Autorização de acesso facilita a vida de quem declara IRPF para outras pessoas. Veja

0
279
celular logado no aplicativo da Receita Federal por em cima de uma teclado
0
(0)

Os contribuintes que irão declarar IR em 2023 podem esperar algumas novidades. Uma delas é a autorização de acesso do Imposto de Renda, que vai facilitar para  quem declara para outras pessoas.

Afinal, muitos usuários realizam a sua declaração e aproveitam para enviar, também, a de parentes e amigos. Essa medida visa facilitar este processo.

Mas, como funcionará essa autorização de acesso ao Imposto de Renda? Será que haverá alguma taxa? O que já se sabe sobre a novidade?

Veja a seguir os detalhes dessa função, que já valerá para a declaração deste ano!

O que é a autorização de acesso do Imposto de Renda?

A autorização de acesso do Imposto de Renda é uma nova funcionalidade que vai permitir que uma pessoa tenha acesso aos serviços da plataforma de outro contribuinte.

Ou seja, outro usuário vai poder consultar o “Meu Imposto de Renda” que não seja o dele para efetuar a declaração alheia, sem necessariamente precisar dos dados da pessoa.

Mas, ela vai precisar de autorização

A função fai funcionar basicamente como uma permissão para que você libere o acesso da plataforma Meu Imposto de Renda para outra pessoa.

+ Prazo do Imposto de Renda 2023 é divulgado. Confira datas e mais detalhes!

Sem esta permissão, somente o titular do CPF ou um procurador, seja de pessoa física ou jurídica, podem ter acesso à plataforma.

Computador com a tela do site da Receita Federal

Como liberar a autorização de acesso do Imposto de Renda?

Como dito acima, mediante uma autorização prévia, um outro CPF poderá ter acesso aos serviços disponíveis no programa “Meu Imposto de Renda” de outro usuário.

Com o acesso liberado, ele poderá: declarar, retificar e ver as pendências, além de gerar Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), imprimir declarações, recibos e muito mais funções.

Se você quer saber como autorizar, veja a seguir:

  • Entre na página principal do Meu Imposto de Renda, pelo aplicativo ou site; e
  • Vá até a aba “Serviços do IRPF”.

Agora, basta você encontrar o campo “Autorização de acesso” e seguir todas as instruções para concluir as etapas indicadas.

A autorização vai liberar para acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, que agora estará disponível desde o primeiro dia da declaração, conforme divulgado pelo Governo Federal

Tem algum prazo?

Quando você for liberar o acesso do Imposto de Renda, será possível definir o prazo que determinado CPF terá a permissão para acessar, podendo ele ser de no máximo seis meses. 

Além disso, a permissão pode ser revogada a qualquer momento pelo usuário titular do CPF. *

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023? Quais são as regras? Fique por dentro de todos os detalhes e possíveis novidades para a declaração anual!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui