
A XP Investimentos lançou no último dia 15 de agosto a plataforma cripto Xtage. Nela, clientes poderão comprar e negociar criptomoedas direto do aplicativo.
A novidade ficará disponível para todos os 3,6 milhões de clientes da conta digital. Mas, em um primeiro momento, uma base de 500 mil têm acesso.
O Diretor de Produtos Financeiros, Lucas Rabechini, disse em entrevista ao Portal do Bitcoin que a plataforma pretende trazer “a melhor ferramenta em termos de experiência, escalabilidade, latência e tecnologia” do mercado.
A expectativa é chegar a 1 milhão de pessoas aderindo até o fim do ano. Mas a projeção para o número de usuários ativos é mais conservadora: 200 mil clientes.
A plataforma de criptomoedas da XP já havia sido anunciada em maio, mas só agora aconteceu o lançamento oficial. A ferramenta foi possível graças a uma parceria da Nasdaq, mas será totalmente integrada ao app da XP.
A princípio, os clientes poderão negociar somente dois criptoativos. Mas a intenção é ampliar a oferta até dezembro.
“Ao longo dos próximos meses vamos agregar ainda mais funcionalidades à plataforma. Teremos, até o fim do ano, cerca de dez moedas digitais disponíveis para os investidores”, disse Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc..
Como a Xtage vai funcionar?
A Xtage é uma plataforma de negociação de criptomoedas, na qual o cliente pode comprar ativos. Por enquanto só é possível comprar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), mas a oferta de criptoativos será ampliada até o final do ano.
A plataforma é integrada ao aplicativo da XP, para clientes da conta digital. Mas também é necessário abrir uma conta no serviço antes de começar a usar, acessando a aba “Cripto” no app.
Nesta aba, depois de criar sua conta, é possível comprar e movimentar ativos de forma simples e prática, além de consultar extratos e posição.
Os requisitos para aderir à ferramenta são: ser maior de 18 anos, ser cliente Pessoa Física e aceitar o contrato de intermediação — ele aparece no momento da criação da conta.
Nas negociações de criptomoedas, será cobrada uma taxa fixa de 0,60% referente a corretagem (0,45%) e emolumentos (0,15%) do ambiente de negociação. Por outro lado, não haverá cobrança de taxa de custódia, nem taxa para depósito ou saque em reais.
Passo a passo para criar uma conta na plataforma
Os clientes da digital que já têm acesso à plataforma de criptomoedas Xtage pode se cadastrar no serviço seguindo o passo a passo:
- Acesse sua conta no app XP
- No menu, selecione a opção “Cripto”
- Sigas as instruções na tela para acessar a plataforma
Feito o cadastro, será necessário depositar saldo na conta de criptomoedas para começar a usar. A transferência pode ser feita direto da conta digital XP ou de outras contas bancárias do mesmo CPF.

Como comprar Bitcoin na Xtage?
Depois que tiver saldo na Xtage, basta acessar a área “Cripto” e clicar em “Negociar”. O aplicativo vai apresentar a lista de criptomoedas para negociação (por enquanto só BTC e ETH).
Para negociar a criptomoeda escolhida, basta abrir uma ordem de compra ou venda. As ordens e seus respectivos status de execução (executado ou rejeitado) podem ser visualizados acessando “Ordens” no menu e depois “Minhas posições”.
De acordo com a XP, ordens comuns são executadas no prazo de um dia útil. Porém, a plataforma vai estabelecer o limite mínimo e máximo de segurança, de modo que as ordens que não superarem o valor mínimo não serão executadas. E as ordens com valores acima do limite de risco serão rejeitadas.
Na Xtage, o saque de criptomoedas só é permitido diretamente para a conta XP. Ou seja, como uma transferência de valores entre contas da mesma instituição (TEF).
Não é possível transferir as criptos da plataforma para carteiras externas, nem contas de outros bancos.
Gostou do conteúdo? Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.