Foram publicadas as regras para a declaração do Imposto de Renda 2023. E uma informação que muitos buscam é saber quem vai ter prioridade na restituição.
Anúncios
Afinal, quem vai estar no topo da lista e poderá receber o valor ainda nos primeiros lotes? Quais são as novidades para este ano?
A Receita Federal divulgou as regras recentemente, e confirmou novamente o período de entrega, que será até dia 31 de maio. A informação já estava confirmada desde fevereiro.
Anúncios
De acordo com o fisco, a expectativa é receber até 39,5 milhões de declarações até 31 de maio. Dessas, sendo 25% pré-preenchidas.
Quem terá prioridade na restituição do IR 2023?
Uma das novidades anunciadas pela Receita Federal para 2023 é que a declaração pré-preenchida será disponibilizada para os contribuintes desde o primeiro dia do prazo de entrega.
A pré-preenchida é aquela que já vem com as informações que a Receita Federal tem disponível. No entanto, nem sempre é uma declaração completa dependendo dos seus dados.
Anúncios
+ Lula quer isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil. Entenda!
Em suma, as instituições realizam uma declaração por CPF, de acordo com o que você pagou ou recebeu. A Receita cruza esses dados e te entrega uma declaração pré-preenchida.
Prioridades na restituição do Imposto de Renda 2023
Para este ano, terão prioridade na restituição do Imposto de Renda:
- idosos com idade igual ou superior a 80 anos
- idosos a partir de 60 anos
- deficientes e portadores de moléstia grave
- contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
- contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido
- contribuintes que optarem por receber a restituição via PIX (sistema de transferências em tempo real).
No entanto, nesses dois últimos casos será somente após o pagamento dos grupos prioritários acima, já conhecidos e tradicionais de anos anteriores.
A Receita Federal informa que as duas novas opções de prioridade na restituição visam incentivar os contribuintes e a reduzir erros na declaração do IR.
Segundo o fisco, quando se optar pelo pagamento via PIX, não será necessário inserir ou informar nenhum outro dado bancário, apenas o próprio CPF.
Quando será paga a restituição do IRPF?
Além do prazo para a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal já divulgou o cronograma de pagamento das restituições. Novamente, será dividido em cinco lotes.
A primeira data de pagamento já será no último dia de envio da declaração e as demais serão nos quatro meses seguintes, sendo:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 31 de julho;
- 31 de agosto;
- 29 de setembro.
Todo o processo de declaração do Imposto de Renda é feito online e sem a necessidade de comparecimento presencial em uma unidade da Receita Federal.
Quer saber quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2023? Veja agora e fique por dentro de todas as novidades!