
Já está nos principais cinemas brasileiros o filme Eike – Tudo ou Nada, que conta a história de ascensão e queda do um dos mais famosos empresários brasileiros, Eike Batista. O longa estreou no último dia 22 de setembro.
A trama narra como o empresário foi alçado para a lista dos 10 homens mais ricos do mundo e em seguida perdeu sua fortuna. Mas o interessante é que a história foca mais no aspecto empresarial, do que em curiosidades da vida de Eike.
Por isso existem muitas lições de investimentos e empreendedorismo que podem ser obtidas a partir deste longa. A seguir, confira a lista elaborada a partir do Estadão.
3 lições sobre investimentos do filme ‘Eike – Tudo ou Nada’
O filme Eike – Tudo ou Nada retrata a janela de tempo entre ascensão e queda do empresário, enquanto sua petroleira vai ao auge até dar prejuízo para seus investidores. A partir disso, confira algumas lições que podemos aprender com o longa!
1. Diversifique sua carteira
Em Eike – Tudo ou Nada, um pai de família chamado Carlos (Adriano Toloza), decide colocar todas as economias em ações da OGX, a petroleira de Eike, no momento de ascensão da empresa.
O problema é que ele não diversifica os investimentos e coloca todas as suas fichas nestas ações. Quando os papéis começam a afundar, o personagem até procura ajuda de um analista, mas acaba mantendo todos os investimentos.
Carlos perde tudo o que investiu e percebe tarde demais que a companhia se tornou inviável.
Seja você um investidor arrojado ou conservador, diversificar a carteira de investimentos é fundamental. Além de trazer mais segurança, amplia as possibilidades de ganhos no longo prazo.
2. Escolha analistas competentes e isentos
Como vimos, Carlos poderia ter evitado o prejuízo se tivesse obtido uma orientação mais isenta e competente a respeito da empresa.
Além dele, o filme mostra também quando um analista de banco de investimentos tenta avisar que a meta de extração de petróleo da companhia de Eike era irreal.
O relatório é feito a pedido do banqueiro Tonico (Jonas Bloch), mas o empresário Eike Batista acaba pedindo sua demissão e o tira do IPO da petroleira.
A companhia fez o maior IPO da história da Bolsa de Valores até então, mas não chegou a atingir a meta estabelecida. Quem confiou no relatório apresentado por Tonico não perdeu dinheiro.
3. Aprenda a distinguir a hora de recuar
A verdade é que se Carlos tivesse tirado suas aplicações da petroleira de Eike Batista antes, teria obtido ótimos resultados. Mas acabou pecando ao não saber a hora de recuar.
E o mesmo erro é cometido pelo personagem principal em Eike – Tudo ou Nada. Quando o governo retira blocos de leilão do pré-sal nos quais a petroleira iria investir, o empresário não recua.
O CEO da companhia, Laerte (Marcelo Valle), pede que ele devolva o dinheiro dos investidores, calculado em US$1 bilhão, mas Batista mantém os blocos e acaba dando prejuízo para os investidores.
Onde assistir Eike – Tudo ou Nada?
O filme Eike – Tudo ou Nada já está disponível nos principais cinemas brasileiros, mas ainda não há previsão de disponibilidade nas plataformas de streaming. O longa é estrelado por Nelson Freitas, que vive o famoso empresário.
Direção e roteiro são de Andradina Azevedo e Dida Andrade. A história é baseada no livro-reportagem da jornalista Malu Gaspar, que era chefe da sucursal carioca da revista Exame quando a fortuna de Eike estava no auge.
Leia a sinopse:
É inspirado no livro da jornalista Malu Gaspar. A história começa em 2006, quando a economia brasileira deslanchava por causa do pré-sal. Eike Batista (Nelson Freitas) decide criar a petroleira OGX, que o transforma no sétimo homem mais rico do mundo e depois o leva a perder sua fortuna, o poder e o prestígio.
Gostou do conteúdo? Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!