
Todo final de ano o Spotify divulga a retrospectiva dos usuários para que eles possam saber quais músicas e cantores mais escutaram ao longo do ano. E depois de muita espera, a plataforma de streaming finalmente divulgou nesta quarta-feira, 30, o Spotify Wrapped.
Mas apesar de ser algo recorrente, é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre como fazer a própria retrospectiva e também se isso é gratuito ou precisa pagar algo para o Spotify.
Caso você não saiba, a plataforma conta com a versão gratuita e paga. Este último é para quem não quer escutar anúncios durante as músicas e deseja pular, caso não goste de uma música.
Agora se você quer entrar na moda e fazer o seu Spotify Wrapped, ou retrospectiva, mas não sabe como funciona, estamos aqui para te ajudar.
Neste artigo vamos te explicar o que você precisa saber para montar a sua retrospectiva e compartilhá-la nas suas redes sociais. Confira!
Como fazer a retrospectiva musical do Spotify?
A primeira coisa que você precisa saber sobre a retrospectiva musical do Spotify é que ela só pode ser realizada pelo aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.
Dessa forma, quem deseja fazer o Spotify Wrapped pelo computador não vai ser possível.
Ao abrir o aplicativo no seu celular, já aparecerá o banner do Wrapped. Mas atenção, isso só acontecerá se você estiver com a plataforma devidamente atualizada, caso contrário será preciso atualizar o aplicativo.
+ Spotify: quando um artista ganha pela reprodução de uma música?
Ao clicar no banner, você já conseguirá visualizar toda a sua retrospectiva, como as músicas e cantores que mais escutou, os estilos e até mesmo quantas músicas você escutou pela plataforma.
Como compartilhar a retrospectiva do Spotify?
Você já acessou o aplicativo e conseguiu encontrar o banner do Wrapped, ou melhor, da sua retrospectiva musical? Então é só clicar para abrir e conferir de forma detalhada.

O aplicativo abrirá um storytelling com uma sequência de informações e históricos de como foi o seu ano dentro do aplicativo.
Ou seja, ele cria várias histórias para te mostrar qual cantor mais escutou, qual ritmo mais consumiu, quantos minutos ouviu de música e vários outros detalhes interessantes.
A cada nova aba gerada pelo Spotify, o usuário terá a opção “Compartilhar este story”.
Agora, basta clicar nessa frase para conseguir compartilhar a sua retrospectiva nos seus aplicativos, como Instagram e WhatsApp.
Quanto custa fazer a retrospectiva do Spotify?
Se você quer saber quanto custa, saiba que o aplicativo não cobra nada ao usuário. Isso mesmo, a retrospectiva do Spotify é totalmente gratuita.
A proposta já acontece há vários anos e é mais um “presente” do Spotify aos seus usuários que consumiram durante todo o ano o aplicativo.
Portanto, se você não sabia dessa novidade, já acessa o seu aplicativo e compartilha com seus amigos como foi o seu ano musical dentro do aplicativo.
Leia também no FinanceOne: