
Todo motorista quando chega o fim do ano já começa a pensar no próximo IPVA. Para quem é de São Paulo, a Nota Fiscal Paulista pode ajudar a diminuir o valor.
Essa é uma informação que nem todos os motoristas paulistanos sabem e que pode fazer bastante diferença no IPVA 2023.
Mas, quem quer garantir esse abatimento precisa correr, pois o prazo vai esgotar já neste mês de outubro.
Se você quer saber até quanto vai o abatimento do IPVA 2023 pela Nota Fiscal Paulista e como funciona este processo, nós vamos te contar. Veja mais detalhes a seguir!
Qual o prazo para abater IPVA 2023 pela Nota Fiscal Paulista?
Os motoristas paulistanos terão até o dia 31 de outubro para resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista e abater o valor para o IPVA 2023.
Vale destacar que os valores do imposto veicular do próximo ano ainda não foram divulgados. Entretanto, essa é a sua chance de diminuir o valor total e ter uma quota bem menor.
O prazo foi confirmado em comunicado oficial divulgado pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo.
Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista?
Se você quer garantir o desconto para o IPVA 2023, então fique ligado como funciona o processo para resgatar os seus créditos da Nota Fiscal Paulista até o dia 31 de outubro.
1º passo: acesse o site da Sefaz SP e vá até a aba ‘Cidadão’;
2ª passo: clique em ‘Nota Fiscal Paulista’ e abra as demais opções;
3º passo: realize o seu acesso com login e senha, sendo login o seu CPF;
4º passo: acesse o menu ‘Conta corrente’ e, em seguida, clique em ‘Utilizar créditos’;
5º passo: agora é só escolher a opção ‘Quitação ou abatimento no valor do IPVA’.
6º passo: logo após inserir o número do Renavam, clique em “verificar”.
7º passo: com a numeração correta, o sistema vai habilitar o botão “Confirmar” e o campo para informar o valor. Prossiga a página para concluir o procedimento.
É importante constatar que o veículo a ser indicado para a quitação ou abatimento no valor do IPVA deve ser de propriedade do contribuinte, já que a operação é irretratável. Dessa forma, se houver venda do veículo o motorista não poderá desfazer a operação.

Qual é a taxa para resgatar os créditos?
A Sefaz SP informa que o processo é totalmente gratuito e que o consumidor não será cobrado por solicitar abatimento do IPVA pela Nota Fiscal Paulista. No entanto, isso deve ser feito dentro do prazo estipulado.
Também é possível solicitar transferência desse crédito que há na Nota Fiscal Paulista para a conta corrente ou conta poupança, desde que seja da mesma titularidade do consumidor a qualquer tempo, devendo haver saldo na conta corrente.
Em caso de dúvidas, a Sefaz SP recomenda que o motorista entre em contato por e-mail ou através do Fale Conosco, pelos seguintes contatos:
- 0800 170 110 (telefone fixo) e
- (11 )2450-6810 (celular).
De acordo com a pasta, em 2021 foram mais de 89 mil contribuintes que solicitaram resgate de créditos para abater o valor do imposto de renda, totalizando mais de R$5 milhões.
Gostou dessa novidade para os motoristas pela nota paulista? Então leia mais: Prefeitura de São Paulo dará 50% de desconto no IPVA 2023 para carros elétricos.