
As eleições presidenciais estão chegando! E para te ajudar a se organizar com cada uma das categorias de votação, o FinanceOne preparou o Especial Eleições 2022. Neste texto, trataremos das principais propostas da candidata Simone Tebet para os setores de Emprego e Empreendedorismo.
Simone Nassar Tebet (15) é advogada, professora, escritora e política brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Atualmente, ocupa o cargo de senadora da República pelo estado de Mato Grosso do Sul.
Que tal conhecer um pouco mais sobre as propostas para o combate ao desemprego e o fomento da economia brasileira? Confira a seguir:
As propostas da candidata Simone Tebet para Emprego e Empreendedorismo
As propostas para a Economia, bem como do combate ao desemprego, foram elaboradas por um time de peso, formado por economistas como Elena Landau, Edmar Bacha e José Roberto Mendonça de Barros – todos estiveram presentes no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Com foco na recuperação econômica, o plano de governo de Simone Tebet traz um olhar especial para as mulheres, as famílias em situação de baixa renda e as pessoas com necessidades especiais. Em campanha durante a última semana, Tebet afirmou:
“Só tem um jeito dos empregos voltarem: quando o Brasil tiver estabilidade e segurança jurídica. Ninguém investe num país polarizado, onde só se discute ódio, onde só se fica num discurso de nós contra eles e não se apresenta um projeto de responsabilidade fiscal, visando o social.”

Confira as propostas para Emprego e Empreendedorismo que estão no plano de governo da candidata Simone Tebet (MDB):
Emprego
A principal meta do governo Tebet é reduzir drasticamente os altos índices de desemprego no país. Para isso, a candidata aposta em práticas que incentivam maior formalização e melhor remuneração para os trabalhadores. Além disso, é defensora dos reajustes anuais do salário mínimo de acordo com a inflação.
Outro ponto de destaque é a promoção de políticas de qualificação e requalificação profissional, orientadas por demandas de mercado e com envolvimento do setor privado, para elevar a empregabilidade.
A candidata do MDB também deseja aprimorar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e reduzir a contribuição previdenciária para a faixa de um salário mínimo para todos os trabalhadores – como forma de estimular a formalização.
Empreendedorismo
No campo do empreendedorismo, Simone Tebet aposta nas parcerias com o poder privado e na valorização dos trabalhadores informais e autônomos. De acordo com o seu plano de governo, o objetivo é criar um seguro de renda para os trabalhadores informais e formais de baixa renda, uma espécie de poupança social.
Além disso, aposta na ampliação do microcrédito produtivo e na unificação de programas com foco em inclusão produtiva, com atenção especial a mulheres empreendedoras e pessoas com deficiência.
A candidata também incentiva o aprimoramento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e o reforço ao papel do BNDES no apoio a pequenas e médias empresas. Por fim, espera adotar uma política de desenvolvimento regional para estimular as potencialidades das regiões, especialmente Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
+ Confira o plano de governo completo da candidata Simone Tebet
+ Confira as propostas de Tebet para a Economia
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir todas outras informações atualizadas sobre as eleições no especial da FinanceOne.