
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Profissionais do Ano 2022, da Globo. A 44ª edição do prêmio começou a receber cadastros no último dia 8 de agosto.
O evento tem como objetivo destacar trabalhos publicitários multiplataforma e que valorizam a criatividade como meio de conexão entre as marcas e a audiência. Os melhores publicitários e campanhas na avaliação do júri saem vencedores.
A premiação foi criada em 1978 por iniciativa da Direção Geral de Negócios da Rede Globo.
Se você é da área, continue lendo para saber mais!
Como a premiação funciona?
O Prêmio Profissionais do Ano é dividido em categorias: filme, campanha, integrada, ações em conteúdo, valor social e regionais. Em cada categoria são avaliados diferentes tipos de material publicitário, em nível regional ou nacional, conforme detalhado a seguir.
- Filme: contempla peças únicas (apenas na classe nacional se subdivide nas categorias de até 15 segundos, 30 segundos e mais de 30 segundos. Na classe regional, não essa tem divisão)
- Campanha: comerciais de produtos, serviços ou ideias, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum (além da classe nacional, essa categoria tem versões regionais, de acordo com a região de veiculação do material, assim como na categoria Filme)
- Integrada: campanha que combinam veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios
- Ações em Conteúdo: projetos que tenham utilizado de forma inovadora as soluções de branded content nas plataformas da Globo (avalia apenas ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial, no caso de veiculação em TV)
- Valor Social: filmes ou campanhas de cunho social
- Regionais: materiais das categorias Filme e Campanha que competem trabalhos que não tiveram veiculação nacional.
Os materiais que concorrem são avaliados por um júri, composto por grandes nomes do mercado. A avaliação é realizada no formato online e acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro.
Os materiais finalistas da premiação serão divulgados no dia 28 de outubro. No dia 16 de novembro acontecerá a festa com o anúncio dos grandes vencedores.
Mais informações podem ser obtidas no regulamento da premiação.

Como se inscrever no Prêmio Profissionais do Ano?
As inscrições para o Prêmio Profissionais do Ano 2022 são gratuitas e podem ser realizadas até as 18h do dia 26 de agosto, no site oficial da premiação. Basta acessar a página de cadastro e clicar em “increver-se”.
Caso o participante já esteja logado no site, será direcionado diretamente para a ficha de inscrição. Se não tiver cadastro no site, ele pode ser criado na hora, informando alguns dados pessoais.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida completamente e o material que vai concorrer deve ser anexado conforme as instruções da plataforma. O número de inscrições por usuário é ilimitado.
Após o encerramento do período das inscrições, não será permitida a inclusão, substituição ou exclusão de dados. Alterações necessárias só podem ocorrer mediante solicitação à Coordenação Nacional do Prêmio.
+ Como monetizar com o TikTok? Confira 6 estratégias para iniciantes
Quem pode concorrer ao Prêmio Profissionais do Ano?
O Prêmio Profissionais do Ano é voltado para talentos da publicidade brasileira. Para concorrer em qualquer uma das categorias, o material inscrito precisa:
- ter sido veiculado pela primeira vez em uma das plataformas da Globo – TV aberta, por assinatura ou digital (Globo.com, G1, GE, GSHOW e Globoplay)
- em âmbito local, regional ou nacional
- entre 24 de agosto de 2021 e 7 de agosto de 2022 (um dia antes do início das inscrições
Calendário da premiação:
- Veiculação dos materiais concorrentes – 24 de agosto de 2021 e 7 de agosto de 2022
- Inscrições – 00h de 8 de agosto às 18h de 26 de agosto de 2022 (horário de Brasília)
- Avaliação do júri – 25 a 27 de outubro de 2022
- Divulgação dos finalistas – 28 de outubro
- Premiação dos vencedores – 16 de novembro
+ Quanto ganha um vencedor do Prêmio Nobel? Saiba o valor, origem e mais
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com outros amigos! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.