
Você já parou para se perguntar se o banco pode bloquear cartão de crédito? Apesar de muitos acharem que não, isso é possível e permitido por inúmeros motivos. O que também pode acabar causando constrangimento para o cliente.
Principalmente se você é o tipo de pessoa que está sempre usando o seu cartão de crédito para fazer compras, até mesmo as mais básicas. Imagine você ir fazer o pagamento de uma compra e descobrir que o banco bloqueou o seu cartão?
É claro que ninguém quer passar por esse tipo de situação, certo? Mas poucas pessoas sabem que o banco pode bloquear o cartão. Por isso, ter o máximo de informações sobre o assunto é fundamental.
Afinal, quais são as situações em que o banco pode bloquear cartão? Além disso, como evitar ser pego de surpresa? Você vai encontrar as respostas para essas perguntas neste artigo!
Banco pode bloquear cartão: veja 6 situações em que isso acontece
Você já sabe que o banco pode bloquear o cartão, mas quando isso é permitido? Como já falamos acima, existem diversas situações que iremos explicar cada uma delas abaixo. Confira!
Por falta de pagamento da fatura
Esse é um dos motivos mais comuns que o banco pode bloquear o cartão de crédito: a falta de pagamento. Ao não conseguir realizar o pagamento da fatura e ficar alguns dias com o valor em débito, você pode ter o seu cartão bloqueado.
+ Como conseguir um cartão de crédito sem abrir conta em banco? Veja se é possível
E qual é o tempo para ser bloqueado? Isso varia de acordo com cada instituição financeira. Além disso, também é avaliado o quão bom pagador você é para o banco.
Uma forma de evitar isso é deixando a sua fatura em débito automático ou ao menos realizando o pagamento mínimo do seu cartão.
Compras realizadas em locais distantes do que você está habituado
Caso o banco identifique que foram realizadas compras em lugares que você não está habituado a ir ou longe do que é de costume, ele pode bloquear o cartão por segurança. Isso porque a instituição financeira entende que isso pode ser uma fraude.
E para evitar que novas compras sejam realizadas, o bloqueio é realizado de forma automática e somente depois o banco comunica ao cliente o ocorrido.
Conta encerrada pelo titular
Se você tem um cartão de crédito, mas ele é como dependente, esteja sempre em contato com o dono da conta para não ser pego de surpresa.
Isso porque, caso ele encerre a conta por algum motivo, o seu cartão de crédito pode ser bloqueado pelo banco automaticamente.
Afinal, o controle de qualquer conta vai ser sempre baseado nas ações do titular. Portanto, se ele cancelar a conta principal, automaticamente o dependente também será afetado.

E vale destacar que o banco não costuma realizar aviso prévio nestes casos.
Suspeita de fraude
Você viu acima que o banco costuma bloquear o cartão por compras realizadas longe do habitual, em locais distantes onde você costuma usar o cartão de crédito.
Isso costuma acontecer também em tipos de estabelecimento, valores discrepantes ou produtos e serviços fora do seu perfil de consumo.
+ Veja os golpes com cartão de crédito mais comuns e como se proteger
Se o banco constatar que aquela compra não é condizente com o seu perfil e uso do cartão de crédito, ele pode suspeitar que é uma fraude e bloquear automaticamente, sem aviso prévio.
A medida é sempre feita o quanto antes para evitar que as compras continuem e que prejuízos aconteçam para o cliente.
Pequenas movimentações consecutivas
Esse é um outro exemplo que o banco pode suspeitar de uma tentativa de fraude e bloquear o seu cartão.
Isso porque o bandido ou golpista, geralmente, começa realizando compras de valores pequenos para ter noção de limite, se aquele cartão tem valor disponível e permite compras grandes.
Como teste, ele realiza pequenas movimentações consecutivas. O banco, se suspeitar dessa ação criminosa, pode bloquear o cartão de crédito.
Mas, fique tranquilo, pois essa é mais uma medida de segurança e não trará prejuízos à sua conta.
Manutenção bancária
Essa é uma situação que não costuma ocorrer muito, mas é possível de acontecer. Já existiram casos do banco bloquear o cartão para fazer manutenção no sistema, principalmente se ele apresentar falhas.
Mas, nesse caso, se isso acontecer, o cliente não pode ser pego de surpresa. O banco precisa comunicar quando houver instabilidade, principalmente para que o usuário possa se preparar para ficar sem o cartão.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com o seu amigo que usa bastante cartão de crédito e precisa dessas informações!
Leia também no FinanceOne: