
Uma das artistas mais influentes do século XX será homenageada no Brasil. A exposição imersiva sobre Frida Kahlo chega em outubro no país. A temporada da mostra internacional “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone” terá início na cidade de Salvador, no Salvador Shopping. Em 2023, passará por São Paulo.
Frida criou nas obras um poder único de expressão de sua cultura mexicana e de percepções sobre si mesma, e também sobre seus amores.
Saiba quanto custa o ingresso para a Exposição imersiva sobre Frida Kahlo
A capital baiana será a primeira cidade do Brasil a receber a exposição de Frida Kahlo, que terá início no dia 5 de outubro e fica até 4 de dezembro.
Os ingressos para a exposição de Frida Kahlo em Salvador estão custando a partir de R$30. Os ingressos já estão disponíveis na Eventim. As sessões imersivas terão hora e data marcada e um número restrito de participantes.
Em janeiro de 2023, a mostra chegará em São Paulo, mas ainda não há local e data definidos. Depois, a exposição continuará em turnê pelo Brasil.
A exposição Frida Kahlo trata-se da maior mostra imersiva criada sobre a vida e obra da pintora mexicana. Segundo o evento, as peças da pintora serão apresentadas por projeções interativas em ambientes – assim como aconteceu com a exposição de Van Gogh. Vale lembrar que as obras originais de Frida Kahlo não são expostas fisicamente.
A ideia da mostra é falar sobre a biografia da artista por meio de uma jornada interativa, que será realizada em dez ambientes. O objetivo é contar sobre sua história desde o nascimento, passando pelo acidente que marcou a vida de Frida, até a morte da pintora.
As projeções da exposição Frida Kahlo mostram coleções de fotografias históricas, filmes, reproduções de pinturas e itens de colecionador. O passeio dura cerca de 90 minutos.

Frida Kahlo: quem foi a artista sem padrões e rótulos
Exótica. Excêntrica. Uma artista à frente do seu tempo. Talvez essas sejam uma das três principais características sobre a artista Frida Kahlo, uma das pintoras surrealistas mais influentes do século XX.
Nascida em julho de 1907, em Coyoacán, na Cidade do México, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón tornou-se conhecida mundialmente como Frida Kahlo. A pintora foi uma grande artista, com uma trajetória marcada por luta, sofrimentos e paixões – os quais foram retratados em suas telas.
Frida sofreu de poliomielite aos seis anos e teve sequelas em uma de suas pernas. Aos dezoito anos sofreu um acidente de carro, e uma barra de ferro atravessou seu corpo. Por isso, Frida ficou acamada, sem conseguir se mexer e passou por mais de 30 cirurgias.
E foi nesse período que a pintura entrou em sua vida. A artista começou a retratar, através da pintura, os aspectos íntimos e histórias femininas. Algumas de suas principais obras são:
- Autorretrato com vestido de veludo, de 1926
- Frida e a cesárea, de 1931
- Meu nascimento, de 1932
- Diego em meu pensamento, 1943
- A coluna partida, de 1944
O que é o movimento surrealismo
O surrealismo é um movimento artístico e literário, o qual teve origem na França no início do século XX. A ideia do surrealismo é representar o irracional, ultrapassando os limites da imaginação.
Os artistas do movimento buscavam trazer o inconsciente para a arte. Por isso, uma das principais características do surrealismo é a expressão do pensamento livre, permitindo que o subconsciente seja expresso através da arte.
Gostou dessa dica de exposição? Então compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam sobre a exposição imersiva sobre Frida Kahlo.
Veja outros eventos e exposições: