 universidades particulares que oferecem bolsas pela nota do Enem para o Enem.