A Internet 5G já está sendo implantada em alguns países da Europa e cidades dos Estados Unidos. Contudo, no Brasil, a situação é outra: o leilão ainda deve acontecer no segundo semestre deste ano.
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Ou seja, os brasileiros só terão o 5G puro, o chamado standalone, a partir de julho do próximo ano, começando pelas capitais.
Aliado a isso, estimativas iniciais de uma das operadoras indicam que esses planos custarão mais caro do que o 4G, com preços de ao menos R$250 por mês para faturas pós-pagas e com restrição de uso de dados.
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Nesse patamar, o 5G nacional seguirá os preços internacionais até que a massificação do serviço derrube o preço dos chips e dos aparelhos, hoje as principais barreiras de acesso ao serviço.
A expectativa das operadoras é chegar a 500 milhões de acessos em três anos entre assinantes residenciais e empresariais.
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Leilão do 5G promete levar internet para todos
A expectativa é que o leilão movimente pelo menos R$50 bilhões. As operadoras que vencerem o certame estarão sujeitas a uma série de compromissos.
Tal qual, levar internet para escolas e para áreas sem conexão (como pequenas cidades e estradas). Uma vez que o edital estabelece metas de investimento ligadas a políticas públicas para universalizar a banda larga.
Além disso, o leilão prevê obrigações pouco usuais, como a construção de uma rede de comunicação privativa para o governo federal e a implantação do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que abre caminho para o serviço de internet na região.
O que a tecnologia 5G vai proporcionar?
O 5G será responsável por acelerar a velocidade da conexão e por incentivar o uso da internet das coisas (IOT, na sigla em inglês). E mais:
1 – Atendimento automatizado
O atendimento automatizado – não executado por humanos – poderá ganhar mais espaço no Brasil.
Com o 5G, será possível captar informações do usuário, identificar suas demandas e oferecer experiências personalizadas. Essa coleta ocorrerá de maneira mais veloz e em maior volume.
Como resultado, empresas conseguirão automatizar seu atendimento, otimizando o customer experience com o marketing, venda e pós-venda.
2 – Machine Learning e Inteligência artificial
Machine Learning e AI poderão no futuro se beneficiar com a chegada do 5G no Brasil, já que podem ser usadas em diversos cenários:
- para apoiar estratégias de segurança,
- automatizar pagamentos,
- otimizar a jornada e o relacionamento com o cliente,
- melhorar performance nas operações, como gestão de funcionários, estoque e logística.
3 – Reconhecimento facial em diversas áreas
Essa é uma tecnologia que permite inúmeras usabilidades, indo desde a questão de segurança até a modernização da jornada do cliente.
Ao incorporar o recurso na experiência de compra física ou online, por exemplo, as empresas podem implementar estratégias personalizadas.
Entretanto, um dos principais desafios para aderir ao conceito é acompanhar o nível de conectividade exigido pelo modelo. É aí que o 5G se destaca.
4 – Realidade Aumentada e IoT no varejo
Com a chegada do 5G no Brasil, a Realidade Aumentada tem grande potencial de se popularizar, principalmente no varejo.
Isso porque será possível entregar ofertas de forma personalizada, permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações, até mesmo em casa.
Isso impulsionará a tendência de maior integração entre as compras físicas e online e mudará a forma como os consumidores se conectam com as marcas. Portanto, refletindo diretamente na jornada de compra.
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