
No dia 5 de outubro, muitos fãs da banda Coldplay foram pegos de surpresa com a notícia do adiamento dos shows no Brasil. Com isso, muitas pessoas ficaram querendo saber quais são os direitos que possuem após os shows Coldplay adiados.
É importante ressaltar que a decisão de adiar os oito shows da banda se deu por um problema de saúde do vocalista Chris Martin. Ele foi diagnosticado com uma infecção no pulmão e os médicos solicitaram repouso.
Por conta disso, a banda britânica decidiu adiar as apresentações em solo brasileiro para o ano que vem. Porém, as datas ainda não foram divulgadas pela equipe da banda.
Outra informação que já foi fornecida é que os ingressos comprados continuarão válidos para as apresentações de 2023. Isso porque os shows não foram cancelados, somente adiados.
+ Coldplay exibirá shows no Cinema! Veja o valor dos ingressos e como comprar
Mas, e se você não puder ir ao show na nova data? Será que pode pedir ressarcimento? Quais são os direitos que o público possui? É o que iremos te contar durante todo este artigo!
Posso solicitar o dinheiro de volta dos shows do Coldplay adiados?
Por mais que muitos fãs estejam esperando pelos shows da banda, é claro que alguns podem querer o dinheiro de volta por conta do adiamento das apresentações no Brasil que aconteceriam agora em outubro.
Isso porque dependendo das novas datas dos shows do Coldplay existe a possibilidade de que algumas pessoas não possam comparecer ao evento. E como fica o valor pago pelo ingresso?
O público tem duas opções: solicitar o valor em crédito para ser usado em um outro evento da Eventim, que é a empresa organizadora do show da banda aqui no Brasil. Já a segunda opção é a devolução do valor integral, de forma imediata.

Neste último caso, é comum que a devolução aconteça da mesma maneira em que o público pagou o ingresso. Por exemplo, se você efetuou a compra utilizando o cartão de crédito, a Eventim devolverá o dinheiro estornando o valor no seu cartão.
Como será o reembolso para os shows Coldplay adiados?
A Eventim, empresa responsável pela venda de ingressos dos shows do Coldplay no Brasil divulgou um comunicado para quem desejar solicitar o reembolso. Vale destacar que embora muita gente vá esperar as apresentações, muitos não vão aguardar e preferem o ressarcimento.
Segundo a Eventim, as duas formas são: compras realizadas no site e compras realizadas na bilheteria. Veja a seguir!
Compras realizadas pelo site
- Basta acessar o link de cancelamentos no site da Eventim e efetuar a sua solicitação de reembolso até o dia 12/11/2022.
- Caberá ao promotor do evento reembolsar os valores de compra dos ingressos, sendo o sistema da Eventim somente o meio de direcionamenteo para a sua solicitação do estorno apara a conta corrente que seráindicada pelo cliente através do link acima. O prazo para visualizar o estorno é de até 30 dias após finalizado o processo de solicitação de reembolso no sistema, dentro do prazo estabelecido pelo PROMOTOR.
- O ancelamento pode ocorrer aiutomaticamentee e dos ingressos serão estornados de acordo com os termos e condições de uso previstos em https://www.eventim.com.br/help/terms/. Haverá reembolso de taxas de serviços.
Compras realizadas na bihleteria
Para compras que foram realizadas na bilheteria, basta que você se dirija até uma das bilheteria, a partir desta quinta-feira, 13. O prazo vai até o dia 12 de novembro. Veja as opções:
Local: Jeunesse Arena – Rio de Janeiro
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca
Atendimento: Terça-feira a sábado das 10h às 17h
Local: Allianz Parque – São Paulo
Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows
Local: Estádio do Morumbi – São Paulo
Endereço: Bilheteria 5 – Av. Giovanni Gronchi, 1866 – Morumbi
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows
Local: Estádio Couto Pereira – Curitiba
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 37 – Alto da Glória
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows
Para quem solicitar, será efetuado um depósito na conta bancária. É importante conferir todas as informações e dados que, onde o cliente deve informar ao atendente, no prazo de até 20 dias.
ATENÇÃO:
“Após o cancelamento da compra, os ingressos perdem a validade, impossibilitando o acesso ao evento na nova data. Não nos responsabilizamos por compras efetuadas em canais não oficiais. Não há ressarcimento ou reemissão de cortesias. Não será aceito o cancelamento PARCIAL do pedido”, diz a Eventim.
Shows do Coldplay adidos têm novas datas
Após ter adiados os shows pelo motivo de saúde do vocalista, o Coldplay anunciou o seu novo calendários de shows no Rio de Janeiro (duas apresentações) e em São Paulo (seis).
A novidade fica por conta da mudança do local dos shows de São Paulo, que saíram do Allianz Parque e serão realizados no Estádio Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão.
Rio de Janeiro, Estádio Nilton Santos Engenhão
- 11 de outubro de 2022 -> 25 de março de 2023 (sábado)
- 12 de outubro de 2022 -> 26 de março de 2023 (domingo)
São Paulo, Estádio do Morumbi (novo local)
- 15 de outubro de 2022 -> 10 de março de 2023 (sexta-feira)
- 16 de outubro de 2022 -> 11 de março de 2023 (sábado)
- 18 de outubro de 2022 -> 13 de março de 2023 (segunda-feira)
- 19 de outubro de 2022 -> 14 de março de 2023 (terça-feira)
- 21 de outubro de 2022 -> 17 de março de 2023 (sexta-feira)
- 22 de outubro de 2022 -> 18 de março de 2023 (sábado)
Segundo a Eventum, todos os ingressos permanecerão válidos, até a próxima data, sem a necessidade de qualquer troca.
A primeira data equivale ao período em que o shows aconteferia, enquanto o segundo diz respeito à nova data programada.
Procon SP orienta sobre shows do Coldplay adiados
Dos oito shows do Coldplay que aconteceriam no Brasil em 2022 agora em outubro, seis seriam em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.
Por conta disso, o Procon SP orienta os paulistas sobre o que fazer neste caso.
Em nota, o órgão voltado para a Defesa do Consumidor informa que o cliente que adquiriu um dos ingressos poderá:
- Optar por receber o valor pago de volta;
- Ficar com crédito para eventos futuros; ou
- Aguardar nova data para realização dos shows adiados.
Sobre a última opção, a organizadora do evento já comunicou que todos os ingressos comprados serão válidos para as novas datas, ainda não divulgadas.
“A empresa organizadora deve informar sobre as condições e procedimentos relacionados ao adiamento ou cancelamento pelos mesmos canais utilizados para anunciar o evento”, informa o Procon SP.
Ainda segundo o órgão, o consumidor que não for atendido em sua solicitação poderá registrar uma reclamação junto ao Procon da sua cidade.
O consumidor que não for atendido em seus direitos poderá registrar uma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Veja aqui os canais de atendimento do Procon-SP.
Tive outras despesas com os shows do Coldplay adiados. O que fazer?
Muita gente já tinha se programado para os shows do Coldplay. Afinal, eles aconteceriam neste mês de outubro.
Embora as apresentações fossem acontecer somente nos estados de RJ e SP, certamente muitos fãs de outros estados adquiriram o ingresso para acompanhar o show da banda. Com isso, tendo outras despesas, como: hospedagem, transporte e outros.
Mas, e nesses casos, o que fazer? A primeira coisa é tentar negociar diretamente com os fornecedores, tanto hotéis quanto companhias aéreas.
Por conta das novas datas ainda não disponíveis, é provável que se tenha dificuldade nessa remarcação ou adiamento.
Segundo o Procon SP, se o consumidor não conseguir a solução, deve procurar o Poder Judiciário.
Conhece alguém que ia nos shows do Coldplay que foram adiados? Compartilhe este conteúdo com ele para que saiba de todos os direitos!
Leia também no FinanceOne: