Golpe de anúncios falsos no Google está fazendo vítimas. Veja como não cair!

0
313
Homem lê uma reclamação trabalhista com expressão de dúvida
4.5
(2)

Quase todos os dias vemos em noticiários, jornais e até mesmo rodas de amigos algo sobre golpes. E a quantidade só cresce e está cada vez mais difícil saber o que é e o que não é golpe. O mais recente é o que envolve os anúncios falsos no Google.

E vale ressaltar que os anúncios falsos no Google são os mais variados e, por isso, é importante ter a atenção redobrada antes de comprar qualquer coisa na internet. Mas se você acha que as fraudes são somente em compras está muito enganado.

A Receita Federal está fazendo um alerta para que os brasileiros não sejam vítimas na hora de regularizar o CPF. Sim, os criminosos também estão agindo nessa área, justamente para conseguir os dados das vítimas.

Mas como se proteger dos golpes de anúncios falsos no Google? Será que ainda é possível saber o que é verdadeiro e o que é falso? Se você quer ter o máximo de cuidados sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Como funciona o golpe dos anúncios falsos no Google?

O golpe dos anúncios falsos no Google funciona de forma bem simples, justamente para que a vítima não perceba que é uma fraude. E como funciona?

Sabe quando você vai pesquisar algo no Google que deseja comprar? Pode ser uma televisão, geladeira ou até mesmo um smartphone. Normalmente logo de cara aparecem algumas opções de preços no shopping do Google.

+ O golpe do bilhete premiado está de volta! Entenda como se proteger!

E é justamente aí que você pode cair no golpe dos anúncios falsos. Isso porque os criminosos colocam valores mais baixos justamente para atrair os consumidores. Mas agora você deve estar pensando que só realiza compras em lojas conhecidas e que não corre riscos.

O problema é que esses criminosos criam sites falsos que imitam os das grandes marcas, o que acaba confundindo os consumidores. Ao adquirir um produto no site falso e realizar o pagamento, o dinheiro é roubado e você não recebe a sua encomenda.

Como se proteger de golpes de anúncios falsos no Google?

Agora que você já sabe que eles existem e estão bem camuflados para enganar qualquer um, é importante saber como se proteger dos golpes com anúncios falsos no Google. Afinal, é o maior buscador e usado por praticamente todos com acesso à internet.

1) Desconfie!

Os anúncios falsos sempre virão acompanhados de ofertas tentadoras e quase que imperdíveis se comparadas com outras de sites vizinhos ou concorrentes. Por isso, esteja sempre desconfiando mesmo sendo de uma marca conhecida e confiável.

homem olhando e segurando o tablet
Ao pesquisar um produto na internet verifique se o site é realmente confiável e verdadeiro

Compare essa promoção com outras na mesma faixa de preços e veja se não destoa. Além disso, geralmente se é um produto ao qual está acostumado a comprar, geralmente já conhece os preços e sabe quanto costuma custar. Se estiver muito barato, acima do normal, desconfie mais ainda.

É improvável empresas darem descontos exorbitantes, exceto em casos de promoções e campanhas, como Black Friday, por exemplo.

2) Encontrou erro de grafia? É golpe!

Geralmente o golpista tenta ser esperto, mas sempre deixa um rastro. E esse rastro costuma ser um erro de português.

Portanto, se você encontrar um anúncio no google com erro de português pode ter praticamente 100% de certeza que é um golpe e não caia nessa.

Empresas e marcas sérias têm equipes por trás compostas por muitos profissionais. Antes de qualquer anúncio ir para o ar, ele passa por várias aprovações e revisões. Por isso, um erro de português é quase que impossível de ser encontrado.

3) Anúncios com oferta de urgência

O golpista de anúncio no Google vai sempre querer ofertar com urgência para fazer você comprar logo e não pensar muito. Por isso, sempre desconfie de ofertas com teor de urgência.

Por exemplo: pouco tempo disponível, oferta por tempo determinado, somente até x horas, únicas unidades; garanta agora antes que acabe. 

Existem campanhas verídicas desse tipo? Sim! Mas os golpistas se apropriaram dessa estratégia e, então, esteja sempre desconfiando antes de concluir a sua compra em uma oferta parecida com essa. Pesquise a reputação do site e a sua confiabilidade.

4) Sites oficiais

Somente clique e compre algo de anúncios do Google se tiver a certeza que a loja é confiável ou é oficial. Evite ser redirecionado para sites de empresas que não conhece ou tem dúvida da sua garantia.

Uma dica é verificar sempre o domínio do site. Veja quem o registrou para saber se dá para confiar, pois golpistas sempre vão utilizar endereços gratuitos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que precisa saber sobre esse novo golpe que está no mercado.

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui